Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Meninas Contam a Independência

Eventos para você

Meninas Contam a Independência

30 mar - 2025 • 11:00 > 30 mar - 2025 • 15:00

Evento encerrado

Meninas Contam a Independência

30 mar - 2025 • 11:00 > 30 mar - 2025 • 15:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Duas atrizes descobrem um misterioso jogo de tabuleiro e embarcam numa divertida jornada rumo ao resgate da memória de mulheres na história do país. "Meninas Contam a Independência" é uma "peça-jogo", um espetáculo lúdico, interativo e imprevisível como todo jogo de tabuleiro. A única certeza é que, até o final da partida, muitas serão as histórias desvendadas sobre as heroínas da Independência do Brasil na Bahia. Personagens como Joana Angélica, a Cabocla, Maria Felipa, Maria Quitéria e Urânia Vanério fazem parte das histórias, desafios e enigmas desse jogo no qual todo mundo sai ganhando em conhecimento. "Meninas Contam a Independência" é o trabalho mais recente do premiado grupo de teatro A Panacéia.

As jogadoras dessa peça-jogo são as atrizes Ana Luisa Fidalgo e Márcia Limma, e a terceira personagem é interpretada pela atriz mirim Marina Fidalgo, de nove anos, que empresta a sua voz para dar vida à Urânia Vanério. “Essa personagem histórica era uma criança na época das lutas pela Independência, e a gente quis trazer ela também na voz de uma criança, a presença dessa voz percorre toda a peça e é ela quem conduz o jogo”, explica Camila Guilera, que assina a dramaturgia junto com Ana Luisa. Urânia Vanério foi uma baianinha muito corajosa que, em fevereiro de 1822, com apenas dez anos de idade, escreveu aquele que é considerado um dos mais radicais panfletos pró-independência, intitulado “Lamentos de uma Baiana”. Além de resgatar e difundir as histórias das personagens femininas da Independência da Bahia, o espetáculo provoca a reflexão do público sobre a invisibilização das mulheres da História.

"Meninas Contam a Independência" é resultado de quatro anos da oficina “Meninas Podem!”, com a qual o grupo A Panacéia circulou diversas escolas de Salvador, conversando com meninas de seis a 16 anos sobre histórias de mulheres incríveis da vida real e do imaginário. “São essas meninas que nos inspiram, elas estiveram conosco em todo o processo de pesquisa para construção da dramaturgia, e é por elas que seguimos escrevendo, pensando e atuando”, afirma Camila. Com direção de Lara Couto, a montagem é concebida e executada por mulheres, ao todo são 26 artistas e profissionais envolvidas em todas as etapas, desde a produção executiva, trilha sonora, figurino, adereços, maquiagem, mediação cultural, design, até assessoria de imprensa.

Nesta curta temporada, a grupA de Teatro A Panacéia comemora seus 17 anos de vida com mostra de repertório no Cine Teatro 2 de Julho. No mês em que se celebra o Dia Nacional do Teatro e do Circo e que marca a luta das mulheres por direitos, estarão em cartaz os espetáculos “Filipa” (voltado para o público adulto) e “Meninas Contam a Independência” (para as infâncias), ambos levando para a cena trajetórias de mulheres da História que merecem ser contadas, recontadas e multiplicadas, histórias de personagens que contam um pouquinho da nossa história coletiva, da história de Salvador e da Bahia.


Desde 2008, A Panacéia existe como coletivo de teatro que congrega mulheres em suas equipes de trabalho e que cria repertório engajado com propostas feministas e de visibilidade de mulheres históricas. Ainda afinadas com esta direção, as atividades formativas d’A Panacéia são direcionadas a mulheres e meninas, por meio de cursos e oficinas de teatro que promovem a propriocepção, o trabalho de grupo e a investigação de trajetórias de mulheres.


Atualmente integrado por Ana Luisa Fidalgo e Camila Guilera, A Panacéia caracteriza-se como um espaço de criação congregador de mulheres artistas da cena soteropolitana, criando e renovando parcerias a cada nova montagem e projeto. Em abril a grupA comemora seus 17 anos de existência e resistência e nada melhor do que estar em cena para compartilhar este momento com o público.


Serviço:


Espetáculo “Meninas Contam a Independência”

Datas: 30 de março (domingo)

Duas sessões, às 11h e 15h

Classificação indicativa: Livre


Local: Cineteatro 2 de Julho (IRDEB - Federação)


Valores: Ingressos a R$ 30,00 e 15,00, com casadinha para adulto+criança a R$40,00



Contato: Instagram @apanaceia

apanaceia.arte@gmail.com

(71) 9 8812-6416



Ficha Técnica 


Atuação: Ana Luisa Fidalgo e Márcia Limma

Participação especial: Marina Fidalgo (voz em off da menina Urânia)

Direção: Lara Couto

Dramaturgia:  Ana Luisa Fidalgo e Camila Guilera

Histórias das heroínas: Criação coletiva (Ana Luisa Fidalgo, Camila Guilera, Lara Couto e Márcia Limma)


Trilha Sonora Original: Carla Suzart e Neila Kadhí

Canções “O jogo” e “Cansanção” - Composição: Lara Couto; 

Canção “Hina”: Criação colaborativa durante o curso MENINAS PODEM! com participação de Beatriz Argolo, Flora Leopoldino, Luma Coelho e Maria Luiza Couto. 

Canção “Caretas do Mingau”- letra de criação coletiva a partir de canção popular

Arranjos: Carla Suzart e Neila Kadhí


Preparação corporal e direção de movimento: Mônica Nascimento

Figurino: Ramona Azevedo

Costureira: Márcia Azevedo

Adereços de cena e confecção de cenografia: Rita Rocha

Concepção de maquiagem: Fernanda Beltrão

Intérpretes de Libras: Aline Suzart e Beatriz Lopes

Roteiro e audiodescrição ao vivo: Adriana Urpia

Monitora - acessibilidade: Jurema Cruz Alves

Mediação Cultural: Poliana Bicalho - Criare Medições Culturais e Educacionais

Assistente de mediação: Camila Alves

Assessoria de Imprensa: Gabriela da Fonseca

Designer: Suzane Lopes (Movimento 1989)

Cobertura fotográfica e audiovisual: Roama e Ananda Mariposa

Coordenação de produção: Camila Guilera

Produção executiva: Ana Luisa Fidalgo

Assistente de produção: Lidiane Souza


Idealização e Realização: A Panacéia


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Cineteatro 2 de Julho

Rua Pedro Gama, 413 E, IRDEB, Federação

Salvador, BA

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

A Panacéia - GrupA de Teatro

A grupA de teatro A Panacéia foi fundada em 2008 na cidade de Salvador. Desde sempre composta exclusivamente por mulheres, pratica uma produção artística que combata a misoginia, as construções de padrões normativos de gênero e todas as formas de violência. Entre suas atividades estão a montagem e circulação de espetáculos, criação de experimentos e performances, realização de oficinas, debates, publicações virtuais, trabalhando ainda com produção cultural e organização de eventos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.