Oficinas Capacitivas, por Raysner de Paula
Com a intenção de expandir o seu caráter difusor e transmissor dos conhecimentos e saberes, o projeto também ofertará a ministração de oficinas educativas, formativas e capacitivas. Elas serão realizadas de maneira gratuita e acessível a todos os públicos e de todas as camadas sociais, sem distinção. oficina “Jogo Teatral no Espaço Urbano” será ministrada para 50 alunos, sem nenhum critério além do interesse pela temática do teatro, com 12hs de carga horária. Aqui, serão retratadas diferentes abordagens do fazer teatral, inseridas na perspectiva da Pedagogia do Teatro e seus pressupostos metodológicos, tendo como foco e perspectiva de trabalho o espaço e, especificamente o espaço urbano da cidade como campo de investigação, categoria, conceito e principalmente, indutor e instigador de jogo. A aula será teórico-prática com leitura e passagem de pequenos vídeos (curtas metragens), pesquisa, investigação, registros e experimentos de Jogo Dramático.
Raysner de Paula
Raysner de Paula é artista e professor de teatro. Graduou-se na Licenciatura em Teatro (UFMG, 2014). Desenvolve trabalhos como dramaturgo, roteirista professor de teatro de crianças e jovens e ator. É um dos fundadores do grupo Mamãe tá na plateia, além de transitar por outros grupos e coletivos desenvolvendo trabalhos artísticos como o texto do espetáculo “Errantes” (do grupo Teatro Público/BH), “Remundados” (para o grupo Boca de Cena/SE); “Quem é você?” (para o grupo Toda Deseo/MG) “Danação” (solo de Eduardo Moreira, do grupo Galpão); atuação na peça “Dente de Leão”, do grupo Espanca e o texto do espetáculo “Ópera de Sabão”, do grupo Maria Cutia (que recebeu, em 2017, o prêmio de “Melhor texto original” na premiação promovida pelo SINPARC/COPASA.). Em 2020, foi contemplado com a bolsa de pesquisa LAB- CULTURAL ofertada pelo BDMG Cultural. Sua pesquisa esteve focada na criação de um espaço de experimentação da escrita dramatúrgica para jovens com idades entre 15 e 19 anos. Nesse mesmo ano foi premiado na categoria MELHOR TEXTO INÉDITO de Teatro Infantil, na premiação SINPARC/COPASA, pela dramaturgia da peça “Quem é você?”.
Este projeto é patrocinado pela ArcelorMittal por meio da Fundação ArcelorMittal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur.