25 jun - 2024 • 19:00 > 25 jun - 2024 • 21:30
25 jun - 2024 • 19:00 > 25 jun - 2024 • 21:30
Palestrantes convidados:
- Ramon Cosenza: Médico, doutor em ciências, consultor científico e professor no Núcleo de Mindfulness (NUMI)
- Cristina Gandra: Mestre em Psicologia Social pela UFMG, instrutora certificada no Núcleo de Mindfulness (NUMI)
Moderador:
Fábio Rocha: Médico especialista em psiquiatria e membro da Academia Mineira de Medicina. Mestre em Saúde Pública e Doutor em Ciências da Saúde.
Você já ouvir falar em Mindfulness? De acordo com especialistas, o termo que pode ser definido como Atenção Plena, é simplesmente a capacidade de prestar atenção consciente ao momento presente, com uma atitude de abertura e não julgamento. A prática muito utilizada para o autoconhecimento será tema do próximo Terça Cultural com o tema, Mindfulness: Saúde, Equilíbrio Mental e Bem-Estar, dia 25 de junho, às 19h, no Centro de Convenções e Eventos da AMMG. O evento é gratuito e aberto ao público.
O encontro terá as palestras do médico, doutor em ciências, consultor científico e professor no Núcleo de Mindfulness (NUMI); Ramon Cosenza e da psicóloga clínica, mestre em psicologia social pela UFMG e instrutora certificada pelo NUMI, Cristina Gandra. A moderação será do especialista em psiquiatria e membro da Academia Mineira de Medicina. Mestre em Saúde Pública e doutor em Ciências da Saúde., Fábio Rocha.
De acordo com Cosenza, muitas intervenções baseadas na prática têm sido propostas e ela é reconhecida, por inúmeras evidências científicas, como eficaz na redução do estresse, além de possibilitar maior equilíbrio emocional com uma presença mais ativa, que proporciona um aumento da sensação subjetiva de bem-estar. Atua ainda na capacidade de autorregulação, facilitando a adoção de comportamentos mais saudáveis no cotidiano, o que pode ser um componente crucial no manejo daquelas doenças.
O especialista explica que mais recentemente tem ficado claro que, além dos seus efeitos na saúde mental, tem uma ação benéfica também na parte física. “As doenças crônicas, que atualmente constituem o maior problema de nossa sociedade, são doenças relacionadas com o estresse e a sua redução com a prática de Mindfulness pode ajudar a prevenir ou mesmo combater essas doenças. Muitos estudos têm demonstrado que a ação antiestresse, uma interação mente/corpo, é abrangente e está relacionada não só a modificações no sistema nervoso, mas também no imunológico e na própria expressão gênica. Além disso, como se sabe, o estresse é um problema que afeta de forma insidiosa e insistente aos profissionais de saúde, que podem, portanto, se beneficiar da adoção dessa prática para proteger e melhorar a própria saúde física e mental.”
A diretora científica da AMMG, Sinara Mônica de Oliveira Leite, explica que o médico se vê bombardeado com inúmeros fatores estressantes: a angústia do humano, a profunda alteração nas relações de trabalho; a incorporação crescente de tecnologia o obrigando a atualizações diárias; a insatisfação e frustração dos pacientes com judicializações frequentes; além da desvalorização e desconstrução da medicina enquanto profissão – os prestadores de serviço exigem atendimentos cada vez mais rápidos, com eficiência maior e custos menores. “Numa realidade em que a conta não fecha, o médico se vê atordoado, e cada vez mais pressionado, incapaz de entregar o resultado esperado. A medicina nos faz viver num controle constante – do problema atual, do resultado do tratamento, da possível complicação ou efeitos colaterais, da falta de acesso ao recurso, muitas vezes, na completa impossibilidade de o fazermos.”
Dessa forma, Leite acredita que a angústia e a sensação de incapacidade são companheiras diárias, levando a um adoecimento ao qual todos estão expostos. “Aprender a introjetar, a se resgatar do tumulto, acalmar o coração, serenar a alma, voltando para o momento presente, talvez seja o modo mais eficaz de nos reequilibrarmos. O Mindfulness pode ser nossa possibilidade de autorresgate, em meio ao ruído global. Investir em autoconhecimento, ter noção dos limites, nos permitindo viver de forma plena o presente, com satisfação na realidade possível, pode ser nosso tratamento. O tema é de crucial importância!”
O que é
A prática inclui três pilares/atitudes que sustentam o início do treinamento: a auto-regulação da atenção; o direcionamento intencional da atenção ao momento presente e uma atitude aberta, curiosa, não reativa, gentil e compassiva em relação à experiência presente. Num primeiro momento trata-se de acolher e observar a experiência presente tal como ela se apresenta, sem apegar-se instantaneamente ao que é agradável ou desejável e sem rechaço automático e reativo ao que é desagradável ou indesejável.
Para que serve?
Pode ser benéfico tanto no que se refere à diminuição da sensação de estresse propriamente dito, quanto ao favorecimento de uma postura reflexiva diante desse estilo de vida habitual, levando a mudanças de perspectivas, escolhas e comportamentos.
Pode ser praticado por qualquer pessoa que demonstre interesse e que tenha preservadas suas funções neurocognitivas básicas, bem como não se encontre em fase aguda de algum transtorno psiquiátrico.
Benefícios
Fonte: Núcleo Numi
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesJoão Pinheiro, 161 Centro
Belo Horizonte, MG
AMMG
www.ammg.org.br<br /> comunicacao@ammg.org.br<br /> (31) 3247-1608
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.