29 mai - 2025 • 14:00 > 29 mai - 2025 • 18:00
Grátis
Inscrições até 29/05/2025
<!--[if !supportLists]-->1.
<!--[endif]-->DA ORGANIZAÇÃO
O
evento será realizado pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo (FDRP-USP), por meio do grupo de pesquisa e de
extensão universitária: A TRANSFORMAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO NA SOCIEDADE
PÓS-MODERNA E SEUS REFLEXOS NO MUNDO DO TRABALHO – GEDTRAB, e Programa de Pós-graduação em direito PPG/FDRP, com apoio das Universidades parceiras,
por meio de seus professores membros do Comitê Organizador.
<!--[if !supportLists]-->2.
<!--[endif]-->DO EVENTO
O X Seminário
objetiva abrir, por meio da sinergia entre a graduação e programa de
pós-graduação da FDRP/USP, espaço para discussão plural a respeito das
transformações sociais e seus impactos sociais, os quais interferem no projeto
cultural e jurídico. Objetivando extensão universitária, esta oportunidade é
aberta a estudantes de graduação e pós-graduação de outras Instituições de
Ensino Superior - IES, conforme regras estabelecidas neste edital.
<!--[if !supportLists]-->3.
<!--[endif]-->DA REALIZAÇÃO
O
evento será realizado pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade
de São Paulo (FDRP-USP), de forma presencial, no auditório Luciano de Camargo
Penteado, e os Grupos dos Trabalhos apresentados - GT’s serão realizados de
forma online por meio da plataforma Google Meet.
<!--[if !supportLists]-->4.
<!--[endif]-->DO CRONOGRAMA
O X SEMINÁRIO será realizado nos
dias 29 e 30 de maio de 2025. A programação completa do evento, será
divulgada em 30 de abril de 2025, no site do evento.
<!--[if !supportLists]-->5.
<!--[endif]-->DAS INCRIÇÕES
5.1 As inscrições serão feitas online, em duas
modalidades, ouvinte para palestras e autor para a submissão e apresentação de
trabalhos, por meio dos links:
Palestra 1: https://bit.ly/XXGedTrabPalestra1
Palestra 2: https://bit.ly/XXGedTrabPalestra2
Submissão
de Trabalhos: https://bit.ly/XXGedTrabSubmissaoTrab
5.1.1 Ouvinte:
A inscrição para as palestras será aberta no dia 30/04/2025 e se encerrará no
dia 28/05/2025.
5.1.2 Autor:
A inscrição para a categoria autor será aberta no dia 01/05/25 e se encerrará
no dia 15/05/2025. Se o trabalho tiver mais de um autor, todos deverão fazer a
inscrição para o evento, para fins de certificação. Somente um dos autores
deverá encaminhar o trabalho, em nome de todos, para o e-mail: gedtrab.fdrp@usp.br, até 15/05/25.
No e-mail de encaminhamento, no campo assunto, deverá constar: ARTIGO GEDTRAB 2025, com a indicação do
GT escolhido. Os temas dos artigos
são de livre escolha, não precisam estar ligados ao eixo temático do evento.
5.2 Após
a inscrição, os participantes receberão as instruções para a utilização da
plataforma online em que serão realizados os GT’s.
A inscrição será solidária, com a doação de dois
quilos de alimento não perecível, que será destinado as obras assistenciais. Somente
serão conferidos certificados
para os ouvintes devidamente inscritos e que efetivamente participem em, no
mínimo 80%, das atividades, exceto GTs.
5.3 – Dos Critérios para inscrição
5.3.1 - Os interessados em participarem das
palestras presenciais, sem a apresentação de trabalhos, deverão se inscrever somente
para participarem da palestra;
5.3.2 – Os interessados em participarem de forma
online somente dos GTs, deverão se inscrever somente para os GTs.
<!--[if !supportLists]-->6. <!--[endif]-->EIXOS
TEMÁTICOS
A submissão do trabalho
será de acordo com os seguintes eixos temáticos:
GT |
Eixo
temático |
01 |
Direito
Individual e Coletivo do Trabalho - |
02 |
Direito
Processual do Trabalho |
03 |
Meio
ambiente do trabalho e saúde do trabalhador |
04 |
Seguridade
Social (Saúde, previdência e assistência social) |
05 |
Direito
dos trabalhos (*) |
06 |
Direito
Penal do trabalho |
07 |
Trabalho,
gênero e discriminação |
(*) Novos trabalhos, e
a efetivação dos direitos fundamentais: novas tecnologias, plataformas
digitais, subordinação contemporânea, etc.
Será permitida a inscrição de um
trabalho por autor, exceto orientador, observado o limite de 3 (três) autores
por artigo. Somente será disponibilizado certificado de apresentação para o
autor que apresentar o trabalho.
Podem inscrever-se doutores,
doutorandos e mestres em Direito ou em áreas afins. Mestrandos e graduandos
deverão apresentar seus trabalhos em coautoria com seus orientadores. Trabalhos
de mestrandos e graduandos, sem a coautoria me um orientador mestre ou doutor,
não será aceito
<!--[if !supportLists]-->7.
<!--[endif]-->DOS ARTIGOS
É obrigatório o uso do modelo disponibilizado
no ato da inscrição, que deverá observar a
seguinte formatação (os artigos que não observarem a formatação, não serão
recebidos):
7.1 Da
identificação: nome completo
do(s) autor(es), qualificação sintética (máximo três linhas) e e-mail de
contato, que deverão ser inseridos em nota de rodapé);
7.2 Do corpo do texto
7.2.1 Fonte:
“Georgia” em todo o texto: tamanho 14 para o título em português, em caixa alta
e negrito, 14 para o título em inglês, caixa alta e itálico - ambos centralizados.
Os nomes dos autores deverão ser alinhados à direita, logo abaixo do título,
tamanho 12. No corpo do texto, usar fonte tamanho 12 para parágrafos padrões, 11
para citações diretas (com recuo em 4 cm) e 10 para notas de rodapés. O corpo
do texto deverá estar no formato justificado;
7.2.2 Espaçamento: 1,5 cm para o texto e 1,0 cm para resumo,
abstract e citações; não adicionar espaço entre parágrafos;
7.2.3 Margens: o arquivo deverá ser
preenchido em folha A4, com todas as margens em 2 cm.
7.2.4 Estrutura:
o texto deverá conter título (português e inglês), resumo e abstract,
palavras-chave e keywords, introdução, desenvolvimento, considerações finais e
referências;
7.2.5 Citações:
devem ser realizadas por meio de sistema autor-data,
sendo o uso de rodapé apenas para notas explicativas.
7.2.6 Referências:
devem constar apenas autores que foram referenciados no texto, com observância
das Normas Técnicas (ABNT).
7.2.7 Formato: o arquivo deverá estar em
“.doc”, compatível com Microsoft Word 97/2000/XP/2003.
7.3 O artigo deverá conter no
mínimo, 12 (doze) e no máximo 20 (vinte) laudas. O(s) autor(es) são
responsáveis pelo conteúdo e revisão gramatical, isentando o Comitê de qualquer
responsabilidade em caso de publicação.
7.4 A
relação dos artigos selecionados para a apresentação oral será divulgada até o
dia 25.05.2025 no site do evento. Os artigos aprovados serão publicados,
posteriormente, nos Anais do evento.
<!--[if !supportLists]-->8.
<!--[endif]-->DA AVALIAÇÃO DOS
TRABALHOS
Para assegurar a integridade da
avaliação dos artigos submetidos, será adotada a avaliação por pares/cega, de
modo a não revelar a identidade de autores e avaliadores, por uma comissão
composta por professores organizadores, além de convidados de outras
instituições.
Os autores cedem seus direitos
autorais às instituições organizadoras do presente seminário, sendo de sua
inteira responsabilidade o teor de seu(s) trabalho(s), servindo o e-mail de
envio como declaração conjunta dos subscritores do artigo para sua publicação
nos anais, caso aprovado.
<!--[if !supportLists]-->9.
<!--[endif]-->DA APRESENTAÇÃO
DOS TRABALHOS
A exposição oral dos artigos
aprovados será realizada no 30 de maio de 2025, das 13:00h até 17:00h,
via online, com duração máxima de 10 (dez) minutos para exposição do(s) autor(es)
para cada trabalho.
<!--[if !supportLists]-->10. <!--[endif]-->DISPOSIÇÕES FINAIS
Os certificados serão entregues
pelo e-mail inscrito no seminário.
Qualquer alteração realizada neste
edital será comunicada em tempo hábil e estará disponível na página do evento.
As questões não previstas neste
Edital serão resolvidas pela Comissão Organizadora e as solicitações de
esclarecimentos adicionais deverão ser formalizadas pelo endereço eletrônico: gedtrab.fdrp@usp.br.
CRONOGRAMA GERAL
30/04/2025 |
Divulgação
da programação completa |
30/04/2025 |
Início
das inscrições para palestras |
01/05/2025 |
Início
das inscrições para submissão de trabalhos |
15/05/2025 |
Último
dia para inscrições e submissão dos artigos |
25/05/2025 |
Divulgação
dos artigos aprovados para a apresentação oral |
28/05/2025 |
Último
dia para inscrições para as palestras |
29/05/2025 |
Abertura
do evento |
30/05/2025 |
GTs
e apresentação dos trabalhos (período da tarde) |
Este Edital entra em vigor na data
da sua publicação.
Ribeirão Preto, 20 de março de 2025.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Bandeirantes, 3900 Vila Monte Alegre
Ribeirão Preto, SP
Prof. Dr. Jair Aparecido Cardoso
Evento idealizado pelo Prof. Jair Cardoso, por meio do grupo de pesquisa: A TRANSFORMAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO NA SOCIEDADE PÓS MODERNA E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DO TRABALHO – GEDTRAB e Programa de Pós-graduação em direito PPG/FDRP, com apoio das Universidades parceiras, por meio de seus professores membros do Comitê Organizador.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.