18 mar - 2023 • 19:00 > 18 mar - 2023 • 20:00
18 mar - 2023 • 19:00 > 18 mar - 2023 • 20:00
JONAS - DENTRO DO GRANDE PEIXE - Sinopse
Lua cheia. Jonas é despertado pelo som de uma baleia encalhada à beira-mar. Ao tentar ajudá-la ele é sugado para dentro de seu ventre, sendo afastado de sua noiva grávida. Dentro do grande peixe, Jonas vivencia por três dias uma jornada de dificuldades, descobertas e revolução pessoal, trazendo a todos um recado da baleia. Partindo desta história do Ser na barriga do peixe, mito este que perpassa diversas culturas, Jonas: Dentro do Grande Peixe levanta questões sobre indivíduo, solidão, sociedade e renascimento, estabelecendo paralelos com o contemporâneo por meio do Realismo Fantástico.
Solo “Jonas: Dentro do Grande Peixe”, com Saulus Castro, em cartaz no Teatro Sesc Senac Pelourinho
Temporada integra comemorações de 13 anos do Coletivo DUO, que traz a circulação de cinco espetáculos do repertório por 13 cidades baianas até junho de 2023
“Quem não está, cotidianamente, sentindo-se engolido por um grande peixe que nos devora sem mastigar?”, questiona Saulus Castro, multiartista e integrante do COLETIVO DUO, ao falar sobre “Jonas: Dentro do Grande Peixe”, solo em que é atuante e estará em temporada no Teatro Sesc Senac Pelourinho no mês de março, dentro da programação do projeto de circulação DUO 13 anos. Inspirada no mito “Jonas e a baleia”, o espetáculo, que tem dramaturgia de Denisson Palumbo, estará em cartaz dias 16 e 17 de março, às 15h, com entrada gratuita e exclusiva para escolas públicas, ongs e projetos sociais, e 18, 23, 24, 25, 30 e 31 de março, 19h, com ingressos a valor R$10 (meia) e R$20 (inteira).
Com encenação de Rino Carvalho e direção musical de Luciano Salvador Bahia, a peça traz Jonas sendo despertado numa noite de lua cheia pelo som de uma baleia encalhada à beira-mar. Ao tentar ajudá-la, ele é sugado para dentro de seu ventre, sendo afastado de sua noiva grávida. Dentro do grande peixe, Jonas vivencia por três dias uma jornada de dificuldades, descobertas e revolução pessoal, trazendo a todos um recado da baleia.
Através de uma dramaturgia e encenação que trazem a poética do Realismo Fantástico, Jonas - a personagem de Dentro do Grande Peixe - assim como o Jonas do mito bíblico, mito este que perpassa diversas culturas, mergulha em profundezas do seu inconsciente para levantar questões sobre o indivíduo, a solidão, o renascimento e a sociedade com suas estruturas de poder.
O intérprete Saulus Castro, que estreou a obra em 2021 em plataforma digital, conta que a dramaturgia de Palumbo em Jonas: Dentro do Grande Peixe traz um indivíduo engolido pelos acontecimentos de uma sociedade adoecida, que ao ser colocado em “isolamento” - vale lembrar que a obra foi criada em meio a pandemia do covid-19 - questiona a si e o meio. Uma trajetória em solidão vivenciada em coletivo. “Há uma confusão, mas eu estou aqui também, junto contigo, em meio às cinzas, dentro do grande peixe”.
“Quem não está à escuta das cinzas em que nosso país foi deixado, cozinhando pedras, possivelmente, não reconhecerá este paralelo. As obras do Coletivo DUO são parábolas que trazem à tona uma complexidade de temáticas que fazem parte de um espaço-tempo vivenciado pelo COLETIVO DUO. Voltar em cartaz agora com este solo, neste tempo-espaço sócio-político em que estamos imersos é reabrir-me, é colocar o eu atuante para visitação”, explica Castro.
A encenação, aposta na rica visualidade, no lirismo e musicalidade da dramaturgia, para uma atuação que expõe ao espectador uma mistura de fantasia, drama e comicidade através de um profético, mas também singelo e empático Jonas. “Jonas: Dentro do Grande Peixe” é o oitavo espetáculo do Coletivo Duo - grupo formado em 2010 - e o segundo solo de Saulus Castro (Bacharel em Artes Cênicas – Interpretação e Direção Teatral – pela Universidade do Estado da Bahia). Vale lembrar que o espetáculo foi indicado em 4 categorias pelo Prêmio Braskem: Direção, Ator, Texto e Cenografia.
Sobre o projeto DUO 13 ANOS
Nesta terceira temporada, Jonas: dentro do grande peixe integra o projeto DUO 13 ANOS, evento que celebra os treze anos de trajetória do Coletivo Duo com 5 espetáculos de repertório, atividades formativas e mediação teatral em Salvador e mais 12 municípios do Estado da Bahia. Este projeto está aprovado pelo Edital Setorial de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO
Encenação: Rino Carvalho
Dramaturgia: Denisson Palumbo
Atuação: Saulus Castro
Direção e Criação Musical: Luciano Bahia
Cenografia: Rino Carvalho, Lucimaureen Agra e Saulus Castro
Cenotecnia: Lucimaureen Agra
Iluminação: Fred Alvin / Allison de Sá
Figurino e Maquiagem: Rino Carvalho
Assistência de Figurino e Costura: Lucimaureen Agra
Operação de áudio: Israel Barreto
Operação de luz: Marcos Lopes
Fotografia: Ariel L. Ferreira
Mediação Cultural: Poliana Bicalho
Preparação Fisicalidade: Israel Barreto
Produção: Saulus Castro
Assessoria de comunicação, Arte gráfica e Mídias: ZumZumZum Arte Cultura e Afins
Translado cenário: seu Robério
Realização: Coletivo Duo
Apoio: Teatro Gamboa Nova / Armazém Cenográfico
Coletivo Duo
Fundado em 2010, em Salvador/BA, o Coletivo Duo de Teatro conta com 9 espetáculos em seu repertório, além de Performances, Intervenções Urbanas, Workshops, Demonstrações de trabalho, Seminários e Oficinas. Participou de intercâmbios com expoentes grupos de Teatro e Pesquisa em Artes Cênicas no cenário Nacional e Internacional (LUME / Campinas e Odin Teatret / Dinamarca). Realiza, por meio de seus espetáculos infanto-juvenis, a atividade de mediação cultural de jovens espectadores junto a escolas e Feiras Literárias. Coordena e produz o Festival Solos de Teatro da Bahia.
Redes Sociais
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesLargo do Pelourinho, 19 Pelourinho
Salvador, BA
Coletivo Duo Teatro
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.