25 abr - 2025 • 14:00 > 25 abr - 2025 • 17:00
A partir da memória do caso da menina Araceli, 08 anos, um caso que chocou o país em 1973 ao ser violentada e assassinada, o dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Este evento visa divulgar informações sobre prevenção e atendimento desses casos pela vivência de profissionais da linha de frente da segurança pública, saúde e justiça, abrindo espaço para conscientização, reflexão e debate.
Realizado em parceria com o Museu da Justiça, a roda de conversa organizada pelo NUDECA, NUEAPI e SEADE será realizada na Sala Multiuso e aberta a servidores do TJRJ e ao público em geral. Ocorrerá de forma híbrida com transmissão pelo Microsoft Teams, e tem por objetivo a sensibilização e informação do público visando a prevenção da violência contra a criança e o adolescente.
Não há necessidade de inscrição para quem for participar do evento de forma virtual. Porém, para participar presencialmente é necessário realizar a inscrição na plataforma Sympla. A programação e as informações de serviço podem ser conferidas abaixo:
Abertura
14h às 14h35 | Depoimento Especial em Números
Sandro Pitthan Espíndola - Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça.
Sandra Pinto Levy - Diretora da Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar.
Katia Britto de Athayde - Chefe do Núcleo de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes - Apresentação dos dados do NUDECA e material informativo.
Exposição e debates
14h40 às 15h10 | Implantação dos CAACs; evolução e desafios
Gilbert Stivanello - Delegado da Polícia Civil - Assessor da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO).
10min - Debate (Abertura para perguntas)
15h10 às 16h | O olhar da saúde sobre as violências
Representantes do Centro de Atenção Multidisciplinar Integrado da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (CAMI 3.1 - Penha)
Maria Amaral de Souza - Mestre em Saúde Coletiva, Psicóloga do Centro de Atenção Multidisciplinar Integrado da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (CAMI 3.1 - Penha).
Mariana Machado Mattos Lima - Especialista em Saúde da Família, Enfermeira do Centro de Atenção Multidisciplinar Integrado da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (CAMI 3.1 - Penha).
Gabryella Luna do Bonfim - Especialista em Saúde da Família, Assistente Social do Centro de Atenção Multidisciplinar Integrado da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (CAMI 3.1 - Penha).
10min - Debate (Abertura para perguntas)
16h às 16h40 | Encaminhamentos e Articulações: trabalho em rede como estratégia no enfrentamento contra a criança e o adolescente no contexto do depoimento especial
Ana Gabrielle de Souza Silva - Psicóloga do TJRJ lotada na Equipe Técnica Interdisciplinar Criminal de Campo Grande.
Camile Faustino da Costa - Assistente Social do TJRJ lotada na Equipe Técnica Interdisciplinar Criminal de Campo Grande.
10min - Debate (Abertura para perguntas)
Entrada Franca | Capacidade: 60 pessoas | Informações: museu.agendacultural@tjrj.jus.br
Transmissão: https://is.gd/maiolaranja | Classificação indicativa: 12 anos
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Dom Manuel, 29, Sala Multiuso (térreo), Centro
Rio de Janeiro, RJ
Serviço de Agenda Cultural do Museu da Justiça
O Museu da Justiça é o departamento responsável pela gestão da memória do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro e pela promoção de atividades de disseminação dos valores de justiça e cidadania. Está subordinado à Secretaria Geral de Gestão do Conhecimento, de acordo com a Resolução do Órgão Especial nº3 de 2025.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.