Primeiro solo da atriz e palhaça brasiliense Elisa Carneiro, o espetáculo “Quem - Uma Macabéa sem fim” inicia a segunda turnê por Brasília, a partir de sexta-feira (01/11). “Quem - Uma Macabéa Sem Fim" tem como inspiração poética a personagem principal do clássico da literatura brasileira A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.
O objetivo, de acordo com a idealizadora do projeto, Elisa Carneiro, é abordar temas como vulnerabilidade e coragem. Na primeira temporada, com 8 apresentações realizadas para público de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, a resposta foi muito interessante e potente. “O medo de falhar e ser ridicularizado é um dos principais responsáveis por criar uma cultura predatória que coopta parte da juventude, colocando-os em contextos de isolamento. Para fazer um contraponto a essa realidade, “Quem - Uma Macabéa Sem Fim” vai trabalhar a experiência da incerteza, do risco e da exposição, que podem se transformar em disparadores de emoções como a ansiedade e o medo.
Espetáculo
A base do processo criativo é a personagem central da obra A Hora da Estrela, escrita por Clarice Lispector, que contrasta com o mito autoral criado por Elisa Carneiro “Nascida do Chifre do boi”. “O texto traz um diálogo intenso com as poéticas contemporâneas, a rotina, as banalidades do dia a dia, o ordinário, e a realidade tão nua e crua inspirada por Macabéa. Esse espetáculo ressalta justamente esses dois mundos, a beleza que existe no cotidiano banal das pessoas e o universo místico que cada um possui dentro de si”, destaca Elisa Carneiro. Com direção de Fernanda Jacob e dramaturgia de Ana Flávia Garcia, o espetáculo ressalta a potência das obras autorais criadas no Distrito Federal.
Sinopse
Aqui temos uma breve história dentre as centenas vividas em diversos tempos por Quem, a nascida do chifre do boi. Quem é um ser mítico sobrenatural que vive há tantos anos nessa terra que já perdeu as contas. Quem é uma estrangeira do tempo. Em "Quem - Uma Macabéa Sem Fim", testemunhamos as complexas e duras realidades que um ser mítico imortal é obrigado a passar, degringolando lado a lado com a existência humana por toda a eternidade. Quem está em alerta pois há uma espécie de monstro à solta…
Ficha Técnica:
Atriz e Coordenação Geral: Elisa Carneiro
Dramaturgia: Ana Flávia Garcia
Direção e Direção Musical: Fernanda Jacob
Coordenação Administrativa: Tatiana Carvalhedo (Carvalhedo Produções)
Produção Executiva: Marina Olivier
Figurinista: Luazi Luango
Cenógrafa: Nine Ribeiro Salvador
Registro Audiovisual: Joy Ballard
Registro Fotográfico: Diego Bresani e Thaís Mallon
Iluminador: Rodrigo Lélis
Montagem de Luz: Damião dos Santos
Designer: Vanessa Santos
A Voz (off): Rosanna Viegas
Operação de Som: Júlia Tempesta
Músicos: Larissa Umaytá e Ramiro Gala
Gestão de mídias: Vitor Ambrosio
SERVIÇO
DATAS: 01 a 03 de Novembro
LOCAL: Teatro Ary Barroso (SESC 504 Sul)
HORÁRIO: Sexta e Sábado às 20h. Domingo às 19h.
INGRESSOS: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia entrada)