FAÇA SUA INSCRIÇÃO NAS OFICINAS DO 4° FESTIVAL SALA DE GIZ!
CONFIRA ABAIXO AS INFORMAÇÕES DE DATA, HORÁRIO E LOCAL DA OFICINA.
ATENÇÃO: pedimos por gentileza que confiram as datas e horários e certifiquem-se que tenham disponibilidade INTEGRAL para a realização da oficina.
OFICINAS
Danças do Corpo
Ministrado por Naomi Silman (LUME Teatro)
Dias 04/10 de 18h as 22h; 06/10 de 10h às 14h e 07/10 de 18h às 22h
Local Sala de Giz
Sobre a oficina:
Silenciar e ouvir o próprio corpo – suas sensações, energias e fisicalidades, ações, paisagens, pequenas danças e memórias guardadas. Perceber-se como parte do entorno – espaço, sons, luz, formas, seres que nos cercam. O curso proporcionará um espaço de troca onde experimentaremos um contato íntimo com a pulsação do corpo e, por estímulos como imagens e música, colocar o corpo para dançar.
Como parte do trabalho, abordaremos também importantes elementos para o ofício do artista cênico, desenvolvidos no LUME ao longo de quase 40 anos, como presença, a geração e sustentação de fluxo de energia, expansão e retenção de impulsos, precisão, ações físicas e suas dinâmicas, articulações e segmentação corporal, o estado de brincar e o jogo entre atores.
Habitar o escuro: Explorando imagens e memórias corporais
Ministrado por Day Ribeiro
Dias: 06,07 e 08/10
Horários: domingo de 09h às 13h
segunda e terça de 18h30 às 22h30
Sobre a Oficina:
Ao unir a abordagem da imagem e da memória corporal numa perspectiva afro-orientada, exploramos conexões entre a performance corporal e a liberação das representações subjetivas dos participantes.
A prática se baseia nas vivências artísticas da pesquisadora no recôncavo baiano em pesquisa contínua no Lume Teatro e o conceito de mimésis corpórea, desdobrada atualmente sob orientação de Renato Ferracini no mestrado em Artes Cênicas da Unicamp.
As imagens, como mecanismo potencializador do indivíduo permitem a construção de mundos possíveis e facilitam a criação de ações potentes na cena, a partir de uma perspectiva emancipadora e horizontal.
A oficina traz elementos de teatro físico, estudos da performance, yoga e pulsões estéticas de culturas afro-diaspóricas.
Arqueologia do comum: Criação entre dança Butô e arte indígena contemporânea
Ministrado por Dani Mara
Dia: 13/10/2024
horário: de 14h às 18h
local: Sala de Giz
Sobre a oficina:
A oficina propõe um espaço de criação em dança no atravessamento de nossas memórias, como processo de arqueologia do comum em nós. Na compreensão que o nosso corpo é texto, ação e resistência do conhecimento de nossos antigos, buscaremos nesse encontro escavar os gestos de nossas histórias, nas fabulações de mundos possíveis.
A conversa com a arte indígena contemporânea são flechas lançadas com desejo de provocar as imagens que dançam pela dança butô. A ativação das memórias do corpo é fala da ancestralidade na investigação do movimento, densidades e intensidades do corpo na criação.
"OFICINA DE TEATRO: Criação e produção em grupo"
Ministrado por Quatroloscinco
Dias 11, 12 e 13/10
Horários: Sexta de 19h às 21h
Sábado e domingo de 09h às 12h
A partir de 16 anos
Sobre a Oficina: Oficina de teatro gratuita que propõe o compartilhamento do trabalho do Quatroloscinco com artistas locais, estudantes de teatro, agentes culturais e pessoas interessadas na troca de experiências artísticas. A oficina aborda aspectos de criação e de produção desenvolvidos pelo grupo ao longo de 17 anos de trajetória, onde planejamento, estética, técnica e ética se aliam na construção de uma identidade coletiva e da prática de grupo.
Duração: 8h. (sendo 2h na sexta, 3h no sábado e 3h no domingo).
Público: artistas locais, estudantes de teatro, agentes culturais e pessoas interessadas na troca de experiências artísticas em teatro.
Ministrantes: Assis Benevenuto, Ítalo Laureano e Marcos Coletta