02 mar - 2024 • 14:00 > 02 mar - 2024 • 16:00
02 mar - 2024 • 14:00 > 02 mar - 2024 • 16:00
*Por motivos de força maior, este evento precisou ser adiado para o mês de abril, em data a ser divulgada.
A simbologia dos grafismos para o povo Kaingang é profundamente enraizada em suas tradições culturais. Vinculados ao corpo como elementos de identificação e expressão cultural, cada grafismo é carregado de história e sentido de pertencimento, além de ser uma conexão com as raízes ancestrais. Assim, exercem um papel fundamental na preservação e transmissão da cultura Kaingang ao longo das gerações.
Em março, o Museu das Culturas Indígenas conta com Kitche-rã Kaingang, para uma oficina sobre grafismos, com o uso da pintura corporal. O público terá a oportunidade de ter contato com a cultura Kaingang e aplicar grafismos através da pintura corporal.
Susilene de Melo, de nome indígena Kitche-rã Kaingang, é gestora e curadora do Museu Worikg, na Terra Indígena Vanuíre. É assistente de pajé (Kujã na língua kaingang), artesã e lidera o grupo cultural Kaingang da T.I. Vanuíre. Foi uma das integrantes da oficina que fez parte da intervenção artística da exposição “Mymba`i, pedindo licença aos espíritos, dialogando com a Mata Atlântica” e é um dos artistas responsáveis pelos grafismos da fachada do Museu das Culturas Indígenas. Integra o Conselho Indígena Aty Mirim, instância em que se constroem mecanismos de escuta, consulta e formulação da agenda propositiva de trabalho do MCI, comprometida com os direitos dos povos indígenas. Foi curadora da exposição “Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas – Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena” do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. Fez o curso “Museologia para Indígenas” em 2017. Participa anualmente do Encontro Paulista para Questões Indígenas e Museus, da Semana do Índio de Tupã e da Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, entre outras ações do Museu Índia Vanuíre.
Data: 02/03/2024
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca - São Paulo/SP)
Horário: das 14h às 16h
Vagas: 20 pessoas
Entrada: gratuita, mediante inscrição antecipada
Classificação: Livre
Informações:
(11) 3873-1541 ou contato@museudasculturasindigenas.org.br
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Dona Germaine Burchard, 451 Água Branca
São Paulo, SP
Museu das Culturas Indígenas
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.