O que é?
O Jogo do Herói nasceu como um jogo de tabuleiro e ao longo do tempo foi assumindo outros meios de expressão (palestras e ações in company). Essencialmente ele é uma perspectiva para se observar o universo de relações humanas. Uma perspectiva pautada no trabalho de vários autores, em especial Joseph Campbell.
Nesta perspectiva entendemos as relações humanas como uma história sendo contada por nós de forma individual e coletiva. Uma história tanto autoral quanto colaborativa. Estas histórias se relacionam de forma profunda com os mitos, e segundo Campbell "Não precisamos nem mesmo nos arriscar sozinhos na aventura, pois os heróis de todos os tempos já foram à nossa frente. O labirinto já é conhecido, basta seguir os passos do herói."
Seguindo o pensamento de Campbell os mitos contam histórias que podem nos auxiliar no desenvolvimentos de nossos dramas e tragicomédias cotidianas. Quando pensamos no herói, pensamos naquele que age, o personagem principal naquele ato (afinal uma história pode ter vários protagonistas), pensamos em nós mesmos e em nossos cotidianos.
Com tudo isso temos um vasto território a ser explorado. E desta exploração nascem os serviços e produtos do Jogo do Herói. Por isso tudo, de forma simplificada, podemos pensar no Jogo do Herói como uma experiência (com formatos variados) de auto-conhecimento e estímulo a insights.

O que esperar da vivência?
Estimulados pela estrutura e dinâmicas do Jogo, pelo facilitador e pela interação entre os participantes, cada jogador vai interagindo, no seu tempo, com elementos das grandes histórias heroicas da humanidade. Os resultados de forma geral são: apontamentos pessoais, possibilidades de ação em relação ao desafio proposto pelo participante, e na grande maioria dos casos, uma sensação de que o jogo foi feito sob medida para você e para as suas dúvidas.
Mas a experiência pode ser melhor definida se dividirmos os ganhos em dois grupos:
Ganhos individuais
- Estimulo à resolução de problemas: a configuração do jogo é orientada para promover uma postura ativa na resolução dos problemas que o participante enfrenta e escolhe trazer para a partida.
- Auto responsabilidade: por posicionar o participante como agente protagonista da própria vida, o jogo vincula o sentimento e postura de responsabilidade da pessoa perante os seus desafios, combatendo desta maneira uma postura de “vítima da vida”.
- Criatividade: o jogo permite que os participantes percebam a si mesmos e a seus próprios desafios de uma perspectiva completamente atípica - porém funcional - daquilo que se vive no dia-a-dia, permitindo assim que a pessoa se relacione consigo mesma e com sua vida de maneira inovadora, utilizando recursos e conhecimentos que podem estar sendo ignorados.
- Assimilação de Conteúdos: a atmosfera lúdica e cooperativa do jogo estimula a inteligência coletiva, facilitando a assimilação dos conteúdos trazidos pelo jogo.
- Inspiração: o jogo foi criado com linguagem, design e atmosfera que promove o encantamento dos participantes, situando-os numa perspectiva mítica e inspiradora, criando o ambiente ideal para a percepção de sincronicidades (coincidências significativas).
- Instrumento para Meditação: Ao tirar o participante do turbilhão do dia-a-dia, envolvendo-o num clima pouco usual e direcionando-o para uma reflexão profunda sobre um determinado aspecto durante algumas horas, o jogo promove um efeito semelhante a uma prática meditativa.
- Auto-estima: o jogo equilibra momentos de inspiração com provocações saudáveis que ajudam o participante a se encontrar além da polarização entre impotência X prepotência, promovendo o encontro com a verdadeira auto-estima.
- Entretenimento: jogar é uma brincadeira muito divertida.
Ganhos coletivos
- Cooperação: o jogo é essencialmente cooperativo em seu desenrolar. Os participantes são encorajados o tempo todo para a ajuda mútua, promovendo a cordialidade e a união.
Empatia: o jogo permite a expressão de aspectos interiores dos participantes, revelando sentimentos e facetas pessoais antes inacessíveis aos demais. Como consequência, temos um maior reconhecimento do “outro” e sensibilização pelos seus problemas.
- Formação de Vínculos: Os participantes do jogo são aliados em uma atividade transformadora. Transformações envolvem reflexões profundas, inovações radicais, entrega, aceitação. A consequência de partilhar esses momentos especiais é o potencial estabelecimento de vínculos de companheirismo para além da mesa de jogo.
- Catalização de Mudanças Coletivas: a natureza dinâmica, interativa e cooperativa do jogo possibilita a transposição das situações de jogo para os desafios coletivos e vice-versa. Os participantes podem usar seus insights pessoais em prol da solução de desafios coletivos.
O que estão dizendo os que já participaram?
Quantas pessoas podem participar desta vivência ?
8 participantes
Onde posso obter maiores informações sobre o Jogo do Herói?
Tem algo a mais?
Sim, você terá uma sessão individual* de Hero Coaching** com as percepções que surgirem durante o Jogo do Herói.
* sessão online agendada com cada participante ao final da vivência
** Metodologia de Coaching baseada no monomito de Joseph Campbell
Quem é o organizador?
Ricardo Carneiro
ricardo.carneiro@aligadosherois.com.br
Master Coach, Gerente de Projetos, Facilitador LEGO® SERIOUS PLAY®, Facilitador dos Jogos: Jogo do Herói, BT Game, Explorer Games e Negócio Sustentável, Consultor Organizacional, Palestrante, Constelador Familiar e Organizacional e PNL Practitioner.
Como autodidata, se dedica ao estudo da física quântica aplicada, cosmologia, filosofia, antropologia, psicologia positiva e neurociências, de forma a associa-los em uma compreensão maior quanto ao desenvolvimento humano em sua jornada existencial.