Fale com o produtor

Possibilidades de desenvolvimento humano nas condições contemporâneas

07 mai - 2025 • 08:30 > 09 mai - 2025 • 18:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Objetivo:
O objetivo do Colóquio é colocar em debate e aprofundar as discussões de alguns núcleos conceituais da perspectiva histórico-cultural, em diálogo com o material empírico dos projetos em andamento. Estudar junto, buscar maior consistência teórico-metodológica, exercitar o olhar analítico, apurar a argumentação... repensando criticamente as condições e as possibilidades do desenvolvimento cultural da criança, a formação social da personalidade, a constituição dramática do psiquismo humano.

Quarta-feira – 07/05

Sala ED-07 (Prédio Anexo I): 

09:00Discussão de projetos                   

Elizabeth Orofino

Mônica Baptista

Claydes Araújo

Sala Multiuso II (Prédio Anexo 3):

14:00 Sobre Significação, Linguagem e Arte:

Textos disparadores:

Gênese social da personalidade na visão de Vigotski: aproximação indireta à “educação estética”, de Achilles Delari Junior

Ensinar e significar: as relações de ensino em questão - Ou das (não)coincidências nas relações de ensino, Ana Smolka

17:30 Lançamento do Livro:

Educação escolar e desenvolvimento humano: práticas, dilemas e perspectivas.

18:30 – Happy Hour



Quinta-feira – 08/05

Sala Multiuso II (Prédio Anexo 3):

09:00 - Sobre o conceito de vivência e a dimensão constitutiva do meio

Textos disparadores:

Quarta Aula, Vigotski Sobre Perejivanie em Vigotski, Achilles Delari Jr.

A dimensão constitutiva do meio, Dainez, Smolka e Souza

14:00 - Memória e História Imaginação / Conceitualização

Discussão de projetos

Experiência e vivência

Eduardo Baena

Jacqueline Meireles

Mônica Baptista

Elizabeth Orofino

18:30 – Happy Hour


Sexta-Feira – 09/05

Sala Multiuso II (Prédio Anexo 3):

09:00 - Exercícios do olhar: Modos de conceber, observar, analisar, avaliar...

Análises conjuntas de situações vivenciadas e excertos do material empírico

14:00 - Exercícios do olhar: Modos de conceber, observar, analisar, avaliar...

Análises conjuntas de situações vivenciadas e excertos do material empírico

17:30 - Fechamento do Colóquio

18:30 – Happy Hour


Alguns textos disparadores das discussões:

(Disponibilizados no drive, pasta de textos complementares)


DIA 7


Delari Junior, Achilles. Gênese social da personalidade na visão de Vigotski: aproximação

indireta à “educação estética”, In Patricia Pederiva et al. Educação estética: a arte como

atividade educativa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.


Smolka, Ana Luiza. Ensinar e significar: as relações de ensino em questão - Ou das

(não)coincidências nas relações de ensino, In Ana Lucia Nogueira e Ana Luiza Smolka, orgs.

Questões de desenvolvimento humano: práticas e sentidos. Campinas, Mercado de Letras,

2010.


Delari Junior, Achilles. Sentidos do “drama” na perspectiva de Vigotski: um diálogo no limiar

entre arte e psicologia. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 2, p. 181-197, abr./jun. 2011

https://www.scielo.br/j/pe/a/TLXhpLjNNKkwn9xKqJbzTxm/abstract/?lang=pt


DIA 8 - manhã

Vigotski, L.S. Quarta aula. In Sete Aulas, Fundamentos de Pedologia. Rio de janeiro, E-papers,

2018.


Delari Junior, Achilles. Sobre Perejivanie em Vigotki.

https://pt.scribd.com/doc/241926757/Alguns-sentidos-da-palavra-PEREJIVANIE-em-L-S- Vigotski-notas-para-estudo-futuro-junto-a-psicologia-russa-pdf


Dainez, Débora, Smolka, Ana Luiza; Souza, Flávia F. A dimensão constitutiva do meio:

implicações políticas e práticas em educação especial. Educ. Soc. 43 • 2022.

https://www.scielo.br/j/es/a/LnMmbHnMMDGvksFyjjG9Lfv/


DIA 8 – tarde

Del Rio, Pablo, Alvarez, Amelia. De la psicología del drama al drama de la psicología

https://marxismocritico.com/wp-content/uploads/2012/06/de-la-psicologia-del-drama-al- drama-de-la-psicologia-la-relacion-entre-la-vida-y-la-obra-de-lev-s-vygotski.pdf


Del Rio, Pablo, Alvarez, Amelia. Humanismo o transhumanismo? Las escisiones del

pensamiento y la deriva tecnológica de la ciencia, una crisis para la psicología

https://www.researchgate.net/publication/375968349_Humanism_or_transhumanism_Scissio ns_of_thought_and_the_technological_drift_of_science_a_crisis_for_psychology_Humanismo _o_transhumanismo_Las_escisiones_del_pensamiento_y_la_deriva_tecnologica_de_la_ci

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Faculdade de Educação da Unicamp

Rua Bertrand Russell, 801 Cidade Universitária

Campinas, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Faculdade de Educação da Unicamp

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.