28 jun - 2024 • 14:30 > 28 jun - 2024 • 17:00
28 jun - 2024 • 14:30 > 28 jun - 2024 • 17:00
O lançamento da Cinemateca Negra acontece na sexta-feira (28/06), das 14h30 às 17h, no Foyer Grande Otelo da Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo). O evento é gratuito e aberto ao público.
O evento faz parte do 3º Fórum Spcine, que este ano conta com o tema “Fomentando a Diversidade e a Excelência na Indústria Audiovisual Brasileira“ e acontece entre os dias 26 e 28 de junho, trazendo convidados nacionais e internacionais.
A publicação traz um mapeamento dos filmes realizados por pessoas negras no Brasil entre os anos 1949 e 2022. Com prefácio assinado pela Ministra da Cultura Margareth Menezes, a obra reúne informações acerca de diretores e filmes, bem como gráficos, análise de dados e ensaios de reconhecidos pesquisadores do audiovisual que se dedicam aos filmes negros.
A Cinemateca Negra mapeou 1.104 filmes — incluindo longas, curtas e médias metragens — dirigidos por uma ou mais pessoas negras desde a década de 40. O levantamento revelou que 83% de toda essa produção surgiu entre as décadas de 2010 e 2020 e que, historicamente, há baixa prevalência de longas produzidos por este público no Brasil. Os dados mapeados contribuem para que novas perguntas sejam feitas ao cinema brasileiro. Recortes como codireção interracial e desigualdades de gênero foram investigados pela publicação, oferecendo, assim, um retrato inédito da produção negra.
A Cinemateca Negra é uma realização do NICHO 54 e tem patrocínio da Open Society Foundations e Spcine, além de apoio do Instituto Galo da Manhã e Instituto Ibirapitanga.
Sobre o NICHO 54
O NICHO 54 é um instituto que promove equidade racial apoiando a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica na indústria cinematográfica. Fundado em São Paulo e liderado por profissionais negros, desde 2019 o NICHO 54 trabalha, dentro e fora do Brasil, pela promoção e valorização dos negros brasileiros no cinema por meio de iniciativas de formação, treinamento e partilha de conhecimento; curadoria e (re)construção de imaginários; e de interface com o mercado e os agentes da indústria.
Sua atuação conta com a realização de mostras e festivais de cinema, como o Festival NICHO Novembro, concepção de cursos livres de curta duração e programas de mentoria de longa duração, como o NICHO Executiva, além de pesquisa, promoção de desapagamento do trabalho e preservação do patrimônio material e imaterial de pessoas negras, por meio dos programas Cinemateca Negra.
Site: https://nicho54.com.br/
IG: @nicho54br
In: nicho54
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesLargo Senador Raul Cardoso, 207, Foyer Grande Otelo, Vila Clementino
São Paulo, SP
Instituto NICHO 54
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.