07 mai - 2025 • 08:30 > 09 mai - 2025 • 18:00
Quarta-feira – 07/05
Sala ED-07 (Prédio Anexo I):
09:00 - Discussão de projetos
Elizabeth Orofino
Mônica Baptista
Claydes Araújo
Sala Multiuso II (Prédio Anexo 3):
14:00 Sobre Significação, Linguagem e Arte:
Textos disparadores:
Gênese social da personalidade na visão de Vigotski: aproximação indireta à “educação estética”, de Achilles Delari Junior
Ensinar e significar: as relações de ensino em questão - Ou das (não)coincidências nas relações de ensino, Ana Smolka
17:30 Lançamento do Livro:
Educação escolar e desenvolvimento humano: práticas, dilemas e perspectivas.
18:30 – Happy Hour
Quinta-feira – 08/05
Sala Multiuso II (Prédio Anexo 3):
09:00 - Sobre o conceito de vivência e a dimensão constitutiva do meio
Textos disparadores:
Quarta Aula, Vigotski Sobre Perejivanie em Vigotski, Achilles Delari Jr.
A dimensão constitutiva do meio, Dainez, Smolka e Souza
14:00 - Memória e História Imaginação / Conceitualização
Discussão de projetos
Experiência e vivência
Eduardo Baena
Jacqueline Meireles
Mônica Baptista
Elizabeth Orofino
18:30 – Happy Hour
Sexta-Feira – 09/05
Sala Multiuso II (Prédio Anexo 3):
09:00 - Exercícios do olhar: Modos de conceber, observar, analisar, avaliar...
Análises conjuntas de situações vivenciadas e excertos do material empírico
14:00 - Exercícios do olhar: Modos de conceber, observar, analisar, avaliar...
Análises conjuntas de situações vivenciadas e excertos do material empírico
17:30 - Fechamento do Colóquio
18:30 – Happy Hour
Alguns textos disparadores das discussões:
(Disponibilizados no drive, pasta de textos complementares)
DIA 7
Delari Junior, Achilles. Gênese social da personalidade na visão de Vigotski: aproximação
indireta à “educação estética”, In Patricia Pederiva et al. Educação estética: a arte como
atividade educativa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
Smolka, Ana Luiza. Ensinar e significar: as relações de ensino em questão - Ou das
(não)coincidências nas relações de ensino, In Ana Lucia Nogueira e Ana Luiza Smolka, orgs.
Questões de desenvolvimento humano: práticas e sentidos. Campinas, Mercado de Letras,
2010.
Delari Junior, Achilles. Sentidos do “drama” na perspectiva de Vigotski: um diálogo no limiar
entre arte e psicologia. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 2, p. 181-197, abr./jun. 2011
https://www.scielo.br/j/pe/a/TLXhpLjNNKkwn9xKqJbzTxm/abstract/?lang=pt
DIA 8 - manhã
Vigotski, L.S. Quarta aula. In Sete Aulas, Fundamentos de Pedologia. Rio de janeiro, E-papers,
2018.
Delari Junior, Achilles. Sobre Perejivanie em Vigotki.
Dainez, Débora, Smolka, Ana Luiza; Souza, Flávia F. A dimensão constitutiva do meio:
implicações políticas e práticas em educação especial. Educ. Soc. 43 • 2022.
https://www.scielo.br/j/es/a/LnMmbHnMMDGvksFyjjG9Lfv/
DIA 8 – tarde
Del Rio, Pablo, Alvarez, Amelia. De la psicología del drama al drama de la psicología
Del Rio, Pablo, Alvarez, Amelia. Humanismo o transhumanismo? Las escisiones del
pensamiento y la deriva tecnológica de la ciencia, una crisis para la psicología
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Bertrand Russell, 801 Cidade Universitária
Campinas, SP
Faculdade de Educação da Unicamp
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.