03 abr - 2025 • 14:00 > 05 jun - 2025 • 18:30
03 abr - 2025 • 14:00 > 05 jun - 2025 • 18:30
UMA OPORTUNIDADE DE CONHECER MAIS SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA I O Centro Audiovisual (CAud), unidade do Museu/ Funai localizada em Goiânia, vai realizar uma Mostra de Filmes do FICA 2024, de 3 de abril e a 5 de junho, sempre às quintas-feiras. Serão exibidos 11 filmes participantes do festival.
As mostras do FICA exibem um recorte do que há de mais novo e relevante em filmes que tratam da relação entre ser humano e natureza. A 25ª edição do festival, realizada 11 a 16 de junho de 2024, contou com apoio do Museu/Funai e foi a primeira a apresentar uma Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais.
A seleção que será exibida no CAud conta com cinco produções com temática indígena:
• “Floresta - Um Jardim que a Gente Cultiva” revela um novo olhar sobre as relações entre floresta e povos indígenas e seu papel fundamental no combate à crise climática para a garantia da nossa própria existência;
• “Bibiru: Kaikuxi Panena” conta a história de Bibiru, cachorro que ficou sem sorte na caçada, e a tentativa de seu dono, Waranaré Wayana, de curá-lo para voltarem a caçar juntos;
• “Patxohã: linguagem de um povo guerreiro” aborda a luta do Povo Pataxó para revitalizar sua cultura e língua, o Patxohã;
• “Línguas da floresta” faz uma imersão na diversidade cultural amazônica através da história, das vivências e contradições de homens e mulheres que se dedicaram ao estudo das línguas dos povos indígenas dessa imensa região, com destaque para o município de São Gabriel da Cachoeira;
• “De Longe Toda Serra é Azul” apresenta a narrativa do indigenista Fernando Schiavini sobre sua experiência. Ele revisita lugares e aldeias por onde passou na década de 70, época em que pouco se conhecia sobre o chamado “Brasil profundo”.
O festival é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Nos dias 03 e 17 de abril, 15 e 29 de maio, serão exibidos seis filmes: Consumidos; Big Bang Henda; Floresta - Um Jardim que a Gente Cultiva; Bibiru: Kaikuxi Panena; The Water Manifesto: Osun e Little Baluches.
Já nas quintas-feiras alternadas, dias 10 e 24 de abril e 8 e 22 de maio e 5 de junho, estão programados cinco filmes: Patxohã: linguagem de um povo guerreiro; Itu Ninu; Línguas da Floresta; Utopia Tropical e De Longe Toda Serra é Azul.
Obs.: No dia 1° de maio não haverá exibições.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAlameda Leopoldo de Bulhões, sn, Quadra 3, Lotes 1-4, Setor Pedro Ludovico
Goiânia, GO
Centro Audiovisual
O Centro Audiovisual (CAud) é uma moderna estrutura da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), localizada em Goiânia - GO e gerida pelo Museu Nacional dos Povos Indígenas. O objetivo do Centro é oferecer formação continuada e complementar a estudantes e profissionais indígenas em novas técnicas de produção e edição de mídias digitais, bem como exibir produtos artístico-culturais produzidos por eles, oferecendo à comunidade a oportunidade de acesso à sua diversidade e riqueza cultural.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.