Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Lua Tu És Meu Sol

Eventos para você

Lua Tu És Meu Sol

30 ago - 2024 • 20:00 > 15 set - 2024 • 11:00

Evento encerrado

Lua Tu És Meu Sol

30 ago - 2024 • 20:00 > 15 set - 2024 • 11:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Estreia em agosto “Lua Tu És Meu Sol”, com Tullio Guimarães e Maria Léo Araruna 


Inédito no Brasil, espetáculo tem tradução de texto chileno que debate os impactos sociais e emocionais de uma ditadura na vida de uma família LGBTQIAPN+.
Temporada é em agosto e setembro, no Teatro Ribondi.


Um pai e uma filha. Ele gay e ela travesti. Uma família remanescente da ditadura, que vive seu cotidiano repleto de humor, música, poesia, vinho e memórias tão resistentes quanto eles. Bonecas, peças de teatro, cantorias, amores que se foram, tudo habita “Lua, tu és meu Sol”, texto do artista chileno Yovanne Monetta traduzido e adaptado especialmente para esta montagem. Com Tullio Guimarães e Maria Léo Araruna, o espetáculo faz temporada de estreia no palco do Teatro Ribondi da Casa dos Quatro, de 30 de agosto a 14 de setembro (sextas e sábados às 20h e domingos às 19h). A entrada é mediante a *doação de alimentos (1kg) não perecíveis e/ou produtos de limpeza, que serão revertidos para o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho/ DF.


SERVIÇO 

LUA, TU ÉS MEU SOL 

Local: Teatro Ribondi - Casa dos Quatro 

Endereço: SCLRN 708 Bloco F Loja 01 - Asa Norte 

Telefones: 3264-7900 / 98215-0302

Datas: 30 de agosto a 15 de setembro Sextas e sábados às 20h e domingos às 19h

Sessões com intérprete de Libras e Audiodescrição: dias 1, 8 e 15 de setembro.


Ingressos emitidos no sympla serão validados somente após a entrega de alimentos e/ou produtos de limpeza, no dia do espetáculo e até o horário de início do espetáculo.


*Alimentos: Café, Biscoito cream cracker ou água e sal, óleo de soja, Maizena ou amido de milho, aveia, vinagre, margarina, manteiga. *Produtos de limpeza: Sabão em pó, sacos de lixo (reforçado), desinfetante, luvas de limpeza (tam. M ou G).
SOBRE O ESPETÁCULO


Concebido originalmente para ser dirigido e encenado por Alexandre Ribondi com Tullio Guimarães - consagrado teatrólogo da cidade para quem o autor entregou o texto em mãos - o espetáculo ganhou resignificação a partir da morte de Ribondi, em junho de 2023. A direção passou a ser assinada pela também aclamada diretora Ana Flávia Garcia e, em cena, entrou a jovem e talentosa atriz travesti Maria Léo.


O encontro entre Monetta e Tullio se deu em 2009, quando o brasileiro levou para o Chile a peça “O Mundo”, de Marcella Hollanda (DF) para uma apresentação no Encuentro de Teatro Popular Latinoamericano (Entepola). O chileno, encantado com a performance do ator de Brasília, lhe entregou, em mãos (e em papel) o texto de “Luna, tu eres mi Sol”. "És para ti, hágalo" (é pra você, faça-o), me disse Monetta”, lembra Tullio. “Foi leitura e ‘apaixonamento’ imediato pela história de duas velhas travestis da periferia de Santiago”.


A montagem passou por adaptações a partir do debate sobre “trans fake” - o ato de pessoas cisgênero interpretarem vidas trans, quando existem artistas trans ávidas por estarem no mercado de trabalho. “O ativismo do movimento trans e travesti reivindica o protagonismo de travestis e pessoas trans na defesa de personagens que tratem de suas narrativas. Propus, então, fazer as atualizações necessárias na dramaturgia: agora ‘Lua tu és meu Sol’ é contada por um homem cis gay e uma travesti, assim no palco, como na vida”, conta a diretora. “A essência do texto foi mantida na íntegra e ainda conseguimos atingir outra camada desse universo. A cada movimento mudanças importantes e maravilhosas aconteceram”, revela.


É assim, cheio de emoções e construções no processo de ensaios, elaborações mútuas e até textuais, que Luna chega ao Brasil. “Tive uma ideia que deu um novo e profundo tom à essa narrativa: ‘e se Lola fosse filha de Alano?’. Bingo! Uma chave crucial e poética que expandiu e multiplicou as perspectivas da narrativa: a relação entre um pai gay e uma filha trans, ficou ainda melhor do que esperávamos”, conclui Tullio.


“É um espetáculo que nos permite refletir sobre as complexas relações humanas em sua diversidade, com humor, poesia, delicadeza e beleza”, reflete a atriz Maria Léo. “A relação com o pai, namorado de um desaparecido político e que há trinta anos tenta enterrar seu corpo, é um dos nós dramáticos da peça. E há muito mais por trás dessa história tragicômica”, completa.


Para compreender essa história por completo, só mesmo assistindo ao espetáculo, que é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).


FICHA TÉCNICA 

Direção: Ana Flávia Garcia 

Dramaturgia: Yovanne Monetta com adaptação de Ana Flávia Garcia 

Elenco: Maria Léo Araruna (Lola) e Tullio Guimarães (Alano)

Encenação: Ana Flávia Garcia e Nine Ribeiro 

Cenografia: Nine Ribeiro 

Som e luz: Josias Silva

Figurino: Ana Flávia Garcia

Elaboração, Produção Executiva e Coordenação Geral: Mari Baeta / Maribá Produções

Coordenação de Produção: Rui Miranda / Casa dos Quatro

Fotografia: Irina Buss 

Arte e design: Franq 

Coordenação de Acessibilidade: Luérgio de Sousa

Intérprete de Libras: Flávia Novaes

Tradução do texto: Patrícia Onofre 

Imprensa e Redes Sociais: Ana Elisa Santana 

Fomento: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (FAC-DF)


SESSÕES COM ACESSIBILIDADE NOS DIAS 1º, 8 E 15 DE SETEMBRO

Intérprete de Libras - Língua Brasileira de Sinais, garantindo o acesso das pessoas surdas.

Audiodescrição com estrutura tecnológica e disponibilização de programas em Braille, garantindo o acesso das pessoas cegas e com baixa visão.



Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Espaço Multicultural Casa dos Quatro

SCLRN 708 , LOJA 01, Bloco F, Asa Norte

Brasília, DF

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Casa dos Quatro

Espaço cultural independente, alternativo e colaborativo, criado em 2017, onde são realizados peças de teatro, shows musicais, exposições de arte, oficinas, tendo também espaço de co-working. Contatos: Telefone: (61) 3264-7900 / (61) 982150302 nossacasa.dosquatro@gmail.com

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.