Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Mesa de abertura | Arte, educação e tecnologias: conectando saberes

Carregando recomendações...

Mesa de abertura | Arte, educação e tecnologias: conectando saberes

29 nov - 2024 • 18:30 > 29 nov - 2024 • 20:00

Evento encerrado

Mesa de abertura | Arte, educação e tecnologias: conectando saberes

29 nov - 2024 • 18:30 > 29 nov - 2024 • 20:00

Evento encerrado

Descrição do evento

ESCOLA DO OLHAR

12ª JORNADA DE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 
Cultura Visual e Digital em Redes


 A XII Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais tem como objetivo promover discussões e reflexões sobre práticas educativas que dialoguem com as mídias e tecnologias contemporâneas.

Neste século XXI, a cultura visual é transformada por novas interações e processos culturais, reconfigurando imaginários e criando possibilidades que enriquecem a relação entre objeto e espectador. Compreender esse ecossistema de sentidos, referências visuais e digitais, e ferramentas tecnológicas é essencial para desenvolver metodologias de aprendizagem que ampliem a percepção de mundo.

Ao focarmos nas relações étnico-raciais dentro do campo da educação e da cultura visual, estamos avançando para a produção de conhecimento que revela costumes e culturas, além de desafiar sistemas hierárquicos de difusão do saber, especialmente os que afetam povos historicamente marginalizados, como as comunidades negras e indígenas.

O trabalho da artista Gê Viana, que remixando imagens cria novas narrativas decoloniais, serve como inspiração para esta jornada. O evento propõe um convite à reflexão sobre os usos das mídias e tecnologias digitais, destacando práticas decoloniais e antirracistas que, embora possam parecer novas, na verdade reúnem saberes ancestrais dos povos negros e indígenas. Essa interseção entre tecnologia e ancestralidade sugere um caminho rico e plural para a educação, ressaltando a importância de integrar diferentes vozes e experiências no processo educativo.



Mesa de abertura: Arte, educação e tecnologias: conectando saberes
18h30 às 20h - Sala 2.3
Com Nina da Hora, Gê Viana, Joana Oscar (GERER-SME/RJ), Bruna Camargos (FRM - A Cor da Cultura)

Mediação: Priscilla Souza (Escola do Olhar)


Neste dia abriremos a nossa XII Jornada com uma aula magna sobre as relações entre cultura visual e cultura digital com referências no campo da arte, ciência e tecnologia, além de um papo com nossos parceiros no campo da educação para as relações étnico-raciais.


Nina da Hora

Primeiramente, meu sobrenome é Da Hora e posso provar com RG. Sou de Duque de Caxias, RJ. Cientista em Construção na vida, no diploma, Cientista da Computação pela PUC-Rio e Mestranda pela Unicamp. Pesquisadora de novas possibilidades na vida, traduzindo, pesquisadora na área de Pensamento Computacional. Criei duas iniciativas: o Computação da Hora e o Ogunhê Para aquietar meus questionamentos na educação e acabei criando a melhor versão de mim. Sou professora, pois está no sangue da minha família. sou colunista do MITTechReviewBrasil e GizModo e participo como Membro do Conselho Consultivo de Segurança do TikTok. Sempre Pesquisando Conteúdos, Escrevendo, Divulgando Ciência e sendo Hacker Antirracista. Cargo: Diretora Instituto da hora.


Gê Viana
Gê Viana nasceu em Santa Luzia, Maranhão, em 1986, mas vive e trabalha em São Luís. Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a artista produz colagens e fotomontagens, analógicas e digitais, inspiradas em acontecimentos da vida familiar e do cotidiano, confrontando a cultura colonizadora hegemônica e os sistemas de arte e comunicação.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Museu de Arte do Rio

Praça Mauá, 5 Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Escola do Olhar

A integração entre arte, história e educação é o horizonte do Museu de Arte do Rio, que, no trânsito propiciado por essa horizontalidade, concebe, potencializa e mantém públicas todas as suas ações. Para a instituição, é preciso continuamente atravessar a educação para se chegar à arte – é nesse sentido que, simbólica e fisicamente, a circulação do museu inicia-se pela Escola do Olhar.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.