SUBTEMAS APRESENTADOS
● Inclusão Escolar do aluno com Defasagem Escolar e diagnóstico de TDAH, Autismo, Deficiência Intelectual, Dislexia; Discalculia. Onde estamos e para onde vamos. Conceitos e práticas que fazem a diferença.
● Incluir é criar espaços seguros para que todas as vozes sejam ouvidas. Apresentação e sugestão de ações, ferramentas, instrumentos como garantia para que professores, alunos e familiares tenham garantia de escola inclusiva.
● Direitos e Deveres família e escola - colocando salva toda forma de negligência, violência e discriminação.
● Defasagem Escolar- alunos típicos e atípicos. Como avaliar e desenvolver estratégias transformadoras .
● PDI (Plano de Desenvolvimento Individualizado) da Teoria e Prática: quem são os responsáveis, quais as etapas fundamentais para um PDI de qualidade; quem faz, como fazer, sugestões de instrumentos práticos como apoio e sugestão.
●AEE (Atendimento Educacional Especializado) Responsáveis e Responsabilidades, direito garantido por lei; da Teoria à prática. Sugestões de práticas e técnicas.
● Alunos público alvo da Educação Especial - Protocolos, instrumentos, materiais disponíveis para aplicação dentro do serviço AEE/PAEE. Sugestões de avaliações e recursos/atividades para Atenção, Memória, Funções Executivas. Apresentação, capacitação e modelo de avaliação diagnóstica, para detectar a localização pedagógica do aluno e detectar a necessidade de adequação curricular.
● Apresentação da CARTA DE APRESENTAÇÃO ALUNO AUTISTA (MODELO E FUNÇÃO).
● Inovação na área da inclusão escolar - saúde e educação.
PALESTRANTES
Michelli Sabatini
Proprietária Instituto Avivar e Sócia/ Proprietária Instituto Venser - Diretora Científica e responsável Técnica pela Equipe Multidisciplinar.
São 26 anos de experiência na Educação, sendo 15 anos clinico/institucional.
Palestrante Educação, Prestação de Assessoria Pública na Educação Especial, Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Neuropsicopedagogia Universidade Uniube. Pedagoga e Neuropsicopedagoga pela FAFRAN e Censupeg, Pós Graduada e Especialista em Necessidades Educacionais Especiais/Deficiência Mental UNIFRAN, Especialista em Avaliação e Intervenção nas Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem ABD, Especialista em Alfabetização e Ensino das Habilidades Matemáticas para Autismo AMA SP, Pós Graduada em Supervisão Escolar FIJ, Criadora do treinamento, formação e e-book PDI completo (saúde, educação e família) e Arteterapeuta.
Fernando Calil
Terapeuta Ocupacional (UNIUBE); Palestrante. Especialista em Neurologia (Salesianos Lins); Formaçào em Integração Sensorial. Psicomotricidade (Clinica Morumbi); Curso Básico e Avançado de Equoterapia (ANDE BRASIL); Docente da ANDEBRASIL (Desde 2002); Capacitador métodos ABLLS-R, PEA E PEC; Estágio Clinico e Pedagógico em Avaliação e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem (QUALCONSOANTE, Lisboa Portugal); Diretor EQUOTECH (App deEquoterapia). Membro do comite científico da ABENEPI MG. Diretor Científico Avivar Instituto.