Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

PRISIONEIRO 12.207

Eventos para você

PRISIONEIRO 12.207

08 set - 2024 • 20:00 > 08 set - 2024 • 20:00

Evento presencial em Sesc 913 Sul (DF), Brasília - DF
Evento encerrado

PRISIONEIRO 12.207

08 set - 2024 • 20:00 > 08 set - 2024 • 20:00

Evento presencial em Sesc 913 Sul (DF), Brasília - DF
Evento encerrado

Descrição do evento

Depois de participar de três festivais de teatro pelo Brasil, ganhar 5 prêmios, e acumular outras 9 indicações o espetáculo "PRISIONEIRO 12.207" faz sua segunda temporada pelo Projeto SESC + Cultura. A peça foi criada pela Casa de Ferreiro Companhia de Teatro em parceria com o Sindicato dos Bancários do DF para lembrar os horrores da ditadura - que em 2024 completou 60 anos - e já foi visto por quase 1500 pessoas.

Alex vende discos numa loja de vinis. Alex começa a ter medo de vender os discos. Alex se recusa a parar de vender os discos. Os discos passam a ser material subversivo. Alex se torna um criminoso. A loja é destruída. Os discos são quebrados. Alex é preso. Abre-se a cortina.

O prólogo acima antecipa o que o público verá no palco a partir da interação entre um homem, uma mulher, um rato e uma cela, elementos usados para contar a estória do espetáculo que estará em cartaz nos dias 7 e 8 de setembro no SESC Garagem (913 sul).

A peça se passa no período que sucede o golpe militar, quando o Brasil se vê mergulhado em uma longa noite de terror, já que durante 21 anos, o país viveu sob um regime autoritário, que restringiu os direitos políticos, censurou a imprensa, além de perseguir e torturar milhares de brasileiros que se tornariam vítimas das violações dos direitos humanos mais básicos.

Na palco temos Alex, um fã dos Mutantes, que é preso e torturado pela ditadura e que tem sua rotina de torturas alterada pela chegada de Martina, uma mulher misteriosa que parece vir do passado para despertar seus sentimentos mais profundos e confrontá-lo com verdades que podem mudar o destino dele e do seu país.

Dividido entre uma conversa intensa com Martina e outra com um rato, seu companheiro de cela, que reflete sua solidão e sua fragilidade, vemos dois artistas entregues a uma história dura, mas redentora que mistura realidade, dor, amor, angústia e esperança.

A peça é também uma homenagem aos que resistiram à ditadura, deram suas vidas pela liberdade e tiveram seus nomes esquecidos pela história e o grupo não esconde o desejo de que o trabalho possa servir como um alerta para as novas gerações sobre os perigos de se repetir os erros do passado. “São crueldades que aconteceram há pouco tempo. E se observarmos atentamente fica nítido que estas as ameaças à liberdade humana ainda rondam a sociedade", diz  Silvia Viana, produtora e atriz da peça, que tem a iluminação de Manu Castelo e Cleiton do Carmo, trilha da banda Joe Silhueta, figurino de Silvia Mello, sonoplastia de Marcelo Lucchesi e contou com a colaboração de André Amahro na direção.

A dramaturgia, fruto de uma extensa pesquisa sobre o tema, se baseia em livros, documentos, poemas e depoimentos de pessoas que sofreram na pele as violações dos direitos humanos, além de se inspirar livremente em trechos do relatório da Comissão da Verdade, que investigou os crimes cometidos pelo regime. Segundo Bruno Estrela, que também assina o texto da peça, foi difícil ler trechos que detalhavam as atrocidades cometidas e realizar mentalmente a dor das vítimas e dos familiares para transpor para o papel com um recorte ficcional. “Foi muito doloroso, mas só reforçou a minha certeza de que era preciso contar essa história mais uma ou dez vezes para que ela não seja esquecida, ou pior, distorcida de forma cruel", explica.

DIAS 7 E 8 DE SETEMBRO - SESC GARAGEM (913 SUL)
SEMPRE ÀS 20H

Prêmios
MELHOR DRAMATURGIA - II FESTCARAS(DF)
MELHOR TRILHA - XVI FESTIBI (PR)
MELHOR ILUMINAÇÃO - XVI FESTIBI (PR)
MELHOR ATOR - XVI FESTIBI (PR) e FESTCARAS(DF)

Indicações
MELHOR ATRIZ - XVI FESTIBI (PR)
MELHOR DIREÇÃO - XVI FESTIBI (PR) e II FESTCARAS(DF)
MELHOR FIGURINO - XVI FESTIBI (PR)
MELHOR MAQUIAGEM - II FESTCARAS(DF)
MELHOR CENOGRAFIA - XVI FESTIBI (PR)
MELHOR DRAMATURGIA -  XVI FESTIBI (PR)

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

Ficha Técnica:
Dramaturgia - Bruno Estrela
Direção geral e atuação - Bruno Estrela e Silvia Viana
Diretor convidado - André Amahro
Musica - Joe Silhueta (Gaivota Naves e Guilherme Cobelo)
Assistente de produção e sonoplastia - Marcelo Lucchesi
Figurino - Silvia Mello
Iluminação - Manu Castelo Branco e Cleiton do Carmo
Fotografia - Cleiton do Carmo e Humberto Araujo
Citações poéticas - Alex Polari

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Sesc 913 Sul (DF)

Via W4 Sul Quadra 713/913 Asa Sul

Brasília, DF

Termos e políticas

Sobre o produtor

Bruno Estrela GOdinho

Produtor Cultural - Casa de Ferreiro Companhia de Teatro

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.