Introdução à Literatura Surda
Exploração da cultura e identidade surda através da literatura
Discussão sobre a importância da literatura na preservação cultural
Arte e Cultura na Comunidade Surda
Apresentação de expressões artísticas e culturais surdas
Impacto da arte na promoção da visibilidade surda
Batalha de Poesia
Organização e participação em competições poéticas
Técnicas de performance e expressão poética em Libras
Rodas de Conversa: Produções Culturais de Surdos
Adaptações e narrativas culturais dentro da comunidade surda
Troca de experiências sobre práticas criativas
Desafios da Tradução entre Português e Libras
Pensamento crítico sobre a tradução equitativa, evitando a visão de deficiência
Promoção da tradução como um encontro de potencialização e criação
Slam do Corpo: Poesia como Ferramenta de Reflexão
Utilização da poesia para repensar a tradução como um ato criativo
Estudos de caso de traduções criativas bem-sucedidas
Teoria e Prática: Desmontando a Subserviência na Tradução
Análise de abordagens que desafiam a hierarquia entre texto original e tradução
Oficinas práticas de tradução e transcriação
O MEC autoriza cursos de graduação e pós-graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não estão no rol de cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Os cursos do CENTRO DE TREINAMENTO EDASI são cursos livres e de qualificação.
São considerados Cursos Livres aqueles caracterizados pela educação informal e destinam-se a proporcionar ao interessado, conhecimentos que lhe permitam a qualificação para o mercado de trabalho.
DOS CURSOS LIVRES: AUTORIZAÇÃO E VALIDADE DE CURSOS Conforme o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999 e especialmente a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados `livres` não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.