12 set - 2024 • 19:00 > 14 set - 2024 • 18:00
12 set - 2024 • 19:00 > 14 set - 2024 • 18:00
Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas - Sabores que Conectam
Em uma programação gratuita de atividades formativas, atrações artísticas e feira, o projeto visa promover os queijos artesanais mineiros
De 12 a 14 de setembro, a Culturar e a Cemig apresentam o evento Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas - Sabores que Conectam, que ocupará o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal com uma programação dedicada a homenagear a Mineiridade a partir do queijo artesanal, patrimônio imaterial do estado. Ao longo dos três dias, o projeto promove uma série de ações formativas, degustações, intervenções artísticas e feira de queijos mineiros, com o propósito de promover essas iguarias e contribuir para o fortalecimento de circuitos turísticos que têm a tradição queijeira como grande atrativo. “Nesta quinta edição, o Made in Minas Gerais se junta oficialmente à Rota do Queijo de Minas para promover o turismo cultural e de experiências pelas regiões e fazendas produtoras dessa iguaria. Para que as pessoas possam visitar os queijeiros e vivenciar uma história de mais de 300 anos que se confunde com a do próprio território”, aponta o curador gastronômico e idealizador do evento, Jordane Macedo.
Em constante expansão, a Rota do Queijo de Minas é pioneira no estado e, desde 2022, constrói um mapa das principais queijarias que possibilitam aos turistas uma vivência de sua produção. O projeto começou em São Roque de Minas (na Canastra), onde instalou placas com QR CODES que levam a um roteiro em que é possível escolher uma fazenda queijeira e, em apenas um click, navegar na plataforma Google Maps que tem indicadas informações como horário de funcionamento, principais produtos e prêmios conquistados. Atualmente, são 18 queijarias mapeadas na Canastra, 20 na região da Mantiqueira e seis em Araxá. Para fomentar ainda mais a conexão entre produtores e consumidores, o projeto ainda marca presença no Mercado Central de BH e promove rodadas de negócios para apresentar os queijos das fazendas participantes a lojistas de Belo Horizonte.
“Para o Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas - Sabores que Conectam, montamos uma agenda de atividades com objetivo de contribuir no desenvolvimento de um público mais consciente da qualidade e a importância do queijo mineiro enquanto patrimônio cultural. Com foco no consumidor final, e ainda servindo como catalisador para a inovação gastronômica, ao incentivar chefs e restaurantes a criarem pratos que valorizem os queijos mineiros”, ressalta Jordane. Os visitantes poderão degustar produtos premiados de todo o estado, comprar os seus favoritos, e aprender sobre os modos de fazer o queijo artesanal e como maturar e conservar o queijo em casa, e mais. "Temos uma iguaria de qualidade comprovada tanto no paladar como na segurança da produção e comercialização, que seguem os parâmetros dispostos na Lei 21.157 de 2018, de autoria do Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes”, completa.
O evento também será uma oportunidade de conhecer os Super Queijos - um movimento de valorização e promoção dessas iguarias que desafia as regiões reconhecidas a produzir o maior exemplar já registrado, seguindo as regras e técnicas tradicionais. Com a meta de atuar em todas as regiões queijeiras de Minas, já foram produzidos o "Canastra Imperial", com mais de 30 kg; o “Soberano da Mantiqueira”, que terá mais de 100 kg depois de maturado; e o “Gran Araxá”, com 50 kg depois da guarda. "Será um encontro inédito de todos os Super Queijos já produzidos, com direito a uma palestra sobre o projeto com nosso time de especialistas Renata de Paoli Santos, Cassiano Peluso, Ivair e Lúcia Oliveira, além de mim”, adianta Jordane.
Além das ações no MM Gerdau, o Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas - Sabores que Conectam apresenta uma campanha inédita no Mercado Central de Belo Horizonte. Até o dia 14 de setembro, quem comprar um queijo das fazendas integrantes da Rota do Queijo em lojas sinalizadas do Mercado irá ganhar um cupom para concorrer a uma viagem oferecida pela Jornada do Queijo pela Serra da Canastra para uma imersão na cultura queijeira - com hospedagem, alimentação, experiências e transporte interno para duas pessoas. O sorteio será realizado, ao vivo, no Mercado Central na tarde de 14 de setembro, quando também vai ocorrer uma visita guiada com degustação de queijos mediada pela especialista em produção queijeira Renata De Paoli Santos e uma Cozinha ao Vivo com o chef Ilmar Costa, utilizando produtos da Rota do Queijo. "Levamos a Rota do Queijo de Minas também para o Mercado Central, para possibilitar aos visitantes uma viagem pelos diferentes terroirs mineiros a partir dos queijos. Um projeto de valorização dos produtos, fomento dos produtores e divulgação dessas rotas turísticas”, finaliza Jordane.
A programação do Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas - Sabores que Conectam tem entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços.
O evento Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas - Sabores que Conectam é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da CEMIG. Uma realização Culturar Produções, Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.
Programação:
12/09: MM Gerdau (Necessário retirar ingresso na Sympla - sujeito a lotação)
19h às 22h: Apresentação Rota do Queijo de Minas, com degustação de queijos harmonizados com cerveja, vinhos, cachaça e doces mineiros.
20h30: Apresentação da Orquestra Mineira de Viola Caipira
13/09: MM Gerdau
10h às 17h: Feira de queijos e outros produtos mineiros de excelência
10h30: Palestra - Turismo queijeiro - além da vivência, com Renata de Paoli Santos
11h30: Palestra - Super Queijos, com Jordane Macedo, Renata de Paoli Santos, Cassiano, Ivair e Lúcia Oliveira
13h30: Apresentação do violinista Flávio Monteiro
14h30: Palestra Queijos e Fungos, com Lúcia Oliveira
15h30: Degustação de Queijos Mineiros - De onde vem esse trem? Conectando o mundo urbano com o rural através dos queijos, com Renata de Paoli Santos e produtor convidado
16h30: Exibição do documentário Embratur Rota do Queijo de Minas
14/09: MM Gerdau
10h às 17h: Feira de queijos e outros produtos mineiros de excelência
10h30: Degustação de Queijos Mineiros - De onde vem esse trem? Conectando o mundo urbano com o rural através dos queijos, com Renata de Paoli Santos e produtor convidado
11h30: Palestra - Como maturar e conservar seu queijo em casa, com Renata de Paoli Santos
12h30: Exibição do documentário Embratur Rota do Queijo de Minas
13h30 – Apresentação do saxofonista EDSAXX
14/09: Mercado Central
Visita Guiada com Renata De Paoli pelas lojas de queijos, com degustações. Inscrição gratuita (20 pessoas)
Cozinha ao Vivo com o Chef Ilmar Costa (Casa Cheia)
A Rota do Queijo de Minas
A Rota do Queijo de Minas é um projeto da Culturar, produtora cultural de Jordane Macedo, que tem a proposta de promover os queijos de Minas Gerais. A Rota foi criada em dezembro de 2022, em São Roque de Minas, na região da Canastra, onde foram instaladas placas com QR CODES que levam a um mapa na plataforma Google Maps com uma rota das principais queijarias da região, onde os visitantes poderão tenham uma experiência máxima com a produção da iguaria. O site da Rota do queijo de Minas ainda traz informações como horário de funcionamento, formas de pagamento e prêmios que a queijaria conquistou. Jordane já levou ao Papa Francisco um queijo mineiro premiado e recebeu uma carta de agradecimento do Pontífice. Também é o responsável pelo evento "Made in Minas Gerais", que em sua quarta edição, em 2024, levou mais de 9 mil pessoas para a Praça da Savassi, em Belo Horizonte, onde puderam conhecer e experimentar um pouco mais dos patrimônios mineiros como o queijo e a viola caipira.
Sobre os Ingressos:
Evento gratuito, sujeito a lotação.
Ingressos necessário para controle de público no ambiente das Palestras.
Interessados nas palestras devem chegar 10 minutos antes apresentando os ingressos, após este prazo, será aberto ao público presente a possibilidade de participação até que se atinja a capacidade total do local.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesPraça da Liberdade, 680 Funcionários
Belo Horizonte, MG
Culturar Produções
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.