Um treinamento vivencial e prático de liderança aplicada a gestão de pessoas, gerenciamento de equipes e relacionamento interpessoal por meio do coaching, com bases nos princípios da Inteligência Emocional.
Objetivo Desenvolver líderes e gestores de equipes que dominem técnicas e ferramentas práticas de coaching para aumentar o engajamento, a performance e produtividade do time, na busca de aceleração e potencialização de resultados.
Diferencial I As atividades ao longo do treinamento são propostas em forma de dinâmicas de grupo, reproduzindo situações do cotidiano de uma empresa e equipe, principalmente no que diz respeito aos padrões de comportamento de líderes e liderados, proporcionando assim uma vivência de no mínimo 70% do conteúdo de forma experiencial.
Diferencial II Receba 100% do material e replique em sua equipe! Na Coach’tigo não monopolizamos o conhecimento. Ao final do treinamento, você receberá uma senha de acesso exclusivo a todo o material apresentado ao longo do treinamento, inclusive as dinâmicas de grupo. Não só as instruções, mas também o checklist com material necessário para você aplicar no desenvolvimento de sua equipe.
Diferencial III O suficiente não basta! Além de receber todo material visto em sala, você receberá como bônus testes, avaliações e outros materiais que enriquecerão ainda mais sua liderança e desenvolvimento do seu time.
Conteúdo Programático AS TRÊS NECESSIDADES BÁSICAS DO SER HUMANO AUTOAVALIAÇÃO EMOCIONAL* AUTOFEEDBACK DO LÍDER COACH AVALIAÇÃO DE PERFIL COMPORTAMENTAL COMUNICAÇÃO E FEEDBACK* CONFLITO ENTRE GERAÇÕES INTELIGÊNCIA E LIDERANÇA EMOCIONAL* O LÍDER COACH PONTOS CEGOS DOS LÍDERES PILARES DA LIDERANÇA TRABALHO EM EQUIPE E CONFIANÇA* TIPOS DE LIDERANÇA * conteúdo integrativo a dinâmicas experienciais
Avaliação DISC de mapeamento de Perfil Comportamental O Profiler DiSC é uma das ferramentas de assessments mais eficazes da atualidade e tem como objetivo melhorar e facilitar processos de treinamento e consultoria. Ela permite que as pessoas compreendam rapidamente suas preferências de comportamento no trabalho, ambiente familiar ou entre amigos por meio de quatro características básicas de perfil: Comunicadores, Executores, Analistas e Planejadores. É uma das ferramentas mais utilizadas no desenvolvimento de executivos, seleção, trabalho em equipe e comunicação efetiva em vendas, gerenciamento de conflito e outros.
Como funciona? O aluno receberá via e-mail na semana que antecede o treinamento um link e senha de acesso exclusivo ao software de avaliação, o Profiler, usado pela Coach’tigo no treinamento de Liderança e Coaching. O Profiler é hoje o software mais avançado para a identificação de Perfil Comportamental, com índices de assertividade superior a 97%. O sistema é validado pela UFMG, USP, Ministério de ciência e Tecnologia e FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa).
Quais os benefícios? Para lideres e gestores os principais benefícios gerados são: aumento de produtividade por meio do ajuste adequado de perfil e a redução dos custos com a rotatividade. No âmbito pessoal uma avaliação com mais de 50 tipos de informações diferentes sobre o seu comportamento e fatores motivacionais, como por exemplo:
Autoestima Características predominantes Energia (pique para o trabalho) Estilo de Liderança Exigência do ambiente Fatores motivacionais Gráfico de Competências Incitabilidade Influência do meio
"Avaliação individual feita com menos de 7 minutos + de 50 informações, com 97% de acerto."
Aprendizado Dinâmico Reproduzir situações do cotidiano corporativo em forma de dinâmicas de grupo é um meio de oferecer ao participante uma assimilação lúdica e prática dos conceitos propostos. Trabalha-se nesse aspecto fatores como disciplina, desempenho sob pressão, feedbacks, imprevistos, solução de problemas, comunicação assertiva etc.
Dinâmica 1 – Quebra da madeira O participante é levado ao ápice de pelo menos três emoções disfuncionais que o corrompe cotidianamente em seu papel de liderança e convidado a quebrar uma tábua de madeira com uma das mãos. O objetivo é auxiliá-lo no processo de percepção e alteração de estado emocional. Conceitos trabalhados: crenças limitantes; superação de limites; inteligência emocional.
Dinâmica 2 – Cego, aleijado e mudo Trabalha-se aqui a criação de estratégias, driblando os problemas e limitações na comunicação direta entre líder e liderados. O objetivo é auxiliar na mudança de pensamentos pra se resolver impasses criados entre setores ou departamentos. Conceitos trabalhados: empatia; comunicação assertiva; estratégias; gestão de conflitos.
Dinâmica 3 – Caminhada às cegas Em duplas os participantes vivenciam a experiência de uma caminhada às cegas por um campo aberto. A dinâmica faz alusão ao ingresso de um novo colaborador na empresa remetendo-o à confiança na liderança. Conceitos trabalhados: confiança; trabalho em pares; trabalho em equipe; liderança; atenção; direcionamento.
Dinâmica 4 – Fallback A dinâmica da segmento a caminhada às cegas. Trabalhando a confiança em si e no grupo, o participante é convidado a se projetar de costas em direção ao chão de uma altura aproximada de 2,50 metros. Lá em baixo é amparado pelo grupo que o recebe numa espécie de “cama/rede” feita com os braços posicionados lado a lado. Conceitos trabalhados: confiança; superação de medos e limites; desafio pessoal; trabalho em equipe; gestão emocional; autocontrole.
Dinâmica 5 – Combate! O participante é levado ao extremo de suas emoções e autocontrole. É um trabalho de alto impacto comportamental que auxilia no processo de reconhecimento e controle de emoções. Conceitos trabalhados: criatividade, disciplina; inteligência e liderança emocional; resiliência; autocontrole; foco; tolerância; empatia; pressão e trabalho em equipe.
Dinâmica 6 – O melhor projeto Mais um trabalho de alto impacto sem esforço físico, de grande aprendizagem e valor emocional. Tem como objetivo despertar a consciência para o processo de gestão humanizada e reconhecendo cada colaborador como parte fundamental e responsável pelo resultado final. Conceitos trabalhados: gestão de tempo, gestão emocional, criatividade, trabalho em equipe e empatia.