Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Mesa 3 - Circuitos de Difusão: Cineclubes, Mostras e Festivais (Atividade Híbrida)

Eventos para você

Mesa 3 - Circuitos de Difusão: Cineclubes, Mostras e Festivais (Atividade Híbrida)

24 abr - 2025 • 14:00 > 24 abr - 2025 • 16:00

Evento encerrado

Mesa 3 - Circuitos de Difusão: Cineclubes, Mostras e Festivais (Atividade Híbrida)

24 abr - 2025 • 14:00 > 24 abr - 2025 • 16:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Mesa 3 – Circuitos de Difusão: Cineclubes, Mostras e Festivais


Dia: 24/04


Horário: 14:00h


Local: Complexo Poliesportivo e Cultural de Ipiaú Dr. Salvador da Matta


Resumo: O cinema independente e autoral encontra nos cineclubes, mostras e festivais caminhos essenciais para alcançar o público e fortalecer a cultura audiovisual nos interiores do Brasil. Mas como esses circuitos de difusão operam? Quais são seus desafios e potencialidades?

Nesta mesa, convidados com experiência na área debaterão o papel desses espaços na formação de público, na circulação de obras e no fomento à produção audiovisual em diferentes regiões do país. O encontro abordará questões como a importância dos cineclubes na democratização do acesso ao cinema, o impacto das mostras no fortalecimento das produções locais e o papel dos festivais como plataformas de visibilidade e intercâmbio cultural.

Atividade híbrida:

Presencial: Auditório do Complexo Poliesportivo e Cultural de Ipiaú Dr. Salvador da Matta. Ipiaú-BA

Transmissão ao vivo pelo Youtube 

https://www.youtube.com/@forummavi 


Participantes: 

  • Wilmar Ferraz (mediador)


Minibio: Formado em Comunicação Social, Rádio e Tv, pela Universidade Federal de Goiás, fundou a Etnia Produções Cinematográficas em 1998. Roteirista, Produtor e diretor de audiovisual, produziu vários curtas, um longa e vários documentários. Coordenador de produção de nove edições do Festival Internacional de Cinema Ambiental FICA, na cidade de Goiás, elaborou e coordenou um curso de formação de profissionais para o audiovisual na cidade de Guarulhos - SP, coordenador atual do Fasai Cine Vídeo na sua quinta edição.


  • Cláudio Lyrio: 


Minibio: Possui especialização em gestão cultural pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Produtor cultural e audiovisual; Fundador do Cineclube Mocamba; Membro do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC); Membro da Rede Cineclubista nas Escolas / Bahia. Foi conselheiro suplente no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna (CMPCI) Setorial do audiovisual; Premiado no Edital nº LPG-11-2023 “Trajetória no cinema e audiovisual baiano” SECULT/BA. Premiado no no Edital da Fundação Itabunense de Cultura de Cidadania (FICC)/LPG/2023 – Trajetória no audiovisual Itabunense.


  • Leandro Alves: 


Minibio: Mestre em Cinema pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), graduado em Produção Audiovisual pela FACISA (PB) e Administração pela Universidade Estadual de Alagoas, escreveu e dirigiu os curtas metragens, Hoje tem espetáculo? (AL/PB - 2010), Estrelando José Sawlo (2011), Flamor (2013), Segunda Feira (2016),  Avalanche (2017) e Nós duas (2023). Ministrou oficinas pelo SESC ARAPIRACA, entre elas a de Produção de Documentário do qual resultou nos filmes Salão dos Artistas (2012) e  Ana Terra (2019). É coordenador do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI), que tem o objetivo de desenvolver ações de formação audiovisual em Arapiraca, tendo um dos projetos o NAVI nas comunidades com a realização de oficinas em comunidades rurais de Arapiraca resultando nos curtas: Nossa escola; Fernandes; O que é que as Batingas tem?; Raízes dos Laranjeiras e O Homem das Coisas. Atualmente, também é Coordenador Executivo e Metodológico no Comitê de Cultura em Alagoas, parte integrante do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura. Participou de várias produções audiovisuais no Estado de Alagoas: O Juremeiro de Xangô (2016), Metrópole do Futuro (2016), Povoado (2016), Tempo de Cinema (2014), Besta Fera (2018), A Barca (2020), O Canto (2023), Dentro de mim (2023), Guia (2024). Além de outros projetos em execução: pesquisador e roteirista do telefilme Chacina da Gruta, de Wagno Godez (desenvolvimento), aprovado no edital do audiovisual do Estado de Alagoas; Produtor Executivo e Coordenador de Curadoria do Festival de Cinema de Arapiraca; Coordenador Pedagógico e Produtor Executivo do LABNAVI - Laboratório de Desenvolvimento de Roteiro do Agreste Alagoano, projeto que já fez 19 consultorias de roteiros alagoanos. 

Atualmente, como diretor e roteirista, está em finalização de seu primeiro telefilme, Movimento Perpétuo, contemplado no IV Edital de produção audiovisual do Estado de Alagoas, em pós-produção do telefilme Os Romeiros de Coutinho, projeto aprovado através do Edital de Audiovisual da prefeitura de Arapiraca em parceria com a Ancine e em desenvolvimento do longa-metragem de ficção Bando, projeto aprovado no VI Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, Prêmio Pedro da Rocha. 


  • Daiane Silva


Minibio: Daiane Silva é a nova diretora interina da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (DIMAS/FUNCEB/SECULTBA). Mestra em educação pela Universidade Federal da Bahia, Daiane tem mais de 15 anos como produtora audiovisual com grande atuação em cineclubes e em projetos exitosos como o Lanterninha. 



Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Av. Getulio Vargas, 798

Avenida Getulio Vargas, 798 Bairro Democracia

Ipiaú, BA

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

2 º Fórum de Audiovisual dos Interiores da Bahia

O 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia se expande para abraçar novas ações, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual no interior da Bahia. Além de debates sobre políticas públicas, atividades de formação, sempre com o foco na valorização da nossa cultura e da nossa gente, o evento realizará pitching e rodadas de negócios.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.