Os legisladores, funcionários e demais cidadãos que convivem nas casas legislativas necessitam de informações para diversas finalidades: fazer propostas legislativas, realizar discussões sobre matéria política; comunicar como eficiência e eficácia com o eleitorado, proporcionar um sistema de fiscalização dos programas governamentais, realizar suas atividades profissionais, obter informações sobre o processo legislativo e recursos informacionais para o seu lazer, desenvolvimento pessoal e profissional.
As bibliotecas parlamentares são planejadas para: auxiliar os parlamentos a alcançarem os seus objetivos, contribuir para a promoção da transparência e prestação de contas e atender às necessidades informacionais dos legisladores, funcionários e cidadãos por meio de fornecimento de informações precisas, oportunas e imparciais. Elas se materializam de formas diferentes em termos de dimensão, orçamento, recursos humanos, instalações, sofisticação tecnológica e níveis de produtos e serviços oferecidos.
Objetivos
- Demonstrar a contribuição das bibliotecas parlamentares para as instituições as casas legislativas e para a sociedade;
- Promover troca de experiências e estabelecer vínculos com os profissionais que atuam nas bibliotecas parlamentares;
- Proporcionar espaço de debates sobre ações e projetos desenvolvidos pelas bibliotecas parlamentares localizadas no Estado de São Paulo.
Público Alvo
Profissionais e estudantes das áreas de Biblioteconomia e Arquivologia, pesquisadores e professores dos cursos de graduação (Biblioteconomia e Arquivologia) e pós-graduação (Ciência da Informação, Estudos Legislativos, Direito Parlamentar e Processo Legislativo), legisladores, funcionários das casas legislativas, pesquisadores e munícipes.
Estrutura da Atividade
O evento será realizado na modalidade presencial no dia 23 de abril a partir das 14h, na sede da Câmara Municipal de São Paulo, e também terá transmissão simultânea no canal do YouTube da Rede Câmara SP.
Certificação
Na modalidade PRESENCIAL mediante check-in na recepção do evento; na modalidade ONLINE mediante preenchimento de formulário de reação a ser enviado por e-mail aos inscritos.
Data
23/04/2024
Local
Câmara Municipal de São Paulo, Sala Sérgio Vieira de Mello
Programação
14h - Mesa de Abertura
- Adriana Cybelle Ferrari - Vice-Presidenta da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da informação e Instituições
- Regina Céli Sousa - Coordenadora do Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo
- Ubirajara Prestes - Secretário de Documentação da Câmara Municipal de São Paulo
- Gustavo Dias - Diretor-Presidente da Escola do Parlamento
14h30 - Palestra de abertura “Contribuições das bibliotecas parlamentares para o desenvolvimento sustentável e o combate às desigualdades”
- Janice Silveira - Diretora da Biblioteca da Câmara dos Deputados- Coordenadora do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Parlamentares da FEBAB, diretora da Biblioteca da Câmara dos Deputados
15h30 - Mesa Redonda “Bibliotecas Parlamentares: multifuncionalidade e novas dinâmicas”, com as conferências:
- “A Casa de Leis paulista e suas bibliotecas”, Adriana Azenha Barilon - Bibliotecária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
- “A Biblioteca Jurídica da Câmara de São Carlos como instrumento de fortalecimento da cidadania e Direitos”, José Carlos B. Júnior - Bibliotecário da Câmara Municipal de São Carlos
- "SisLeg - Sistema de Legislação da Câmara Municipal de Santo André", Daisy Iga Fornaziero - Bibliotecária da Câmara Municipal de Santo André
- “Biblio o quê? Como um bibliotecário atua em um CEDOC de um Legislativo Municipal”, Marcelo R. Silva - Bibliotecário da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo
Mediação: Hugo Oliveira Pinto e Silva- bibliotecário da Câmara Municipal de São Paulo
18h - Encerramento
Direção Acadêmica
Ubirajara Prestes (Secretaria de Documentação CMSP)
Marcelo Succi (Escola do Parlamento)
Coordenação
Hugo Oliveira Pinto e Silva (Secretaria de Documentação CMSP)
Pedro Lopes Campos (Escola do Parlamento)