24 jul - 2024 • 10:00 > 27 jul - 2024 • 15:00
24 jul - 2024 • 10:00 > 27 jul - 2024 • 15:00
Oficina de improvisação, orquestração e arranjo | Franci Óliver, Jaques Morelenbaum, Manecas Costa e Paulo Flores | 20 vagas
Esta oficina é uma vivência de trocas, conversas e práticas musicais com os artistas Jaques Morelenbaum (RJ-Brasil), Paulo Flores (Angola), Manecas Costa (Guiné Bissau) e Franci Óliver (PA-Brasil), músicos que estarão participando das residências do Festival Atlânticos e ensaiando para o show de encerramento do festival dia 28 de julho no SESC Pinheiros em São Paulo.
Cada dia será comandado por um dos artistas, que na parte da manhã compartilhará suas experiências com os participantes, propondo também trocas práticas.
Na parte da tarde, os participantes poderão acompanhar os processos de criação e ensaios.
_
Franci Óliver é Paraense, professora e instrumentista. Iniciou sua prática musical aos doze anos de idade, na Banda Racional Universo em Desencanto (BRUD). Cursou percussão na escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), tornando-se Técnica em Percussão e técnica em instrumentista de banda sinfônica. Graduou-se em música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde iniciou sua pesquisa que tem como objeto a percussão em manifestações regionais do Norte do Brasil, estudo esse que é base das suas oficinas acerca dos ritmos nortistas. Atua profissionalmente no cenário musical há mais de onze anos, como arranjadora, professora e instrumentista, dividindo o palco com vários artistas, tais como; Fafá de Belém, Dona Onete, Carlinhos Brown, BaianaSystem, Olodum, Marcelo Jeneci, entre outros. Atualmente é percussionista na Banda Silibrina, além de ser mestra de caixa do Bloco Pagu.
Jaques Morelenbaum é natural do Rio de Janeiro, o violoncelista, arranjador, maestro, produtor e compositor Jaques Morelenbaum, iniciou sua relação com a arte
ainda criança, e em sua trajetória artística se tornou uma das referências da música contemporânea dentro e fora do país. Atuou ao lado do maestro Tom Jobim durante dez anos, tocando em espetáculos e gravações que renderam prêmios de extrema relevância.
No campo das gravações, Morelenbaum empregou seu instrumento para abrilhantar os álbuns de uma constelação de astros da música popular brasileira, que
inclui Gilberto Gil, Gal Costa, Ivan Lins, Barão Vermelho e Skank. Morelenbaum escreveu, ainda, arranjos para discos de Marisa Monte, Beto Guedes, Carlinhos Brown, Titãs, do grupo português Madredeus, da cantora portuguesa Dulce Pontes, do compositor norte-americano David Byrne e das cabo-verdianas Cesária Évora e Mayra Andrade.
Manecas Costa, é um brilhante compositor e virtuoso guitarrista da Guiné-Bissau que é considerado uma das mais belas vozes de origem africana da atualidade. A sua música carrega as vibrações quentes e a sensualidade do “gumbe”, música crioula nascida em Bissau.
Paulo Flores é compositor, intérprete e constrói há quase quarenta anos uma obra notável, onde a poesia e as melodias sustentam uma narrativa que faz de forma única um retrato da alma angolana. O artista, que é embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas em Angola, fez parte do movimento da Kizomba no final da década de 80 e inscreve o seu trabalho numa linguagem baseada na procura e na valorização do patrimônio musical angolano, com espaço para a influência de outros gêneros musicais. Há muitos anos tem se aproximado da música brasileira, com parcerias de produtores brasileiros com os quais gravou alguns dos seus discos.
_
POLÍTICA DE MEIA-ENTRADA E BOLSAS:
Têm direito à meia-entrada estudantes, professores da rede pública, idosos, deficientes, pessoas autodeclaradas negras, indígenas e LGBTQIAP+.
O Festival Arte Serrinha oferece um programa de bolsas integrais para 20% das vagas das atividades pagas, que pode incluir apoio financeiro também para hospedagem e alimentação, quando solicitado na inscrição. As bolsas são prioritariamente voltadas para professores da rede pública, população de baixa renda e pessoas autodeclaradas negras, indígenas e LGBTQIAP+, com ênfase em pessoas trans e travestis. São aplicados também os descontos de meia-entrada para os casos previstos na legislação.
Formulário para Bolsa Integral
POLÍTICA DE CANCELAMENTO
Para cancelamentos realizados com mais de 15 de antecedência ao início da atividade, o estorno será feito integralmente pela plataforma Sympla, descontada a taxa de serviço.
Para cancelamentos realizados com 15 dias ou menos do início da atividade, o reembolso será de 50% do valor pago e o estorno será feito uma semana após o término da oficina, mediante transferência bancária. Neste caso, é preciso enviar os dados bancários completos/código PIX para o e-mail contato.arte.serrinha@gmail.com.
Para cancelamentos realizados com 7 dias ou menos do início da atividade, o valor pago não será reembolsado.
Mais informações:
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEstrada Municipal José Vaccari Zona Rural
Bragança Paulista, SP
ARTE SERRINHA PRODUÇÕES CULTURAIS
ARTE SERRINHA É O REALIZADOR DO FESTIVAL ARTE SERRINHA.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.