14 jun - 2021 • 10:00 > 05 jul - 2021 • 12:00
14 jun - 2021 • 10:00 > 05 jul - 2021 • 12:00
Literatura e Cinema
Quando pensamos em adaptações cinematográficas de obras literárias, o debate costuma se ater à questão da fidelidade em relação à obra adaptada. Ou seja, em que grau um filme se aproxima ou se distancia do texto de origem. De modo geral, o sucesso e a habilidade de diretores e roteiristas são medidos — sobretudo pelo público leitor do livro — pela capacidade de condensar em pouco tempo o máximo de informações do livro. Como se o filme fosse uma espécie de resumão para quem não leu.
No ensaio “Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema”, o professor e crítico de cinema Ismail Xavier faz um breve panorama da adaptação literária. Houve uma época em que a crítica era mais rígida quanto à fidelidade ao original — como aconteceu em 1962 quando Orson Welles levou para as telas “O Processo”, de Franz Kafka. Hoje, entende-se que é importante considerar os deslocamentos de culturas e linguagens, analisando, portanto, o diálogo entre diferentes formatos.
O critério de fidelidade cede espaço ao entendimento de que o filme é uma nova obra e que deve ser apreciada como tal. Afinal, diretor e escritor estão separados no tempo e no espaço, ainda que sejam contemporâneos, têm sensibilidades e visões de mundo diversas e estão utilizando ferramentas completamente diferentes. Portanto, é de se esperar que o filme dialogue não apenas com a obra de origem, mas também com o próprio contexto do diretor. Na adaptação literária, o livro é o ponto de partida, não o ponto de chegada. O lema deveria ser: “ao cineasta o que é do cineasta, ao escritor o que é do escritor”, diz Xavier.
Aulas
Nesse curso, vamos analisar a relação entre oito obras literárias e suas adaptações audiovisuais a partir de quatro encontros. As aulas são preparadas e organizadas como aulas gravadas, mas quem preferir acompanhar ao vivo, também abriremos essa possibilidade. As gravações serão às segundas-feiras, de 14/06 a 05/07/2021, das 10h às 12h. Todas as pessoas inscritas receberão um link para uma pasta com todas as gravações para assistir em até 30 dias.
Cronograma
1) Primeira aula: 14/06/2021
- A Tetralogia Napolitana, conjunto de quatro romances de Elena Ferrante (2011-2014), e a série "My brilliant friend" (2018-), dirigida por Saverio Costanzo (HBO).
- "História da sua vida", conto de Ted Chiang (1998), e o filme "A chegada", de Denis Villeneuve (2016).
2) Segunda aula: 21/06/2021
- "Me chame pelo seu nome", romance de André Aciman (2007) e filme homônimo de Luca Guadagnino (2017).
- "Morte em Veneza", novela de Thomas Mann (1912) e o filme homônimo de Luchino Visconti (1971).
3) Terceira aula: 28/06/2021
- "Preciosa", romance de Sapphire (1996) e filme homônimo de Lee Daniels (2009).
- "Neuromancer", romance de William Gibson, e "Matrix", adaptação de Lana Wachowski e Lilly Wachowski (1999).
4) Quarta aula: 05/07/2021
- "O beijo da mulher-aranha", romance de Manuel Puig (1976) e filme homônimo de Hector Babenco (1985).
- "Pessoas normais", romance de Sally Rooney (2018), e "Normal people", minissérie de Lenny Abrahamson e Hettie Macdonald (2020) .
Docentes
Ana Rüsche
Escritora, crítica literária, editora, professora e Doutora em Letras pela FFLCH/USP.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Deriva
Revista + escola de literatura, psicanálise e cultura.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.