11 dez - 2024 • 14:00 > 12 dez - 2024 • 20:00
11 dez - 2024 • 14:00 > 12 dez - 2024 • 20:00
O 26 º Painéis da Engenharia: Transição Energética e Mudanças Climáticas visa discutir novas matrizes energéticas e seus impactos no cenário de mudanças climáticas é um evento de grande relevância, principalmente considerando o papel crucial que a transição para fontes de energia mais sustentáveis desempenha na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
São objetivos do Painel:
Analisar e discutir as novas tecnologias e inovações nas matrizes energéticas, incluindo fontes renováveis como solar, eólica, hidrelétricas, biomassa, energia de hidrogênio, além de alternativas emergentes.
Avaliar os impactos ambientais das novas fontes de energia, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa, a preservação dos ecossistemas e os efeitos sobre a biodiversidade.
Discutir as políticas públicas necessárias para incentivar a transição energética, como incentivos fiscais, subsídios, regulamentações e acordos internacionais.
Analisar os desafios e oportunidades econômicos e sociais da transição para energias mais limpas, como geração de empregos, acessibilidade energética e redução de desigualdades.
Explorar soluções e ações no curto, médio e longo prazo para acelerar a adoção de novas tecnologias energéticas de forma justa e sustentável.
O evento conta com o patrocínio do CREA RS.
PROGRAMAÇÃO:
13 horas: Credenciamento
14 horas: Cerimonia de Abertura
14h30min: Painel 01 - Contexto da Transição Energética na Atualidade
Daniela de Lara - SEMA RS
Rodrigo Huguenin - SEMA RS
Mediador/perguntas: Adriane Brill Thum - UNISINOS
15h30min: Painel 02 - Biometano & Descarbonização
Lorena Fleury - UFRGS
Airton Kunz - EMBRAPA
Mediador/perguntas: Rafael Salamoni
16h30min: Painel 03 - Impacto da Transição Energética nas Mudanças Climáticas
Otávio Pereira de Lima - SEMA RS
Dra. Rafaela Rosa - TRF
Mediador/perguntas: Casmynie Xavier
17h30min: Encerramento e Coquetel
Conheçam nossos Painelistas:
Airton Kunz
Pesquisador Senior da Embrapa. Químico Industrial pela UFSM. Mestre e Doutor em Química pela UNICAMP. Pós-doutorado na Texas A & M University e no USDA/ARS. Presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA) nos exercícios 2009-2011 e 2011-2013, diretor de área de pecuária da SBERA no exercício 2017-2019. Professor em 3 programas de pós-graduação: Engenharia Agrícola (UNIOESTE, campus Cascavel-PR); Ciência e Tecnologia Ambiental (UFFS, campus Erechim-RS) e Engenharia e Tecnologia Ambiental (UFPR, Campus Palotina-PR). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: digestão anaeróbia, remoção/recuperação de nutrientes e reúso de efluentes.
Adriane Brill Thum
Possui graduação, especialização e mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutora em Sensoriamento Remoto pela UFRGS. É professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membra da formação docente. Coordenadora de cursos de especialização e de graduação.
Carmynie Barros e Xavier
Mestra em Desenvolvimento Rural (UFRGS) e graduada em Gestão Ambiental (IFRS), com extensão em Direito Ambiental (ESA-OAB/RS). Foi Gerente de Finanças Verdes no PRS – Bioma Cerrado (IABS)e coordenadora do programa Jovens Profissionais do Saneamento (ABES-RS). Foi docente na UERGS e no IFRS em temas de Gestão Ambiental e Proteção de Áreas. Atuou no Centro Brasil no Clima e no Climate Reality Project Brasil em advocacy e justiça climática. Atualmente, é Especialista em Política Climática Subnacional e Legislativo no Instituto Clima e Sociedade.
Daniela Lara
Doutora em Ambiente e Desenvolvimento, com doutorado sanduíche no Senckenberg Forschungsinstitut und Naturmuseum, Alemanha (CAPES), e pós-doutorado na mesma área.Graduada em Engenharia Ambiental e mestre em Sistemas e Processos Industriais pela UNISC.Professora do Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS-Uergs) e coordenadora de mudanças climáticas na Secretaria do Meio Ambiente do RS (SEMA-RS). Atuação no desenvolvimento de políticas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas e membro do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande.
Rafaela Rosa
Juíza Federal no Rio Grande do Sul. Doutora em Direito. Juíza da Central de Julgamento das ações coletivas da enchente no Rio Grande do Sul. Pesquisadora Visitante na Universidade de Berkeley, Califórnia. Coordenadora da Comissão de Sustentabilidade da Justiça Federal do Rio Grande do Sul. Magistrada formadora na Escola Nacional de Formação de Magistrados, ENFAM. Autora da obra Dano Climático: conceito, pressupostos e responsabilização. Editora Tirant Lo Blanch, 2a Edição,2024.
Rodrigo Huguenin
Engenheiro Mecânico, com MBA em Gestão de Energias Renováveis e Eficiência Energética (IPOG), especialização em Petróleo e Gás com Ênfase em Transição Energética (COPPE-UFRJ) e Mestrando em Engenharia Mecânica - Energia (UFRGS). Possui experiência no setor de energia, com atuação em empresas nacionais nos segmentos de termelétricas e petroquímicas. Atualmente, é Diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul e Secretário Executivo do Comitê de Planejamento Energético do Estado do Rio Grande do Sul (COPERGS), liderando políticas públicas e projetos estratégicos para a transição energética e o desenvolvimento sustentável.
Rafael Salamoni
Engenheiro Ambiental, Mestre em Engenharia Civil, Especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atualmente ocupa a posição de Diretor técnico das empresas CRVR, Biotérmica e Biometano Sul e possui mais de 17 anos de experiência na área de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos.
Otávio Pereira de Lima
Bacharel em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e pós-graduado em Gestão Pública
pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Trabalhou no ramo de consultoria em mineração e laudos
geológicos. Também possui experiência nas áreas de inovação, sustentabilidade e direitos humanos. No setor público
atuou como assessor e foi diretor de Direitos Humanos e Cidadania nas Secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos
Humanos (SJCDH) do Governo do Rio Grande do Sul (2020-2022). Desde 2022, é diretor de Mineração na Secretaria do
Meio Ambiente e Infraestrutura, sendo coordenador do Comitê do Patrimônio Mineral do Rio Grande do Sul (COMERGS)
e gerente do projeto de elaboração do Plano Estadual de Transição Energética Justa.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesR: Olavo Barreto Viana, 18 Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
SENGE-RS Sindicato dos Engenheiros
O SENGE atua há 80 anos em defesa dos profissionais e da Engenharia.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.