12 abr - 2025 • 20:00 > 12 abr - 2025 • 21:30
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Últimos Ingressos!
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Ministério da Cultura e Grupo Bali apresentam a peça:
O Julgamento de Zé Bebelo
Última obra da Trilogia Grande Sertão: Veredas, que apresenta um painel completo da
obra-prima de Guimarães Rosa.
A temporada marca a estreia, de peças para o público adulto, da Mostra
Teatral de Brasília
Nos
dias 12 e 13 de abril, o Teatro do Brasília Shopping recebe
releitura teatral que fecha a Trilogia Grande Sertão: Veredas,
uma adaptação da obra imortal de João Guimarães Rosa. O projeto,
com direção do renomado Amir Haddad, é protagonizado e foi idealizado
por Gilson de Barros.
Aclamada
pela crítica e indicada ao Prêmio Shell Rio 2023, a trilogia
emociona o público com sua profundidade e riqueza linguística. Os três
espetáculos: "Riobaldo"; "No Meio do Redemunho";
e "O Julgamento de Zé Bebelo" formam um painel completo da
obra-prima de Guimarães Rosa.
"O
Julgamento de Zé Bebelo" retrata
um dos momentos mais poderosos da narrativa original da obra literária. A peça,
narra o confronto entre a lei dos homens e a lei do sertão quando Zé Bebelo, um
líder jagunço derrotado, exige um julgamento justo em vez da execução sumária
tradicional.
Nesta cena emblemática, Joca Ramiro, o "chefe dos chefes", assume o papel de juiz improvisado, criando um curioso sistema de justiça paralela. "Esta cena é um microcosmo da sociedade", analisa Haddad. "Zé Bebelo, ao exigir seu direito a um julgamento, traz para o mundo violento dos jagunços um lampejo de civilização, mesmo que à sua maneira".
Barros, que interpreta vários personagens na peça, destaca: "Há um momento em que Zé Bebelo diz 'Se vou morrer, quero morrer de direito'. Essa fala resume toda a complexidade moral que Rosa via no sertão".
Na oportunidade de sua vinda a Brasília, Gilson de Barros brinda o público com sessões de "Riobaldo", às 19h, e de "No Meio do Redemunho", às 20h30, na sexta-feira, dia 11. As duas primeiras montagens que compõem a Trilogia.
Em Riobaldo, Barros narra uma trajetória marcada por três amores fundamentais do ex-jagunço. Primeiro, Diadorim, o companheiro de jagunçagem que esconde um segredo transformador e leva Riobaldo a fazer um pacto com o diabo. Depois, Nhorinhá, representando o amor carnal e sem julgamentos, em contraste com Otacília, que simboliza a redenção e a possibilidade de uma vida pacífica.
E "No Meio do Redemunho" já apresenta um Riobaldo envelhecido, agora fazendeiro, que estabelece um diálogo direto com o público num debate filosófico sobre a existência do diabo. A peça mistura contos populares do sertão com reflexões profundas sobre o bem e o mal, usando a linguagem única de Rosa para criar uma experiência quase hipnótica.
Os
três espetáculos compartilham uma abordagem cênica minimalista, onde a palavra
de Guimarães Rosa é a verdadeira protagonista. "Optamos por não poluir o
texto com excessos visuais", explica Haddad. "A força está na
linguagem Roseana - cada palavra é como um tijolo construindo esse universo
único". A iluminação cuidadosa e o trabalho vocal meticuloso de Gilson de Barros
completam o quadro, transportando o público para o sertão mítico criado por um
dos maiores gênios da literatura brasileira.
Os artistas: mestres do teatro brasileiro
A direção de Amir Haddad, um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro, co-fundador do Teatro Oficina nos anos 1950 e pioneiro da cena experimental, garante uma abordagem inovadora e profunda da obra roseana. Com seis décadas de carreira, Haddad já dirigiu clássicos como "A Incubadeira" e "O Mercador de Veneza", trabalhando com grandes nomes como Andrea Beltrão e Ney Matogrosso.
Gilson
de Barros, com mais de
40 anos de carreira, consolida-se como um dos maiores intérpretes de Guimarães
Rosa no palco. Formado pela UNIRIO, já trabalhou com diretores lendários como
Augusto Boal e Domingos Oliveira. Sua dedicação à obra de Rosa rendeu-lhe a
indicação ao Prêmio Shell 2023, confirmando sua maestria em traduzir para o
teatro a complexa linguagem do autor.
Ficha técnica: Recorte e atuação: Gilson de Barros | Direção: Amir Haddad | Cenário e direção de arte: José Dias | Cenário e figurinos: Karlla de Luca | Iluminação: Aurélio de Simoni | Programação visual: Guilherme Rocha, Mikey Vieira e Pedro Azamor | Técnico: Mikey Vieira e Pedro Azamor | Realização: Barros Produções Artísticas Ltda.
Serviço:
Mostra
Teatral de Brasília
“O Julgamento
de Zé Bebelo”,
Local: Teatro Brasília Shopping
Endereço: SCN Quadra 05 - Asa Norte
Temporada dias
12 e 13 de abril, sábado e domingo, às 20h
Duração: 60
minutos
Ingressos: R$ 45,00
(meia) e R$ 90,00 (inteira)
Ingressos populares (sujeito a lotação): R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira)
Vendas pela Sympla
Classificação
indicativa: não recomendado para menores de 16 anos
Informações: https://www.instagram.com/teatrobrasiliashopping/
“Riobaldo”,
sexta-feira, 11/4, às 19h
“No Meio do
Redemunho”, sexta-feira, 11/4, às 20h30
A Mostra
Teatral de Brasília é apresentada pelo Ministério da Cultura e
Grupo Bali, via Lei Rouanet, com patrocínio da Paulo
Octávio Investimentos e apoio do Brasília Shopping.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSHCGN 705 Bl. A Asa Norte
Brasília, DF
ESTRELLA CULTURA E ARTE
A Estrella Cultura & Arte tem como missão valorizar a cultura como pilar essencial para o desenvolvimento social. A empresa acredita que, para alcançar seu potencial transformador, a cultura precisa ser vista como um setor sério e profissional. Seu objetivo é transformar essa percepção, oferecendo experiências autênticas e envolventes, ao mesmo tempo em que destaca a importância de um olhar sensível e comprometido para sua valorização econômica e social.
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