Fale com o produtor

O evento já encerrou...

MINICURSO - FAMÍLIA MULTIESPÉCIE: teoria e prática

Carregando recomendações...

MINICURSO - FAMÍLIA MULTIESPÉCIE: teoria e prática

01 jul - 2024 • 19:00 > 05 jul - 2024 • 22:00

Evento presencial em QI 10, Brasília - DF
Evento encerrado

MINICURSO - FAMÍLIA MULTIESPÉCIE: teoria e prática

01 jul - 2024 • 19:00 > 05 jul - 2024 • 22:00

Evento presencial em QI 10, Brasília - DF
Evento encerrado

Descrição do evento

Objetivo do Curso: Capacitar advogados e profissionais do Direito a compreender melhor a forma de atuar em demandas com complexidades jurídicas associadas aos direitos da família multiespécie, direito da criança e do adolescente, direito da pessoa idosa, direito animal, notarial, civil, penal, empresarial e condominial, com foco na proteção dos direitos dos animais, explorando aspectos práticos e teóricos para uma advocacia mais eficiente e empática. Em síntese visa proporcionar uma base sólida para atuação ética e eficaz em demandas envolvendo animais e seus tutores no contexto familiar.

Duração: 5 dias, totalizando 15 horas de curso, com 3 horas diárias.

Metodologia: Combinação de aulas teóricas com análise de casos práticos, discussões em grupo, e atividades interativas. Uso de recursos multimídia para apresentação de conteúdo, além de material de apoio digital complementar (consulta e estudo). 

Organização: Comissão de Direito dos Animais e do Meio Ambiente da OAB/DF - SUBSEÇÃO DE TAGUATINGA.

Estrutura do Curso:

DIA 1 (01/07/2024): DIREITO ANIMAL E INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS FAMÍLIAS MULTIESPÉCIES


→ 19H00 ÀS 19H20 - APRESENTAÇÃO DO MINICURSO E ORIENTAÇÕES GERAIS.

→ 19H20 ÀS 20H40 - ARTHUR HENRIQUE DE PONTES RÉGIS (COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DOS ANIMAIS DA SECCIONAL DA OAB DO DISTRITO FEDERAL): Conceitos básicos e fundamentação do Direito Animal; Definição de direitos básicos que devem ser garantidos aos animais (vida, liberdade, integridade física e psicológica); Panorama do direito animal no Brasil e comparação com legislações internacionais; Animais de estimação como sujeitos de direito.

→ 20h40 ÀS 21H00 - INTERVALO E MOMENTO DE NETWORK

→ 21H00 ÀS 22H00 - SELMA LUIZ DUARTE (SECRETÁRIA ADJUNTA DA COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DOS ANIMAIS DA SECCIONAL DA OAB DO DISTRITO FEDERAL): Senciência Animal; Princípios de bem-estar animal, incluindo as "Cinco Liberdades" (liberdade de fome e sede, desconforto, dor, medo e comportamentos naturais); Direitos fundamentais dos animais no contexto familiar; Definição/reconhecimento legal de famílias multiespécies; Evolução das normativas que incluem animais como membro da família.


DIA 2 (02/07/2024): 
ANIMAIS, CRIANÇAS E IDOSOS - INTERAÇÕES QUE TRANSFORMAM VIDAS

→ 19H00 ÀS 20H40 - NAUANE BURITI (PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DEFESA E GARANTIA AOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA OAB - SUBSEÇÃO DE TAGUATINGA/DF):  Educação para a Empatia e o Respeito aos Animais; Prevenção de maus-tratos e violência por meio da intervenção precoce; Inserção de conteúdos sobre direitos dos animais e bem-estar animal nos currículos escolares; Desenvolvimento de projetos em escolas que incentivem o cuidado e respeito pelos animais, promovendo empatia e responsabilidade; Impacto psicológico positivo da convivência com animais na vida de crianças e adolescentes; Correlação entre maus-tratos a animais e comportamento violento em crianças e adolescentes.

→ 20H40 ÀS 21H00 - INTERVALO E MOMENTO DE NETWORK

→ 21H00 ÀS 22H00 - MIRYAN HELLEN GUIMARÃES DE SOUSA (PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES - SUBSEÇÃO DE TAGUATINGA/DF): Benefícios da interação e impactos da separação abrupta do idoso e seus animais de estimação; Aspectos jurídicos e sociais; Considerações sobre herança e inclusão de animais em testamentos.

DIA 3 (03/07/2024): LEGISLAÇÃO PENAL APLICADA AO DIREITO DOS ANIMAIS E DIREITO CONDOMINIAL INCIDENTE EM SITUAÇÕES ENVOLVENDO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

→ 19h00 ÀS 20h00 - CAMILLA BEATRIZ VIANA FARIAS (SECRETÁRIA ADJUNTA DA COMISSÃO DE DIREITO DOS ANIMAIS E DO MEIO AMBIENTE DA OAB - SUBSEÇÃO DE TAGUATINGA/DF): Princípios Gerais do Direito Animal; Legislação Penal de Proteção Animal - Tipos de Crimes; Sanções e Punições; Casos de Reincidência; Educação e Conscientização; Técnicas de mediação e resolução de conflitos em casos envolvendo direitos de animais e famílias multiespécies; Estratégias para advogar na defesa dos direitos dos animais e de seus tutores.

→ 20H00 ÀS 20H40 - CÉLIA REGINA (PRESIDENTE DA COMISSÃO DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DA OAB - SUBSEÇÃO DE TAGUATINGA/DF): Teoria do link (conexão entre a violência contra animais e a violência doméstica, incluindo abuso infantil, abuso de idosos e violência entre parceiros íntimos); Ciclo da Violência; Uso de Animais como Ferramentas de Coerção; Ordem de Restrição: Inclusão de animais de estimação em ordens de restrição para garantir que agressores não possam ameaçar ou ferir os animais das vítimas.


→ 20H40 ÀS 21H00 - INTERVALO E MOMENTO DE NETWORK → 21h00 ÀS 22H00 - SOLANGE (PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITO CONDOMINIAL DA OAB - SUBSEÇÃO DE TAGUATINGA/DF) Legislação condominial relevante ao contexto dos animais; Direitos e deveres dos condôminos em relação à posse de animais; Resolução de conflitos envolvendo animais em condomínios; 
Condomínio e Convivência Harmoniosa com animais.


DIA 4 (04/07/2024): OS ANIMAIS E O DIREITO CIVIL, REGISTRO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO E IMPORTÂNCIA DAS EMPRESAS PET FRIENDLY.

→ 19H00 ÀS 20H10 - JÉSSICA LOIANE DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE (PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITO CIVIL DA OAB - SUBSEÇÃO DE TAGUATINGA/DF): Responsabilidades e deveres legais dos tutores de animais; Procedimentos jurídicos em casos de maus-tratos e abandono; Custódia e guarda de animais em casos de separação ou divórcio; Direito de visitas; Pensão alimentícia; Implicações legais de danos causados aos animais em contexto familiar.


→ 20H10 ÀS 20H40 - STELLA DE LIMA FELIX (PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITO NOTARIAL DA OAB - SUBSEÇÃO DE TAGUATINGA/DF): Registro de animais de estimação pelos cartórios extrajudiciais.


→ 20H40 ÀS 21H00 - INTERVALO E MOMENTO DE NETWORK


→ 21H00 ÀS 22H00 - STHEFANY HELLEN DE BRITO VILAR (PRESIDENTE DA COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA DA OAB/SUBSEÇÃO DE TAGUATINGA/DF): Melhoria do Ambiente de Trabalho; Atração e Retenção de Talentos; Aumento da Produtividade; Fortalecimento das Relações Interpessoais; Bem-Estar dos Animais (redução de isolamento e estresse); Considerações Práticas e Políticas; Desafios e Soluções.


DIA 5 (05/07/2024): VIAGENS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO E ENCERRAMENTO DO MINICURSO


→ 19H00 ÀS 20H40 - BRUNA BARBOSA AZEVEDO (PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITO DOS ANIMAIS E DO MEIO AMBIENTE DA OAB - SUBSEÇÃO DE TAGUATINGA/DF): Requisitos legais, Documentação necessária, Transporte e Logística, Saúde e Segurança; Conforto durante a viagem, acomodação em destino e adaptabilidade do animal; Legislação e Normas aplicadas; Animal de Apoio Emocional;  Cão-guia; Breve estudo de casos reais.


→ 20H40 ÀS 21H00 - INTERVALO E MOMENTO DE NETWORK


→ 21H00 ÀS 22H00 - ENCERRAMENTO Discussão sobre tendências recentes e futuras alterações legislativas; Momento para sanar dúvidas dos estudantes; Sorteio; Agradecimentos.



SERÁ FORNECIDO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO



EVENTO 100% PRESENCIAL


LOCAL: Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal - Taguatinga.

QI 10, Lote 54, Setor Industrial - Taguatinga, Brasília - DF, 72135-100



Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

QI 10

Setor Industrial , 54, Setor Industrial Taguatinga, Taguatinga

Brasília, DF

Termos e políticas

Sobre o produtor

Com. de Dir. dos Animais e do M. Amb. da OAB/DF - Sub. Tag.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.