A sustentabilidade é uma condição essencial para o futuro da moda — setor de grande impacto socioambiental. No painel “Pense global e aja local: os desafios de empreender com sustentabilidade”, vamos discutir como equilibrar os pilares econômico, social e ambiental nos negócios de moda. A conversa parte dos dados do Índice de Transparência da Moda, relatório do Fashion Revolution Brasil que analisa as práticas das maiores empresas do setor. O objetivo é refletir sobre caminhos possíveis para uma indústria mais ética e transparente.
Entre os temas em pauta: práticas sustentáveis na produção, medição de impacto, investimento de longo prazo, diversidade como inovação e o papel das marcas no bem-estar das comunidades. O encontro contará com a participação das marcas mineiras NotEqual e Pronta, que trarão experiências reais de inovação e responsabilidade na moda.
NotEqual: Fabio Costa é estilista e fundador da marca autoral NOTEQUAL, criada em 2013 em Nova York e atualmente sediada em Belo Horizonte. Finalista em duas edições do reality Project Runway, exibido em mais de 120 países, Fabio ganhou projeção internacional com seu trabalho autoral, que une técnica, identidade e experimentação. A NOTEQUAL integra o line-up da Casa de Criadores desde 2019, apresentando duas coleções por ano. Sua mais recente coleção foi desfilada também na semana de moda de Nova York, em setembro de 2024.
Rodrigo Santos é especialista em negócios e inovação na moda. Graduado em Comércio Exterior, com especialização em Finanças e mestrado em Marketing pela Esade (Barcelona) e pela Bocconi (Milão), combina visão estratégica com paixão por design e sustentabilidade. Atuou por 12 anos em grandes empresas como HSBC, World Trade Center e Master Turismo, até migrar para o setor da moda, em 2016, ao assumir a direção do TS Studio, onde lidera projetos de uniformização corporativa com foco em design exclusivo e tecnologia têxtil.
Em 2020, expandiu sua atuação ao fundar a PRONTA, marca de alfaiataria feminina voltada ao bem-estar e performance, a plataforma UniformesNET, para gestão de roupas profissionais, e o Fashion Hub, primeiro espaço de inovação aberta da indústria da moda no Brasil com foco em sustentabilidade.
Acredita na moda como ferramenta de transformação social e vê na sustentabilidade o único caminho possível para o futuro do setor.
Mediação: Thaisa Bogoni, publicitária e especialista em marketing, moda e sustentabilidade, com mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos, planejamento estratégico de comunicação, marketing e branding.Mestranda em administração pela UFMG, pesquisadora na área de comportamento de consumo consciente e moda sustentável. A.gente do Capitalismo Consciente Brasil.

Fashion Revolution Week | Belo Horizonte | 22 a 26 de abril | 2025
A Fashion Revolution Week é uma mobilização global por uma moda mais ética, justa e transparente. Criada após o colapso do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, a campanha acontece anualmente em mais de 70 países, lembrando que a moda precisa — e pode — ser transformada. Em sua 11ª edição consecutiva em Belo Horizonte, a semana convida o público a ocupar o Museu da Moda com oficinas, rodas de conversa, painéis, performances e encontros entre criadores, estudantes, ativistas e especialistas.
Neste ano, o tema é: “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?”
A campanha de 2025 destaca saberes locais, condições de trabalho e emergência climática como pilares para transformar a moda brasileira. Vivemos um momento decisivo para o futuro do planeta — e a indústria da moda, uma das mais poluentes e desiguais, tem um papel fundamental nesse cenário. O Brasil é um gigante têxtil, com riquezas culturais, criativas e produtivas. É hora de mapear os problemas e soluções da moda no país, identificar os desafios em nossos territórios e impulsionar ações concretas para uma moda mais justa, transparente e regenerativa.
Está na hora de usar sua voz e seu poder para transformar a moda em uma força para o bem. Vem com a gente!
#quemfezminhasroupas #fashionrevolution