22 abr - 2025 • 14:00 > 29 abr - 2025 • 16:00
22 abr - 2025 • 14:00 > 29 abr - 2025 • 16:00
4 aulas com total de 8 horas
Datas: 22, 24, 28 e 29 de abril, das 14:00 às 16:00
O que é o curso?
A produção cultural é um campo em constante evolução, exigindo que os profissionais estejam sempre atualizados em relação às tendências, legislações e práticas de mercado. Muitos aspirantes a produtores culturais encontram dificuldades para iniciar seus projetos devido à falta de conhecimento sobre os processos envolvidos, desde a concepção até a captação de recursos e execução. Ofereceremos todas as bases necessárias para que você possa conhecer a produção cultural em sua totalidade e encontrar caminhos para desenvolver seus próprios projetos ou ainda contribuir com propostas para outros fazedores de cultura e profissionais da área.
O que você aprenderá?
Em 4 aulas de 2 horas, você terá contato com os principais conceitos, ferramentas e desafios do setor cultural, proporcionando uma compreensão prática e estratégica da produção cultural no Brasil:
1) Introdução à produção cultural: serão abordados temas como definição e abrangência do conceito de produção cultural; histórico da produção cultural no Brasil; áreas de atuação; exemplos práticos de produção cultural; o papel do produtor cultural; habilidades necessárias, funções e responsabilidades; ética e profissionalismo na atividade; relação com artistas e equipe técnica; e o perfil do produtor cultural de sucesso.
Você conhecerá o panorama do setor cultural no Brasil, as políticas culturais e sua evolução, o impacto econômico e social da Cultura, instituições e órgãos de apoio à cultura, cenário atual da produção cultural, tendências e desafios para os próximos anos, burocracia e legislação cultural, sustentabilidade financeira de projetos, formação de público e engajamento e diversificação de fontes de financiamento.
2) Planejamento e gestão de projetos culturais: você aprenderá como se dá a estruturação de projetos culturais; quais os elementos essenciais de um projeto e a identificação de demandas culturais; planejamento estratégico e gestão de riscos; ferramentas de planejamento, definição de objetivos, metas e público-alvo; e estabelecimento de metas SMART.
Você conhecerá formas de pesquisa e análise de mercado cultural, os indicadores de desempenho e o alinhamento com políticas culturais; as ferramentas de planejamento; construção de orçamento e cronograma; gestão financeira do projeto, gestão de recursos humanos, controle de custos e despesas; prestação de contas e indicadores de sucesso; documentação financeira, relatórios e indicadores de impacto; e comunicação de resultado.
3) Captação de recursos e leis de incentivo: neste módulo serão apresentadas todas as ferramentas para que você possa conhecer em detalhe temas como fontes de financiamento cultural, fundos de cultura, patrocínio privado, crowdfunding, editais e prêmios, leis de incentivo (Rouanet, ProAC, LIC etc.) e todas as estratégias e procedimentos necessários para que sua produção seja um sucesso.
4) Comunicação e Marketing Cultural: aula essencial para que você conheça todas as estratégias de comunicação para projetos culturais, o planejamento de comunicação, a criação de narrativas impactantes, o uso das mídias sociais e do marketing digital, entre outros temas, concluindo o seu ciclo de aprendizado com a formatação essencial de uma proposta para um projeto cultural de sua escolha.
Para quem é o curso?
O curso é destinado a estudantes e profissionais da cultura, indústria e economia criativas, artes e entretenimento, em qualquer etapa ou segmento da atividade que sintam a necessidade de adquirir uma visão detalhada e em profundidade da produção cultural; para empreendedores criativos e gestores culturais, organizadores de eventos, festivais e exposições; artistas e criadores que desejam produzir seus próprios projetos ou adquirir conhecimento para atuar com prestadores de serviços do mercado; qualquer pessoa interessada no universo da produção cultural.
Requisitos e materiais
Indicado a pessoas acima de 16 anos.
Vitor Souza
Profissional com vasta experiência na gestão pública, consultorias e produtoras culturais, especialista em planejamento estratégico, captação de recursos, gestão de projetos artísticos e leis de incentivo à cultura.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Guarani, 266, 1º andar, Bom Retiro
São Paulo, SP
Pacová - Música e Cultura
Somos uma empresa com vasta experiência na difusão cultural, convicta de que as Artes Visuais e a Música são excelentes ferramentas para o aperfeiçoamento humano. Buscamos auxiliar o desenvolvimento de pessoas de todas as idades e origens a partir do conhecimento que podem adquirir por meio de atividades como cursos livres, recitais e apresentações musicais nos mais diversos formatos, educação formal, visitas a museus e centros culturais e muitas outras que integram os seus cotidianos.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.