Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Painel | Inteligência Artificial: subversão ou submissão?

Carregando recomendações...

Painel | Inteligência Artificial: subversão ou submissão?

19 set - 2024 • 16:00 > 19 set - 2024 • 17:30

Evento encerrado

Painel | Inteligência Artificial: subversão ou submissão?

19 set - 2024 • 16:00 > 19 set - 2024 • 17:30

Evento encerrado

Descrição do evento

O que se entende por inteligência artificial? Será uma versão melhorada do ser humano? Ou uma mistura de piloto automático com uma espécie de escravizado autônomo?

E não menos importante: quais perspectivas temos para pensar as artes e as tecnologias hoje? Que arte é essa que muitas vezes captura, hierarquiza e impõe? A Inteligência Artificial traz possibilidades inéditas de controle da sociedade, mas abre também novos caminhos de criação artística e crítica. Nenhuma tecnologia é neutra e toda fotografia, seja feita com IA ou não, é produto de uma série de instâncias técnicas e programáticas que vão dos modos de enquadrar ao que fica fora do recorte da cena. 

O uso de inteligência artificial vem borrando as fronteiras entre a realidade e a ficção, tornando cada vez mais difícil verificar a legitimidade de fotos e vídeos. Enquanto ainda se debate a ética da manipulação digital, programas inventam imagens verossímeis, com consequências políticas e sociais imprevisíveis. Estamos além da era do “homem sem a câmera” e do mundo pós-Photoshop. O nosso agora é o da imagem sem o humano e essa virada não é apenas técnica.

Como trabalhos artísticos podem desconstruir as lógicas dominantes?

A proposta deste painel é que artistas e pesquisadoras discutam vieses racistas, impactos nas indústrias criativas e, sobretudo, como a arte tensiona e se apropria do repertório tecnológico das IAs.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Cine Metrópolis - UFES

Avenida Fernando Ferrari, 514, UFES , 514, Próximo ao Teatro Universitário UFES, Goiabeiras

Vitória, ES

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

CineMarias

O CineMarias é uma ação de sensibilização composta por LAB AUDIOVISUAL + MOSTRA NACIONAL DE CINEMA FEMININO, realizado via Lei de Incentivo, que se propõe a refletir sobre a violência contra mulher, equidade de gênero e falta de representação na mídia, nas redes e no cinema. O CineMarias é pioneiro na realização de um evento inédito de cinema voltado para mulheres no Espírito Santo.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.