Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Livro do mês - KUJÁN E OS MENINOS SABIDOS com AILTON KRENAK e RITA CARELLI

Eventos para você

Livro do mês - KUJÁN E OS MENINOS SABIDOS com AILTON KRENAK e RITA CARELLI

04 out - 2024 • 19:30 > 04 out - 2024 • 22:00

Evento encerrado

Livro do mês - KUJÁN E OS MENINOS SABIDOS com AILTON KRENAK e RITA CARELLI

04 out - 2024 • 19:30 > 04 out - 2024 • 22:00

Evento encerrado

Descrição do evento

INGRESSOS DISPONÍVEIS A PARTIR DO DIA 16/09/2024

No dia 4 de outubro, sexta, a partir das 19h30, Ailton Krenak lança, pela Companhia das Letrinhas, “Kuján e os meninos sabidos” - sua primeira obra dedicada à literatura infantil, em parceria com a escritora e ilustradora Rita Carelli. O evento de lançamento integra o programa Livro do Mês, no auditório da Academia Mineira de Letras. A entrada é gratuita, mediante apresentação do ingresso no dia do evento. A entrada é gratuita mediante apresentação do ingresso disponível para retirada prévia e gratuita na plataforma Sympla. Para obter certificado da palestra é necessário também solicitar previamente a emissão pelo link da bio no instagram @amletras.

 

Com acessibilidade em Libras, o evento acontece no âmbito do projeto “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.

 

Kuján e os meninos sabidos

Indicado para crianças a partir dos 4 anos, o livro narra a história de quando o criador resolve voltar à Terra para ver como suas criaturas estão, e decide vir na forma de um kuján, um tamanduá. Mas, ao chegar por aqui, o kuján é logo caçado para virar o prato principal em uma festa na aldeia. Ainda bem que Roti e Cati, dois meninos muito sabidos, se dão conta do que está acontecendo e resolvem ajudar! Depois de tanta confusão, o que será que o criador vai achar de suas criaturas?

 

Esta história já conhecida nas falas de Ailton Krenak chega agora em formato de livro ilustrado para pequenos e grandes leitores. Com artes encantadoras feitas por Rita Carelli a partir de recortes e colagens, a narrativa convida os leitores a refletirem sobre as atitudes que tomamos enquanto humanidade e sobre o poder das ações das crianças.

 

Sobre os participantes

Rita Carelli nasceu em 1984. Vive em São Paulo, mas viaja, desde pequena, para várias aldeias indígenas de norte a sul do país. Ilustra e escreve para crianças -- e para adultos também. A maioria dos livros que faz conta sobre suas viagens e o que aprende nas diferentes aldeias por onde passa.

Ailton Alves Lacerda Krenak, mais conhecido como Ailton Krenak, nasceu em 1953, no Vale do Rio Doce (MG), e é uma das principais lideranças indígenas do Brasil. Membro da etnia Krenak, ele é um líder indígena, escritor, ativista socioambiental, filósofo e poeta. Krenak defende os direitos dos povos indígenas e a preservação da Amazônia, tendo ganho notoriedade em 1987 com um discurso marcante na Assembleia Constituinte. Suas obras, como "Ideias para Adiar o Fim do Mundo" e "A Vida Não é Útil", exploram a relação entre humanidade e natureza e criticam a visão capitalista. É o primeiro indígena a integrar a Academia Brasileira de Letras e a Academia Mineira de Letras, além de ter recebido títulos honorários de professor doutor pela UFJF e UnB. Krenak é amplamente reconhecido por sua contribuição à literatura, cultura e direitos indígenas.

Instituto Unimed-BH 

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Academia Mineira de Letras

Rua da Bahia, 1466, Palacete Borges da Costa, Centro

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

Academia Mineira de Letras

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.