09 nov - 2024 • 20:00 > 01 dez - 2024 • 19:00
09 nov - 2024 • 20:00 > 01 dez - 2024 • 19:00
*50% DOS INGRESSOS DISPONÍVEIS PRESENCIALMENTE*
Os ingressos retirados no Sympla tem validade de até 15 minutos antes do início do espetáculo.
Quando o discurso autoriza a barbárie
Companhia de Teatro Heliópolis
Sinopse
Investigar as origens da violência social implica compreender como a história se repete: primeiro, como tragédia; depois, como farsa, conforme Karl Marx já havia assinalado. Nem sempre explícitos ou evidentes, os discursos que autorizam a barbárie estruturam a própria formação do Brasil desde a colonização portuguesa, justificando privilégios, hierarquias e opressões que vêm sendo naturalizados – e até normatizados – ao longo da história. Dos primórdios até a os dias de hoje, durante mais de cinco séculos, barbáries “justificadas” na esfera pública têm sido direcionadas aos mesmos corpos. O espetáculo Quando o discurso autoriza a barbárie desvela, em cena, muito desse conjunto de visualidades e enunciados que sustenta a violência estatal e institucional no Brasil contemporâneo. Ao radicalizar a pesquisa ético-estética desenvolvida nos últimos anos, a Companhia de Teatro Heliópolis aposta numa encenação híbrida, apoiada no desdobramento de imagens-síntese, em que os corpos das atrizes e dos atores em diálogo com o próprio espaço cênico e suas materialidades compõem o eixo dramatúrgico principal. E assim põe em xeque a organização lógica e linear de eventos que compõem a história oficial do Brasil.
FICHA TÉCNICA - Concepção e encenação: Miguel Rocha. Provocação dramatúrgica: Alexandre Mate. Provocação cênica e texto para programa: Maria Fernanda Vomero. Elenco: Álex Mendes, Anderson Sales, Dalma Régia, Davi Guimarães, Fernanda Faran, e Walmir Bess. Direção de movimento e estudo da Ideokinesis: Érika Moura. Direção musical: Peri Pane. Trilha sonora: Peri Pane e Otávio Ortega. Músicos (ao vivo): Alisson Amador e Denise Oliveira. Iluminação: Guilherme Bonfanti. Assistência de iluminação: Giorgia Tolaini. Cenografia: Eliseu Weide. Figurino: Samara Costa. Assistência de figurino: Paula Knop. Preparação vocal: Bel Borges e Edileuza Ribeiro. Provocação em dança: Sayô Pereira e Flávia Scheye. Organização de roteiro e edição de vídeo: Gabriel Fausztino. Animação: Teidy Nakao. Sonoplastia e operação de som: Lucas Bressanin. Operação de luz: Nicholas Matheus e Victor Isidro (vicc). Operação de vídeo: Allysson do Nascimento. Cenotecnia: Wanderley silva. Canções originais: “Invento” (Eunice Arruda e Peri Pane), “Canto da Partida” (Lucina e Peri Pane), “Liquidação Total” (Peri Pane), “Coro” (Edileuza Ribeiro). Participações: Catarina Nimbopy’rua, Edileuza Ribeiro e Tata Orokzala. Estúdio / gravação de trilha: Estúdio 100 Grilos, por Otávio Ortega. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Design gráfico: Rick Barneschi. Fotos: Rick Barneschi. Produção executiva: Leidi Araújo. Direção de produção: Dalma Régia. Idealização e produção: Companhia de Teatro Heliópolis. Realização: CULTSP - Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Serviço
Espetáculo: Quando o Discurso Autoriza a Barbárie
Com: Companhia de Teatro Heliópolis
Temporada: 09 de novembro a 01 de dezembro de 2024.
Horários: Sábados às 20h00 e Domingos às 19h00.
Ingressos: Gratuitos .
Duração: 90 min. Classificação: 16 anos. Gênero: Experimental.
Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho
Rua Silva Bueno, 1.533 – Ipiranga. São Paulo/SP.
Telefone: (11) 2060-0318 (WhatsApp). Capacidade: 50 lugares.
Transporte público - Metro Sacomã/ Terminal de Ônibus Sacomã
Instagram: @ciadeteatroheliopolis | Facebook: @companhiadeteatro.heliopolis
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Silva Bueno, 1533 Ipiranga
São Paulo, SP
Companhia de Teatro Heliópolis
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.