Fale com o produtor
Ingressinho icon

Mesa 1 - O Impacto do Audiovisual no Desenvolvimento Socioeconômico dos Interiores ( Evento Híbrido)

23 abr - 2025 • 09:00 > 23 abr - 2025 • 11:00

Mesa 1 - O Impacto do Audiovisual no Desenvolvimento Socioeconômico dos Interiores ( Evento Híbrido)

23 abr - 2025 • 09:00 > 23 abr - 2025 • 11:00

Descrição do evento

Mesa 1 - O Impacto do Audiovisual no Desenvolvimento Socioeconômico dos Interiores ( Evento Híbrido)

O audiovisual é uma ferramenta de transformação, capaz de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios do interior, fortalecendo a economia criativa, gerando empregos, movimentando o comércio local e promovendo a valorização da identidade cultural. Nesta mesa, com mediação de Rayssa Coelho e participações de Tiago Castro, César Piva, Carmem Lima e Marcelo Ikeda discutiremos como produções audiovisuais têm impactado positivamente diferentes territórios, evidenciando experiências que transformam realidades, estimularam novas oportunidades de trabalho e fortaleceram redes de colaboração entre artistas, técnicos, comunidades e gestores culturais.

A atividade reunirá realizadores, produtores e especialistas para compartilhar casos de sucesso, refletir sobre políticas públicas e debater estratégias para ampliar o alcance do audiovisual como vetor de crescimento econômico e social nas cidades do interior.

Atividade híbrida:

Auditório do Complexo Poliesportivo e Cultural de Ipiaú Dr. Salvador da Matta. Ipiaú-BA

Transmissão ao vivo pelo Youtube 

https://www.youtube.com/@forummavi 

Participantes: 


  • Rayssa Coelho (Mediação)

Minibio: Produtora executiva e realizadora audiovisual de Vitória da Conquista - BA, graduada em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com MBA em “Gestão de Projetos” e Especialização em “Gestão Cultural: cultura e desenvolvimento”. Sua carreira na área de produção se iniciou no ano de 2007, atuando nos eixos de formação, memória, difusão e produção audiovisual, resultando em diversos projetos realizados. Entre suas atuações mais recentes, estão a produção executiva, direção e roteiros dos curtas-metragens “Coleção Preciosa” e “Central de Memórias”, ambos lançados em 2021, tendo circulado em dezenas de festivais. É produtora executiva do longa-metragem ficcional “Alice dos Anjos” (2022) e do curta “Sucata Esperança”(2023). Foi produtora executiva de 6 curtas realizados em 2021: “Bicho”, “Entre o ninho e as andorinhas”, “O Sonho de Zezinho”, “Veneno”, “O ovo”, “Território das Cercas”. Atualmente, está na execução de projetos de longas-metragens, além de curtas, eventos, projetos de publicação e memória.


  • Tiago Castro


Minibio: Agente Político, Artesão, Empreendedor, Palestrante, estudante do Curso de Gestão Pública, Lider do Pacto Novo Cariri. Experiência Política em Cabaceiras-PB como:

Vereador no período de 2005 a 2012. Vice-Prefeito no período de 2013 a 2016. Prefeito no período de 2017 a 2024. Gestor de equipes e implementação de estratégias; de Recursos Financeiros, de conflitos e resolução de problemas na Prefeitura Municipal de Cabaceiras. LIDER/SEBRAE – Turismo no Cariri.


  • César Piva 


Minibio: Desde 1995 sua trajetória e experiência profissional a partir da formação de redes de cooperação e de territórios criativos para o desenvolvimento sustentável, envolvendo agentes e organizações da sociedade civil, universidades, empresas privadas e governos.

A partir de 2002, já em Cataguases (MG), é colocado em curso um amplo "Programa de Cultura e Desenvolvimento Local", envolveno a cidade e a região. Com foco no setor audiovisual e das novas tecnologias digitais, atua na coordenação de inúmeras ações que são os alicerces de implantação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, em especial, na incubadora cultural da FÁBRICA DO FUTURO e na rede de cooperação internacional do CINEPORT - Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, na REDE VIVO LAB, nos projetos TELA VIVA de Cinema Itinerante, a ESCOLA ANIMADA - Rede Cineclube e nas diversas edições do FESTIVAK VER E FAZER FILMES. Desde 2008 é diretor-presidente do Instituto Fábrica do Futuro e a partir de 2016 assume também a presidência da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, ambas instituições com sede em Cataguases, Minas Gerais.

No âmbito das políticas públicas, entre 2005 e 2011, participou ativamente nas conferências inernacionais e nacionais de Cultura e Desenvolvimento. Foi membro-fundador do Conselho Nacional de Políticas Públicas (CNPC) e diretor da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), ambos do Ministério da Cultura do Governo do Brasil. Atua internacionalmente em redes de cooperação, em especial, ibero-americanas e lusófonas. No mercado audiovisual integra o Sindicado da Indústria do Audiovisual (SINDAV-MG), a Câmara Setorial do Audiovisual da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Atualmente, destaca-se na coordenação: do "FÓRUM PRÓXIMO FUTURO" em Juiz de Fora, contribuindo com a missão de criar um "Polo Internacional de Economia Criativa"; na organização do Projeto CIDADE DA MÚSICA em São João Nepomuceno, e na implantação do ANIMAPARQUE, em Cataguases, como centro de excelência em formação e produção no setor de Animação. Graduado em Sociologia com especialização em Cultura e Educação, recentemente participa do MBA de "Inovação e Empreendedorismo" na Universidade de São Paulo - USP.


  • Carmen Lima

Minibio: Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1993), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2000) e Doutorado em Cultura e Sociedade (linha Cultura e Desenvolvimento) pela UFBA (2009). Foi Diretora do Fundo de Cultura do Estado da Bahia entre 2007 e 2009. Foi Diretora da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia entre 2009 e 2013. Diretora de Economia da Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia entre 2013 e 2015. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora do grupo de pesquisa Comunidades Virtuais da UNEB e do Observatório de Economia Criativa da UFBA (OBEC-BA). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Economia da Cultura, Economia Criativa, Mercado e Redes Sociais em Cultura e Setor Audiovisual. 


  • Marcelo Ikeda 

Minibio: Marcelo Ikeda é professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estágio doutoral (sanduíche) na Universidade de Reading (Inglaterra). Autor de treze livros sobre cinema, entre eles Das garagens para o mundo (2024), Revisão crítica do Cinema da Retomada (2023), Cinema brasileiro a partir da retomada (2015). Crítico de cinema, filiado à Abraccine e à Accecine, mantendo o site www.cinecasulofilia.com desde 2004. Atua também como realizador e curador de mostras e festivais de cinema.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Av. Getulio Vargas, 798

Avenida Getulio Vargas, 798 Bairro Democracia

Ipiaú, BA

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

2 º Fórum de Audiovisual dos Interiores da Bahia

O 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia se expande para abraçar novas ações, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual no interior da Bahia. Além de debates sobre políticas públicas, atividades de formação, sempre com o foco na valorização da nossa cultura e da nossa gente, o evento realizará pitching e rodadas de negócios.

Eventos do mesmo organizador

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.