08 jun - 2014 • 14:00 > 08 jun - 2014 • 17:00
08 jun - 2014 • 14:00 > 08 jun - 2014 • 17:00
Conteúdo:
Um país pequeno de 127 milhões de habitantes, mas cujo mercado de moda
moveu impressionantes 128 bilhões de Euros (ou US$ 172.800 bilhões, ou
R$ 414.720 bilhões) em 2013 e que vem crescendo de forma estável, na
casa de 2% ao ano. Estamos falando do Japão, onde modernidade e tradição
coexistem, e para onde os caçadores de tendências vão se antenar com a
vanguarda.
Muito do que o olhar ocidental traduz como mera extravagância ou
esquisitice étnica tem na verdade fundamentos históricos e culturais –
conhecimento sem o qual é difícil identificar os movimentos sólidos de
moda e comportamento do Japão, e que também dificulta a penetração de
produtos estrangeiros no variado e competitivo mercado nipônico.
Conhecer as características da moda japonesa – gostos, estéticas e
valores da sociedade – é fundamental para saber como encontrar um nicho
num mercado extremamente variado e competitivo e o que produzir.
A palestra MODA JAPONESA é uma introdução aos 3 “mundos” diferentes que convivem em termos de conceito, estilo de vida e estética no país (wafuku, yõfuku e moda alternativa), ao dress code japonês, e sobre como designers e as ruas do Japão vêm influenciando a moda no Ocidente.
A quem se destina:
Profissionais da moda, estudantes de moda, design e artes em geral, e interessados em cultura pop japonesa.
Palestrante:
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, publica artigos sobre
cultura popular e história japonesa em jornais e revistas desde 1993.
Autora do livro “Japop – O Poder da Cultura Pop Japonesa” (2007),
atualmente prepara um livro sobre moda japonesa. Ministrou palestras em
eventos no Centro Cultural Itaú, Sesi, Sesc, Senac, USP, Fundação Japão,
Embaixada e Consulado Geral do Japão, entre outros.
Maiores informações: abrademi.com. Inscrições ANTECIPADAS. VAGAS LIMITADAS
Avenida Lins de Vasconcelos , 3352, 1º andar, Vila Mariana
São Paulo, SP
ABRADEMI - Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações
Nascida em 3 de fevereiro de 1984 e devidamente registrada como entidade cultural sem fins lucrativos, a Abrademi originou-se da união de estudiosos em cultura popular japonesa e desenhistas profissionais do Brasil. Participaram da sua fundação, pessoas como a profa. Dra. Sonia Maria B. Luyten, da Universidade de São Paulo, que fez o primeiro trabalho a nível de doutorado na área de mangá no mundo; a escritora especializada em lendas do Japão, Mitsuko Kawai; o desenhista de quadrinhos Roberto Kussumoto; e o jornalista Noriyuki Sato, autor do livro “História do Japão em Mangá”. Para saber mais veja: http://www.abrademi.com
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.