24 abr - 2025 • 14:00 > 24 abr - 2025 • 16:00
24 abr - 2025 • 14:00 > 24 abr - 2025 • 16:00
Mesa 3 – Circuitos de Difusão: Cineclubes, Mostras e Festivais
Dia: 24/04
Horário: 14:00h
Local: Complexo Poliesportivo e Cultural de Ipiaú Dr. Salvador da Matta
Resumo: O cinema independente e autoral encontra nos cineclubes, mostras e festivais caminhos essenciais para alcançar o público e fortalecer a cultura audiovisual nos interiores do Brasil. Mas como esses circuitos de difusão operam? Quais são seus desafios e potencialidades?
Nesta mesa, convidados com experiência na área debaterão o papel desses espaços na formação de público, na circulação de obras e no fomento à produção audiovisual em diferentes regiões do país. O encontro abordará questões como a importância dos cineclubes na democratização do acesso ao cinema, o impacto das mostras no fortalecimento das produções locais e o papel dos festivais como plataformas de visibilidade e intercâmbio cultural.
Atividade híbrida:
Presencial: Auditório do Complexo Poliesportivo e Cultural de Ipiaú Dr. Salvador da Matta. Ipiaú-BA
Transmissão ao vivo pelo Youtube
https://www.youtube.com/@forummavi
Participantes:
Wilmar Ferraz (mediador)
Minibio: Formado em Comunicação Social, Rádio e Tv, pela Universidade Federal de Goiás, fundou a Etnia Produções Cinematográficas em 1998. Roteirista, Produtor e diretor de audiovisual, produziu vários curtas, um longa e vários documentários. Coordenador de produção de nove edições do Festival Internacional de Cinema Ambiental FICA, na cidade de Goiás, elaborou e coordenou um curso de formação de profissionais para o audiovisual na cidade de Guarulhos - SP, coordenador atual do Fasai Cine Vídeo na sua quinta edição.
Cláudio Lyrio:
Minibio: Possui especialização em gestão cultural pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Produtor cultural e audiovisual; Fundador do Cineclube Mocamba; Membro do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC); Membro da Rede Cineclubista nas Escolas / Bahia. Foi conselheiro suplente no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna (CMPCI) Setorial do audiovisual; Premiado no Edital nº LPG-11-2023 “Trajetória no cinema e audiovisual baiano” SECULT/BA. Premiado no no Edital da Fundação Itabunense de Cultura de Cidadania (FICC)/LPG/2023 – Trajetória no audiovisual Itabunense.
Leandro Alves:
Minibio: Mestre em Cinema pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), graduado em Produção Audiovisual pela FACISA (PB) e Administração pela Universidade Estadual de Alagoas, escreveu e dirigiu os curtas metragens, Hoje tem espetáculo? (AL/PB - 2010), Estrelando José Sawlo (2011), Flamor (2013), Segunda Feira (2016), Avalanche (2017) e Nós duas (2023). Ministrou oficinas pelo SESC ARAPIRACA, entre elas a de Produção de Documentário do qual resultou nos filmes Salão dos Artistas (2012) e Ana Terra (2019). É coordenador do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI), que tem o objetivo de desenvolver ações de formação audiovisual em Arapiraca, tendo um dos projetos o NAVI nas comunidades com a realização de oficinas em comunidades rurais de Arapiraca resultando nos curtas: Nossa escola; Fernandes; O que é que as Batingas tem?; Raízes dos Laranjeiras e O Homem das Coisas. Atualmente, também é Coordenador Executivo e Metodológico no Comitê de Cultura em Alagoas, parte integrante do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura. Participou de várias produções audiovisuais no Estado de Alagoas: O Juremeiro de Xangô (2016), Metrópole do Futuro (2016), Povoado (2016), Tempo de Cinema (2014), Besta Fera (2018), A Barca (2020), O Canto (2023), Dentro de mim (2023), Guia (2024). Além de outros projetos em execução: pesquisador e roteirista do telefilme Chacina da Gruta, de Wagno Godez (desenvolvimento), aprovado no edital do audiovisual do Estado de Alagoas; Produtor Executivo e Coordenador de Curadoria do Festival de Cinema de Arapiraca; Coordenador Pedagógico e Produtor Executivo do LABNAVI - Laboratório de Desenvolvimento de Roteiro do Agreste Alagoano, projeto que já fez 19 consultorias de roteiros alagoanos.
Atualmente, como diretor e roteirista, está em finalização de seu primeiro telefilme, Movimento Perpétuo, contemplado no IV Edital de produção audiovisual do Estado de Alagoas, em pós-produção do telefilme Os Romeiros de Coutinho, projeto aprovado através do Edital de Audiovisual da prefeitura de Arapiraca em parceria com a Ancine e em desenvolvimento do longa-metragem de ficção Bando, projeto aprovado no VI Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, Prêmio Pedro da Rocha.
Daiane Silva
Minibio: Daiane Silva é a nova diretora interina da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (DIMAS/FUNCEB/SECULTBA). Mestra em educação pela Universidade Federal da Bahia, Daiane tem mais de 15 anos como produtora audiovisual com grande atuação em cineclubes e em projetos exitosos como o Lanterninha.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Getulio Vargas, 798 Bairro Democracia
Ipiaú, BA
2 º Fórum de Audiovisual dos Interiores da Bahia
O 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia se expande para abraçar novas ações, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual no interior da Bahia. Além de debates sobre políticas públicas, atividades de formação, sempre com o foco na valorização da nossa cultura e da nossa gente, o evento realizará pitching e rodadas de negócios.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.