30 out - 2022 • 12:00 > 30 out - 2022 • 22:00
30 out - 2022 • 12:00 > 30 out - 2022 • 22:00
Izakaya Matsuri // Festival Reunindo Diversos Izakayas
O Izakaya Matsuri é o festival que celebra a cultura dos Izakaya, os botecos japoneses, e reúne 12 estabelecimentos durante a Semana da Gastronomia Japonesa
No último domingo do mês de outubro (30/10), acontece no Bunkyo, o Izakaya Matsuri, o festival que reúne comida de izakaya, sake, cerveja e karaokê para celebrar a cultura dos izakayas durante a Semana da Gastronomia Japonesa, promovida pela Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa (ABGJ).
O termo japonês izakaya (居酒屋) é composto por 3 kanjis que significam, na ordem, “ficar-beber-lugar”. De fato, izakaya são os botecos japoneses que abrem na parte da noite (normalmente a partir das 18h), para receber e acolher aqueles que buscam um lugar para comer e beber depois do trabalho. “A bebida alcoólica é o chamariz desses bares, que assim como as bodegas e bottegas, nasceram com o propósito de servi-la”, diz Simone Xirata, vice-presidente da ABGJ à frente da organização da Semana.
Cada cultura leva consigo sua tradição e a diáspora japonesa trouxe para o Brasil o consumo do sake. Sake é o termo utilizado para toda sorte de bebida alcoólica (cerveja é sake, vinho é sake) e é o seu kanji (酒) que estampa as lanternas vermelhas (chochin) do lado de fora dos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas. Para amenizar os efeitos do álcool, o menu dos izakayas conta com pratos quentes tradicionais e substanciosos - nos mais tradicionais, nada de sushi.
Durante o Izakaya Matsuri, 12 estabelecimentos reverenciam a cultura dos botecos japoneses em um festival que contará com a participação especial de Rogério Igarashi, sócio-proprietário do Trench, bar que fica no bairro boêmio de Shibuya, em Tokyo, reconhecido como dos 50 melhores da Ásia e que ganhou fama internacional depois de aparecer no documentário Asia´s Nightlife, produzido pelo Netflix. Igarashi terá um bar que ficará ativo em diversos momentos ao longo do evento.
Além dos coquetéis feitos por Igarashi, o evento contará com sakes, cerveja Baden Baden e produtos da Oyako Tsukemono. Para embalar o dia e a noite como mandam os preceitos de diversão entre os japoneses, o karaokê convida os participantes a cantar músicas nacionais e internacionais, durante todo festival .
O Izakaya Matsuri integra a programação da Semana da Gastronomia Japonesa (25/10 a 1/11), organizada pela Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa. A entrada custa R$35,00.
Izakayas participantes:
Donchan + Kintaro
A família Higuchi se estabeleceu no cenário dos izakayas paulistanos primeiro com o Kintaro, botequim japonês inaugurado em 93 na Liberdade, e mais recentemente com o Donchan, um izakaya karaokê que fica nos Jardins. Dona Líria, a matriarca, e seus filhos Yoshi e Taka, lutadores de sumô, tocavam o Kintaro, que ficou conhecido por seus acepipes de balcão nipo portugueses.
Ícone Asiático
Em um ambiente descontraído e acolhedor em meio à Vila Madalena, o restaurante Ícone Asiático é a combinação entre o respeito às tradições e o olhar atento às tendências da gastronomia asiática. Comandado pelos chefs Alexandre Ortigoso e Roberto Satoru, a casa oferece o melhor da culinária asiática autoral, com um toque de influência das técnicas francesas.
Imai Izakaya
A casa localizada no bairro da Saúde é comandada por Ronaldo Imai. Além dos tradicionais pratos quentes e substanciosos dos botecos japoneses, o menu ainda conta com releituras modernas como o Fish Sando e um balcão de sushi, onde Imai prepara iguarias como ostra, uni e peixes frescos do dia.
Kinboshi
Comandado por Fernando Kuroda (ex-Bueno), a casa no bairro do Paraíso é feita para quem conhece seu destino. É necessário tocar a campainha para revelar o restaurante que também conta com salas de karaokê. No menu, receitas apuradas como Mabo Nasu e Gyutan, podem ser servidas como porção ou como teishoku - ganhando gohan, salada de batata e sunomono como acompanhamentos.
Koya88
Localizado fora do eixo oriental, na rua mais boêmia da Vila Buarque, o Koya 88 é comandado por Thiago Maeda e Thiago Pereira. No bar, uma carta de coquetéis autorais criada por Pereira, conta com ingredientes japoneses como umê e shissô. Da cozinha, os petiscos são releituras de clássicos da cozinha quente japonesa na visão autoral de Maeda, como o guioza de porco, camarão, kimchi e alho negro.
Quito Quito / Fabio Moon
O menu é escrito diariamente na lousa e postado no instagram da chef japonesa Kaori Muranaka. Nascida no arquipélago de Ogasawara, Kaori trabalhou em bares de tapas européias no Japão antes de vir para o Brasil e inaugurar o restaurante Quito Quito, no Jardim Paulista. Os pratos mudam todos os dias, de acordo com o que há de mais fresco no mercado e com a criatividade da chef - que passeia por receitas japonesas, coreanas e européias, como a sardinha marinada.
Nombe
O diminuto bar na região da Berrini pertence a Rodolfo Matsumoto, que largou a vida corporativa para abrir o Nombe Izakaya. Com um menu que conta com porções e kushiyakis (espetinhos na grelha), é possível bebericar sake, sochu e cerveja.
Omoide Sakaba
Destino certeiro dos moradores da região de Mirandópolis e da comunidade japonesa, o bar da dupla Cláudio Shigue e Hiroyuki Masubuchi teletransporta para o Jpaão. Uma casa com fachada discreta, balcão de madeira e mesas na calçada, oferece um menu típico de izakaya, com clássicos como karaage, buta no missô e kimpira gobo. Da grelha, é possível pedir espetinhos no sal ou no molho tarê. Uma ampla carta de bebidas, servidas em doses ou garrafas, acompanham os embalos da noite.
Oriental Izakaya
O pub asiático do chef Vinicius Ikeda que iniciou sua vida em uma food bike chamada The Oriental Barbecue tinha proposta de fazer hambúrgueres, espetos e outros pratos com ingredientes 100% asiáticos. A bike deu lugar ao primeiro espaço, no Bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo, onde ficou por 3 anos. Depois da pandemia, mudou-se novamente, desta vez para a Zona Sul, no Bairro de Mirandópolis, com o nome de The Oriental Izakaya - um izakaya com uma proposta moderna, mas com respeito máximo às suas raízes. O menu conta com releituras de pratos tradicionais de origem asiática. Na ampla carta de bebidas, rótulos de sake, drinks autorais e uma produção própria e artesanal de cervejas e refrigerantes.
Yakitori
Basta sentar no balcão do restaurante para entender a escolha do nome Yakitori, em referência aos espetos variados de frango grelhado, muito popular no Japão. Desde sua abertura, em 1997, em Moema, Takaaki Yasumoto vem apurando e aperfeiçoando seu molho tarê - que vai por cima dos espetos antes de ir à grelha. O restaurante proporciona aos seus clientes a experiência de vivenciar o verdadeiro sabor da culinária japonesa.
Yorimichi
Yoshi Izakaya
O bar frequentado pelos moradores do bairro da Vila Sônia é recepcionado pelo chef proprietário Osvaldo Ishiro Yoshimura Junior, o Junior. O espaço conta com receitas da cozinha quente oriental, assim como um sushi bar.
Serviço:
Izakaya Matsuri
Data: domingo, 30 de outubro de 2022
Horário: das 12h às 22h
Local: Bunkyo Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo, SP
Estacionamento no local.
Metrô mais próximo: Estação São Joaquim
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua São Joaquim, 381, Entrada pela Rua Galvão Bueno, Liberdade
São Paulo, SP
ABGJ
Fundada em 15 de maio de 2017 a ABGJ é uma entidade sem fins lucrativos que foi criada para representar o setor da gastronomia japonesa.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.