09 dez - 2023 • 15:00 > 09 dez - 2023 • 17:00
09 dez - 2023 • 15:00 > 09 dez - 2023 • 17:00
Nova edição da Oficina do Bebê Abayomi ocupará a Sala Multimídia do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) no dia 09 de dezembro, a partir das 15h. A técnica de confecção das bonecas Abayomi foi criada pela artista Lena Martins, que estará à frente da próxima oficina.
A arte das bonecas Abayomi - que significa “meu presente” na língua Iorubá - é original. Consiste numa técnica de enrolar e atar, modelando a forma sem utilizar cola ou costura. A partir de alguns retalhos de malha preta e colorida e uma tesoura, a boneca é construída. Na época da criação, Lena trabalhava como educadora em um Ciep na Cidade de Deus e utilizou os recursos que estavam mais à mão para desenvolver sua técnica.
Na oficina, os participantes se sentam em círculo e, por cerca de 90 minutos, enquanto os tecidos e ervas aromáticas vão tomando a forma do bebê Abayomi de corpo negro coberto com roupas coloridas, conversam sobre a cultura negra e entoam canções. É uma prática que eleva a auto-estima e o reconhecimento da identidade afro-brasileira.
A oficina faz parte das comemorações pelos 40 anos da Sala do Artista Popular(SAP) e 65 anos do CNFCP. Esta é a segunda edição da Oficina do Bebê Abayomi este ano e, em 2024, haverá mais duas.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua do Catete, 179 Catete
Rio de Janeiro, RJ
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) é a unidade especial do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que desenvolve e executa programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro. Localizado no conjunto arquitetônico do bairro do Catete, Rio de Janeiro (RJ), possui um acervo museológico de aproximadamente 17 mil objetos, além de 130 mil documentos bibliográfica.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.