ESPETÁCULO NA LONA DE BENJAMIM REFAZ PASSOS DO PALHAÇO NEGRO BENJAMIM DE OLIVEIRA
Nova montagem do Coletivo Catappum! – vencedor do Troféu Picadeiro na categoria Palhaçaria com o espetáculo Catappum! – traz ao palco samba, músicas do congado mineiro, folias de reis, mágicas, números cômicos, teatro de revista, radionovela e melodrama para reviver as memórias do circo-teatro brasileiro e dar protagonismo a palhaçaria preta.
Com direção de Mafalda Pequenino e dramaturgia de Chico Vinicius e Fagner Saraiva, que estão em cena ao lado de Monique Salustiano, Jéssica Turbiani e Raquel Gandolfi, NA LONA DE BENJAMIM não é um espetáculo biográfico, mas uma homenagem ao próprio multiartista e aos artistas negros da época.
SINOPSE:
No palco, uma trupe de palhaçaria que viaja no tempo/espaço remendando histórias do passado em busca da herança de Benjamim, encontra uma velha lona de circo, onde existe um morador desmemoriado que não lembra sobre a sua história, muito menos a de Benjamim. Com samba, músicas do congado mineiro, folias de reis, mágicas, números cômicos, teatro de revista, radio novela e melodrama, a trupe embarca nas memórias do circo-teatro brasileiro para combater o surto de desmemória aguda.
SERVIÇO:
De 30 de janeiro a 9 de fevereiro, quinta-feira a sábado às 21h e domingo às 20h.
Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo.
14 anos | 90 minutos | Ingressos gratuitos.
FICHA TÉCNICA:
Direção – Mafalda Pequenino. Dramaturgia – Chico Vinícius e Fagner Saraiva. Elenco – Chico Vinicius, Fagner Saraiva, Monique Salustiano, Jéssica Turbiani e Raquel Gandolfi. Assistentes de Direção – Chico Vinícius e Fagner Saraiva. Direção Musical, Arranjos e Sonoplastia – Di Ganzá. Músicos Intérpretes – Danilo Rocha, Cauê Silva e Monique Salustiano. Figurinista – Karine Lopes. Equipe de Figurino – Geny Ribeiro, Yas Santos, Bioncinha de Oliveira, Jeancely Castillo, Felipe Lara e Beatriz Ri. Cenário – Clau Carmo. Pintura de Arte – Alexandra Siqueira e Clau Carmo. Cenotécnico – Casa Malagueta. Visagismo e Maquiagem – Roberto Reis. Perucaria – Silva Rocha Penteados e Michele Barbosa. Iluminador – Rodrigo de Sousa. Técnico de Som – Adriano Almeida. Direção de Arte – Fagner Saraiva. Preparador Acrobático – Gui Awazu. Preparador Corporal – Ricardo Rodrigues. Preparadora de Canto e Voz – Glaucia Verena | Lab Voz. Preparadora Instrumental – Girlei Miranda. Social Mídia – Fagner Saraiva. Criador de Conteúdo para Redes Sociais – Bruno Sperança. Designer Gráfico – Marcos Fellipe. Contrarregras – Su Martins e Doug Vendramini. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Direção de Produção – Chico Vinicius. Assistente de Produção – Nathalia Mafort. Produção Executiva – Jean Salustiano.
SOBRE O COLETIVO CATAPPUM:
Com interesse em elaborar um trabalho que tivesse como ponto de partida a representatividade preta dentro da palhaçaria, do circo-teatro e das comicidades é que nasce o Coletivo Catappum em 2015, majoritariamente negro. Fagner Saraiva, Chico Vinícius, Mafalda Pequenino e Monique Salustiano com suas experiências somadas trouxeram a estética preta para dentro do picadeiro na primeira montagem do coletivo com a dramaturgia também chamada "Catappum!" de Fagner Saraiva e Chico Vinícius. Montagem esta que percorreu por todas as regiões de São Paulo e algumas cidades do interior do estado, em festivais, circulações em aparelhos da Secretaria Municipal de Cultura e unidades do Sesc do interior e capital de São Paulo. A partir desse trabalho o interesse do coletivo foi desenvolver uma pesquisa voltada para o público infantojuvenil e seus pais, onde a comicidade e a ancestralidade dos corpos pretos pudessem ser protagonistas. Atualmente o coletivo foi contemplado com a 42ª edição do Edital de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo, com o projeto de pesquisa chamado Na Lona de Benjamin de Oliveira têm comicidades e palhaçarias negras, que resultou no segundo espetáculo do grupo Na Lona de Benjamim e outras ações.