Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Os 50 anos do incêndio no Edifício Joelma - memórias e avanços regulatórios

Eventos para você

Os 50 anos do incêndio no Edifício Joelma - memórias e avanços regulatórios

06 fev - 2024 • 14:00 > 06 fev - 2024 • 16:00

Evento encerrado

Os 50 anos do incêndio no Edifício Joelma - memórias e avanços regulatórios

06 fev - 2024 • 14:00 > 06 fev - 2024 • 16:00

Evento encerrado

Descrição do evento

O incêndio no edifício Joelma foi uma das maiores tragédias urbanas da história do Brasil – vitimou 181 pessoas e deixou mais de 300 feridos em 1º de fevereiro de 1974.

O fogo se alastrou rapidamente pelos andares do prédio que não possuía saídas de emergência, alarmes de incêndio, extintores suficientes ou sprinklers. Muitas pessoas tentaram se salvar pulando das janelas ou se refugiando nos banheiros, mas foram sufocadas pela fumaça ou carbonizadas pelas chamas. Outras ficaram presas nos elevadores ou nas escadas, que se tornaram verdadeiras armadilhas. O resgate foi dificultado pela falta de equipamentos adequados e pelas condições climáticas do dia. As cenas de horror e desespero chocaram o país e o mundo, e expuseram a precariedade das condições de segurança das edificações na época.

Onze dos bombeiros que se destacaram por sua atuação na ocorrência serão homenageados através de uma edição especial do Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas, a ser entregue na efeméride da tragédia, dia 01/02/2024, após a abertura da sessão legislativa no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo.

Objetivos:

Em complementação à homenagem, será realizado, no dia 06 de fevereiro, a partir das 14 horas, seminário com a presença de especialistas e autoridades para discutirmos sobre os progressos e aprendizados em prevenção de acidentes, legislação e arquitetura. Os tópicos em destaque incluem:

  • A evolução das leis de prevenção de acidentes no Brasil, que estabelecem normas de conduta, infrações e penalidades aos responsáveis pelas obras e edificações, bem como medidas de proteção aos trabalhadores e usuários. Destacam-se o Código de Trânsito Brasileiro, o Código de Obras e Edificações e as Normas Regulamentadoras, que visam garantir um ambiente seguro e saudável para todos.
  • A atualização dos códigos de obras e edificações, que dispõem sobre as regras gerais e específicas a serem obedecidas no projeto, licenciamento, execução, manutenção e utilização das obras e edificações, dentro dos limites dos imóveis. O Código de Obras e Edificações de São Paulo, por exemplo, após o incêndio do Joelma, foi reformulado em 1975, 1992 e 2017, incorporando conceitos de sustentabilidade, acessibilidade, desempenho e qualidade.
  • Os aspectos jurídicos e de arquitetura envolvidos na reconstrução do edifício Joelma, que foi totalmente reformado após o incêndio e recebeu um novo nome, Edifício Praça da Bandeira. O processo envolveu questões legais, técnicas, estéticas e simbólicas, buscando preservar a memória da tragédia, mas também oferecer uma nova identidade ao prédio.

O evento pretende ainda contribuir para a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes e da segurança das edificações, bem como para a valorização da vida humana e da cidadania.

Esperamos contar com a sua presença e participação nesse debate tão relevante para o nosso município.

 Público Alvo: 

Profissionais e estudantes das áreas de Direito, Arquitetura e Engenharia. Legisladores, urbanistas, além de especialistas em gestão de riscos e resposta a emergências. Cidadãos com interesse em segurança de edificações, normativas de construção e prevenção de incêndios.

Estrutura da atividade:

O evento será realizado na modalidade presencial no dia 06 de fevereiro a partir das 14h, no Auditório Prestes Maia, 1º andar do Palácio Anchieta, sede da Câmara Municipal de São Paulo e também terá transmissão simultânea no canal do YouTube da Rede Câmara SP.

Certificação:

Na modalidade PRESENCIAL mediante check in na recepção do evento; na modalidade ONLINE mediante preenchimento de formulário de reação a ser enviado por e-mail aos inscritos.

Programação

6 fevereiro – 14h 

Auditório Prestes Maia

14h – Mesa de abertura

Dr. Paulo Augusto Baccarin – Procurador Geral Legislativo da CMSP

Coronel Victor de Freitas Carvalho – Comandante do Corpo de Bombeiros

14h30 – Os aspectos técnicos de prevenção ao incêndio, as responsabilidades civis e criminais dos envolvidos, as indenizações às vítimas e os desafios da legislação de prevenção de acidentes no Brasil, bem como relato da situação in loco e considerações
Palestrante: Celso Matsuda – arquiteto com larga experiência na área de habitação, tendo atuado como Secretário Nacional de Habitação e Vereador

15h30 – Panorama histórico da legislação edilícia do Município de São Paulo com ênfase dos requisitos técnicos de segurança estabelecidos nos diversos códigos de obras e edificações. As respostas do poder público em relação às normas de segurança após os grandes incêndios de 1972 (Andraus) e 1974 (Joelma).
Palestrante: Pedro Fonseca – arquiteto e urbanista formado pela FAU-USP com Mestrado em Administração e Planejamento Urbano pela FGV-SP

16h30 – Os aspectos técnicos de prevenção ao incêndio, as responsabilidades civis e criminais dos envolvidos, as indenizações às vítimas e os desafios da legislação de prevenção de acidentes no Brasil
Palestrante: Débora Arjona – engenheira civil, formada pela Universidade Mackenzie, com especialização em Prevenção e Combate a Incêndio e Explosões pela Universidade de São Paulo – USP

 


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta

Viaduto Jacareí, 100, Auditório Prestes Maia - Plenarinho - 1º andar, Bela Vista

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

A missão da Escola do Parlamento (EP) da Câmara Municipal de São Paulo é aproximar o poder parlamentar da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes. Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a escola promove a difusão de conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais da cidade de São Paulo. Saiba mais em: http://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.