05 fev - 2022 • 15:00 > 05 fev - 2022 • 18:00
05 fev - 2022 • 15:00 > 05 fev - 2022 • 18:00
Na oficina, as benzedeiras Dona Agda e Dona Evinha, do Movimento Aprendizes da Sabedoria, irão manusear e demonstrar o uso de plantas medicinais na prática do benzimento que inclui a preparação de chás, banhos, pomadas, xaropes, tinturas, emplastros e garrafadas por meio de folhas, flores, sementes, cascas e raízes que fazem parte de suas práticas tradicionais de cura.
Esta oficina integra a programação principal do Programa Público "Se enfiasse os pés ne Terra: relações entre humanos e plantas", realizado pelo Museu Paranaense.
Conheça as benzedeiras:
Dona Agda
Benzedeira, remediera e agricultora do município de Rebouças, é especialista no manuseio de plantas medicinais, ofício que aprendeu com o seu pai e ampliou ao longo da sua trajetória por meio do intercâmbio de conhecimentos tradicionais com outras benzedeiras. Faz parte do Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA).
Dona Evinha
Dona Evinha é benzedeira e agricultora agroecologista, reside na comunidade rural de Pirapó no município de Irati. Conhecedora das plantas que são remédio e alimento, defende a proteção das plantas contra a contaminação de agrotóxicos.
Atenção: A pandemia ainda não acabou! Participe da atividade de forma responsável. A vacinação completa é sua principal garantia de proteção.
O Museu Paranaense toma todos os cuidados sanitários necessários para prevenir a circulação do vírus. Use máscara (de preferência N95/PFF2), mantenha o distanciamento social e higienize as mãos sempre que achar necessário. Cuide da saúde, ela é um bem coletivo!
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Kellers, 289 São Francisco
Curitiba, PR
Museu Paranaense
O Museu Paranaense, fundado em 1876, apresenta exposições e curta e longa duração nas áreas de antropologia, arqueologia, história, arquitetura e arte. Instalado na antiga residência Garmatter, a instituição possui em seu acervo mais de 400 mil itens.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.