Igor Willcox chega ao Mestres | série Masterclass para falar sobre a jornada do baterista. "O Baterista do futuro: caminhos para viver de música e criar sua própria arte", abordará aspectos musicais, mas também profissionais relacionados à educação e criação musical e a carreira de músico.
Liderando o Igor Willcox Quartet, o baterista reforça a potência de sua música, desde o início da sua trajetória. A herança musical vem de seu pai, Paulo César Willcox, respeitado maestro, arranjador, pianista e vibrafonista, e de sua mãe, a talentosa cantora Sonia Willcox.
Se a influência artística teve origem na família, é no mundo que ele consolida uma carreira de músico respeitado, destaque da música instrumental brasileira. Tocou e gravou com importantes nomes do jazz e da música brasileira, colaborando com os artistas Bocato, Bocato, Tony Lakatos, Rufus Reid, Bobby Militelo, Airto Moreira, Kwak Yoonchan, Frank Colon (Weather Report), Celso Pixinga, Carlos Tomati, Michel Leme, Marcinho Eiras, Michael Pipoquinha, Arismar e Thiago do Espírito Santo, Fernando Rosa, Sandro Haick, Mauricio Fernandes, Mauro Hector, Zerró Santos, Walmir Gil, Erik Escobar, Decebal Badila, Lanny Gordin, Rubem Farias, Zé Canuto, Bruno Alves, Glecio Nascimento, Saulo Martins, Vini Morales, Wagner Barbosa, Daniel Santiago, Marcelo Coelho, Michel Cury, Lupa Santiago e muitos outros.
Igor foi vencedor da categoria musicalidade da terceira edição do Batuka! Brasil - Concurso Nacional de Bateristas, em 1998, e se apresentou, como artista convidado, das edições de 1999 e 2003. Realizou workshops na Alemanha tendo como alguns mais importantes a Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt (Universidade de Musica de Frankfurt), Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Hamburg ( Universidade de música de Hamburgo) , entre outros.
Um marco significativo em sua carreira foi o lançamento de seu álbum com o trio New Samba Jazz em 2006, pelo selo suíço Altrisuoni Records. O trabalho recebeu excelentes críticas tanto na Europa, Ásia, Estados Unidos quanto no Brasil, estabelecendo-se como um dos Best Sellers do selo durante 4 anos. Em 2017, Igor Willcox lançou seu primeiro álbum solo e play-along intitulado "#1". Este álbum notável conta com colaborações de renomados músicos, como Bocato, Carlos Tomati, Vini Morales, Clayton Sousa, Glecio Nascimento, Rubem Farias, Bruno Alves, Erik Escobar, Jj Frannco, Fernando Rosa e Marcus Cesar.
#1 recebeu aclamação da crítica, com excelentes resenhas nos principais e mais populares sites de jazz do Brasil e do mundo, incluindo o prestigiado All About Jazz, World Music Report, Clube de Jazz, além do reconhecimento do renomado jornalista e crítico musical Carlos Calado (Folha de SP). A obra também conquistou uma indicação na lista dos melhores instrumentistas de 2017, do site "Melhores da Música Brasileira", ao lado de grandes nomes como Hermeto Pascoal e João Donato, evidenciando o talento e destaque de Igor Willcox no cenário musical. O álbum #1 é um testemunho impressionante da versatilidade e habilidade composicional do artista, consolidando sua posição como um dos principais nomes da música contemporânea.