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O papel das Bibliotecas Parlamentares como impulsionadoras do exercício da cidadania e democracia

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O papel das Bibliotecas Parlamentares como impulsionadoras do exercício da cidadania e democracia

23 abr - 2024 • 14:00 > 23 abr - 2024 • 18:00

Evento encerrado

O papel das Bibliotecas Parlamentares como impulsionadoras do exercício da cidadania e democracia

23 abr - 2024 • 14:00 > 23 abr - 2024 • 18:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Os legisladores, funcionários e demais cidadãos que convivem nas casas legislativas necessitam de informações para diversas finalidades: fazer propostas legislativas, realizar discussões sobre matéria política; comunicar como eficiência e eficácia com o eleitorado, proporcionar um sistema de fiscalização dos programas governamentais, realizar suas atividades profissionais, obter informações sobre o processo legislativo e recursos informacionais para o seu lazer, desenvolvimento pessoal e profissional.

As bibliotecas parlamentares são planejadas para: auxiliar os parlamentos a alcançarem os seus objetivos, contribuir para a promoção da transparência e prestação de contas e atender às necessidades informacionais dos legisladores, funcionários e cidadãos por meio de fornecimento de informações precisas, oportunas e imparciais.  Elas se materializam de formas diferentes em termos de dimensão, orçamento, recursos humanos, instalações, sofisticação tecnológica e níveis de produtos e serviços oferecidos.

Objetivos

- Demonstrar a contribuição das bibliotecas parlamentares para as instituições as casas legislativas e para a sociedade;
- Promover troca de experiências e estabelecer vínculos com os profissionais que atuam nas bibliotecas parlamentares;
- Proporcionar espaço de debates sobre ações e projetos desenvolvidos pelas bibliotecas parlamentares localizadas no Estado de São Paulo.


Público Alvo
Profissionais e estudantes das áreas de Biblioteconomia e Arquivologia, pesquisadores e professores dos cursos de graduação (Biblioteconomia e Arquivologia) e pós-graduação (Ciência da Informação, Estudos Legislativos, Direito Parlamentar e Processo Legislativo), legisladores, funcionários das casas legislativas, pesquisadores e munícipes. 


Estrutura da Atividade
O evento será realizado na modalidade presencial no dia 23 de abril a partir das 14h, na sede da Câmara Municipal de São Paulo, e também terá transmissão simultânea no canal do YouTube da Rede Câmara SP.

 
Certificação
Na modalidade PRESENCIAL mediante check-in na recepção do evento; na modalidade ONLINE mediante preenchimento de formulário de reação a ser enviado por e-mail aos inscritos.

Data
23/04/2024 

Local
Câmara Municipal de São Paulo, Sala Sérgio Vieira de Mello

Programação

 14h - Mesa de Abertura
- Adriana Cybelle Ferrari - Vice-Presidenta da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da informação e Instituições
- Regina Céli Sousa - Coordenadora do Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo
- Ubirajara Prestes - Secretário de Documentação da Câmara Municipal de São Paulo
- Gustavo Dias - Diretor-Presidente da Escola do Parlamento
 
14h30 - Palestra de abertura “Contribuições das bibliotecas parlamentares para o desenvolvimento sustentável e o combate às desigualdades
- Janice SilveiraDiretora da Biblioteca da Câmara dos Deputados- Coordenadora do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Parlamentares da FEBAB, diretora da Biblioteca da Câmara dos Deputados
 
15h30 - Mesa Redonda “Bibliotecas Parlamentares: multifuncionalidade e novas dinâmicas”, com as conferências:
- “A Casa de Leis paulista e suas bibliotecas”, Adriana Azenha Barilon - Bibliotecária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
- “A Biblioteca Jurídica da Câmara de São Carlos como instrumento de fortalecimento da cidadania e Direitos”, José Carlos B. Júnior - Bibliotecário da Câmara Municipal de São Carlos
- "SisLeg - Sistema de Legislação da Câmara Municipal de Santo André", Daisy Iga Fornaziero - Bibliotecária da Câmara Municipal de Santo André
- “Biblio o quê? Como um bibliotecário atua em um CEDOC de um Legislativo Municipal”, Marcelo R. Silva - Bibliotecário da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo
Mediação: Hugo Oliveira Pinto e Silva- bibliotecário da Câmara Municipal de São Paulo

18h - Encerramento

Direção Acadêmica
Ubirajara Prestes (Secretaria de Documentação CMSP)
Marcelo Succi (Escola do Parlamento)

Coordenação
Hugo Oliveira Pinto e Silva (Secretaria de Documentação CMSP)
Pedro Lopes Campos (Escola do Parlamento)

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta

Viaduto Jacareí, 100, Sala Sérgio Vieira de Mello, Bela Vista

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

A missão da Escola do Parlamento (EP) da Câmara Municipal de São Paulo é aproximar o poder parlamentar da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes. Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a escola promove a difusão de conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais da cidade de São Paulo. Saiba mais em: http://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/

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