19 ago - 2024 • 19:00 > 19 ago - 2024 • 21:00
19 ago - 2024 • 19:00 > 19 ago - 2024 • 21:00
Apresentada na França em 1839, por Louis Jacques Mandé Daguerre (1787–1851), a daguerreotipia foi uma das primeiras tecnologias de captura de imagens através da luz a partir de uma câmara obscura. Uma placa de cobre recoberta por uma fina camada de prata, quando exposta aos vapores de iodo, se torna fotossensível. Tão logo popularizada, a técnica passou a ser realizada por diversos interessados. Com novos experimentos, outros daguerreotipistas trouxeram modificações no processo apresentado por Daguerre. Dentre os experimentos, ainda no século XIX, o cientista Alexandre-Edmond Becquerel (1820-1891) descobriu um fenômeno capaz de revelar daguerreótipos sem o vapor de mercúrio. Ele pesquisava a ação dos raios de luz coloridos sobre materiais fotossensíveis, e acabou por demonstrar que a exposição de uma placa, previamente fotografada, através de luz solar filtrada tornava visível a imagem latente. O método de Becquerel não teve uso comercial no século XIX, mas no século XX e XXI tem atraído interessados em produzir daguerreótipos de modo menos tóxico, pois dispensa o uso de vapores de bromo e de mercúrio. Nessa palestra serão apresentadas de forma breve as etapas para a criação contemporânea de daguerreótipos Becquerel: polimento e limpeza da placa de cobre, eletrodeposição da prata, polimento e limpeza a prata, iodização, captura da imagem através de câmera fotográfica, revelação por luz filtrada (método Becquerel), fixação e encapsulamento da imagem.
Simone Wicca (1979) é Bacharel em Fotografia pelo Senac (2002), Mestra (2019) e Doutoranda em Poéticas Visuais, pelo Instituto de Artes da Unicamp. Se interessa pelas características materiais de diversos processos fotográficos alternativos/históricos. Ofereceu cursos de fotografia analógica no Sesc Pompeia, na Escola Rever, na Casa Ranzini/Imagineiro, na FotoAtiva (PA) e no Instituto Moreira Salles em SP. Em 2014 criou o LABici, laboratório sobre uma bicicleta para revelação de fotografias PB ao ar livre (em parceria com Roger Sassaki e Guilherme Maranhão). Publicou em revistas nacionais e internacionais, tais como a The Hand Magazine. Participou de exposições nacionais e internacionais, entre elas a Bienal de Fotografia Image as Object: Alternatives 2023 organizada pela Ohio University. Reside e trabalha em São Paulo.
*Será possível contar com tradução em Libras, desde que seja solicitada pela pessoa inscrita, com antecedência mínima de uma semana da data do evento através do email: simonewicca@gmail.com
Este projeto foi um dos contemplados pelo Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga de 2023.
Realização:
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Simone Wicca
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.