13 nov - 2024 • 20:00 > 13 nov - 2024 • 22:00
13 nov - 2024 • 20:00 > 13 nov - 2024 • 22:00
MONGA | Jéssica Teixeira | Ceará - !PULSA! Movimento Arte Insurgente 3ª edição - Belém - PA
Teatro Waldemar Henrique | dias 12 e 13 de novembro* | horário: 20h | duração: 90 minutos | classificação indicativa: 18 anos
*Sessões com recursos de acessibilidade, interpretação em Libras.
*Este espetáculo contém cenas de nudez.
Este é um evento gratuito, feito para toda a comunidade, com dinheiro público. Faça sua reserva se realmente puder estar presente. É sua responsabilidade usar um bem público, não tire a chance de outra pessoa participar da atividade.
"Você se imagina com 100 anos?". Essa é a primeira pergunta do espetáculo MONGA. A partir dela, Jéssica Teixeira usa múltiplas ferramentas teatrais para, a um só tempo, propor um mergulho no passado, na história de Julia Pastrana (1834-1860), mexicana que ficou conhecida vulgarmente como mulher-macaco e se tornou uma das grandes inspirações para os Freak Shows e circos espalhados pelo mundo, e questionar, por meio de sua própria história, os padrões de nosso imaginário. Refletindo e provocando o público sobre a imagem/história de Julia, a atriz em cena mistura o erótico e o ridículo, e a peça é tomada pelo gênero do terror psicológico com doses de riso nervoso e constrangimento.
Jéssica Teixeira é multiartista, graduada em Licenciatura em Teatro (2013) e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (2018). Faz do seu corpo estranho sua principal matéria prima de investigação dramatúrgica e cênica, no qual gerou seu primeiro solo E.L.A (2019), que segue em circuito nacional e internacional. Atuou nos curtas Partindo do Princípio de que a Terra é Plana, Sou Toda Curva e Desvio (2023), Possa Poder (2022) e Curva Sinuosa (2021), no longa Assexybilidade (2023) e na série Os Outros (2023)..
Ficha técnica:
Direção geral, dramaturgia e atuação: Jéssica Teixeira
Direção de arte: Chico Henrique
Direção musical: Luma
Direção técnica e iluminação: Jimmy Wong
Videoartista e operação de câmeras: Cecília Lucchesi
Luz da primeira abertura de processo: Aline Rodrigues
Música do início: Real Resiste, de Arnaldo Antunes
Texto gravado: Entre Fechaduras e Rinocerontes
Montagem e contrarregragem: Aristides de Oliveira
Produção: Rodrigo Fidelis, Gabi Gonçalves e Corpo Rastreado
Criação: Catástrofe Produções e Corpo Rastreado
---
Projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Patrocínio: Instituto Cultural Vale
Parceria institucional: Fundação Cultural de Belém, Prefeitura Municipal de Belém, Fundação Cultural do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará.
Apoio Cultural: IBT – Instituto Brasileiro de Teatro
Realização: Olhares Instituto Cultural, Outra Margem, Ministério da Cultura e Governo Federal - União e Reconstrução.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Presidente Vargas, 645 Campina
Belém, PA
Olhares Instituto Cultural
A Olhares Instituto Cultural é uma associação privada de caráter cultural, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a educação por meio de ações culturais, no intuito de contribuir para o desenvolvimento da cidadania e para a democratização da arte. Sua área de atuação abrange o fomento aos mais diversos intercâmbios de saberes, assim como a realização de assessoria e gestão de eventos e de equipamentos culturais. https://olharesinstituto.org/
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.