O curso será via Zoom e o link de acesso será enviado aos participantes com uma semana de antecedência.
MURILO MENDES: POESIA VISIONÁRIA E MÚLTIPLA
com Valmir de Souza
10, 17, 24 e 31 de março
19 às 21h
“Não sou meu sobrevivente, sou meu contemporâneo.”
Murilo Mendes
Referência para muitos poetas de hoje, Murilo Mendes (1901-1975) se destaca no quadro da poesia brasileira pela pluralidade de sua obra e por ser um verdadeiro visionário no seio do modernismo brasileiro. Em sua produção, o poeta mineiro-universal dialogou com várias formas sociais e religiosas, trabalhando com grandes tradições da literatura ao mesmo tempo em que se apropriava das contribuições das vanguardas. Desenvolveu uma voz poética muito própria, às vezes satírica, às vezes séria, em que a visão de mundo religiosa se combina a uma postura irreverente, de contestação à uniformização cultural do mundo.
Este curso faz um panorama da vida e obra de Murilo Mendes, orientando-se por alguns eixos fundamentais de sua poética: história, surrealismo, vanguardas, memória, cidades, religião, essencialismo, espaço. Com especial atenção para o diálogo de seus textos — inclusive aqueles em prosa — com cidades brasileiras e internacionais, e com o Brasil de forma geral, o curso explora como o poeta lidou com a história e o espaço em seus poemas. As aulas incluem análises de poemas selecionados, e de livros como Contemplação de Ouro Preto e A idade do serrote, buscando sondar nesses textos os sentidos existenciais e culturais da poesia muriliana.
CRONOGRAMA
Aula 1
Apresentação da vida e obra muriliana
História do Brasil e discurso oficial
Aula 2
Metamorfoses do tempo e do espaço
Religiosidade
Aula 3
Memória poética do espaço: as cidades históricas e os modernistas
E outras cidades
Aula 4
Poesia no contemporâneo
Murilo e as artes
Valmir de Souza é professor, pesquisador e ensaísta. Fez mestrado e doutorado em letras na USP, na área de literatura comparada e teoria literária, com a tese “Murilo Mendes: da história satírica à memória contemplativa”. Pesquisador no Programa de Pós-Doutorado de Gestão Pública da EACH/USP, é atualmente professor adjunto da Universidade de Guarulhos e professor doutor da FIG/UNIMESP de Guarulhos. É autor do livro Cultura e literatura: diálogos, e de vários textos sobre política cultural, literatura, cultura e educação, entre eles, “História e literatura: uma relação de amor e ode em História do Brasil de Murilo Mendes” e “Memória poética do espaço: Ouro Preto por Murilo Mendes” (Revista Estudos Históricos), “Memória poética e esquecimento em História do Brasil e Contemplação de Ouro Preto de Murilo Mendes” (Revista Ipotesi).
O curso será via Zoom e o link de acesso será enviado aos participantes com uma semana de antecedência.