Fale com o produtor

Riscos Psicossociais no PGR: Da Transição aos Impactos em Eixos Estratégicos

28 mar - 2025 • 08:30 > 28 mar - 2025 • 17:00

Parcele sua compra em até 12x

Riscos Psicossociais no PGR: Da Transição aos Impactos em Eixos Estratégicos

28 mar - 2025 • 08:30 > 28 mar - 2025 • 17:00

Parcele sua compra em até 12x

Descrição do evento

Riscos Psicossociais no PGR – Da transição aos impactos em eixos estratégicos

Objetivo: O curso visa apresentar o processo de integração dos fatores de risco psicossociais ao Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), conforme previsto na NR 01, bem como mapear os impactos em eixos estratégicos da organização como jurídico, recursos humanos, contabilidade, ESG, comercial, governança, contabilidade entre outros.

Público: Engenheiros, profissionais de RH, técnicos em segurança, advogados, médicos, contadores e profissionais que atuam em SST. 

Carga horária: 08 horas

Data: 28 de Março de 2025 (Sexta-Feira)

Horário: 08:30 às 17:00

Local: Auditório BS Design Carlos Alberto Studart

Coffee break: Manhã e Tarde

Material Didático: Sim (Formato Digital)

Valor do Ingresso: R$ 337,00

Estacionamento:  Convênio com o BS em que o aluno que estiver no nosso evento, pagará o valor de R$ 20,00 na diária do estacionamento. Não será cobrado por hora.

Professores

Dr. Rafael Sales
Advogado. Doutorando e Mestre em Direito pela UFC. Autor de livros e artigos na área trabalhista. Professor e palestrante.

Bruno Lima
Ajudou mais de 3.700 empresas na regularização de requisitos de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente. Docente do curso de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho, pós graduando em neurociência com enfoque no desenvolvimento de pessoas e organizações, auditor Líder ISO 9001, ISO 45001 e ISO 14001, 21 anos prestando consultoria em implementação de sistemas de gestão certificáveis (atuação em mais de 120 projetos de certificação.) Pós graduado em gestão empresarial, administrador de Empresas, diretor técnico da Labor Life ( Gestão em QSSMA)

Gabriela Rodrigues
Psicóloga com 20 anos de experiência nas áreas Clínica e Organizacional, especialista em Psicologia Positiva, Desenvolvimento Humano e Inovação em Saúde Mental do Trabalhador. Graduada pela UNIFOR, possui MBA em Gestão de Pessoas (FGV) e formações executivas pela FDC e IPOG. Atua como docente em graduação e pós-graduação, além de CEO da ProAtiva Psicologia Positiva e DHO. Consultora em gestão de pessoas e programas de saúde mental corporativa, tem expertise na implantação de Plantão Psicológico em empresas e instituições de saúde. Coautora do livro O Plantão Psicológico sob a Ótica da Psicoterapia Breve Focal (2023) e cofundadora das iniciativas Saúde Mental e Trabalho e Universo Acolher Saúde Mental Corporativa (2024).

Bárbara Camilo
Especialista em Ergonomia com mais de 12 anos de experiência em diversos segmentos, incluindo Construção Civil, Indústria Alimentícia, Agronegócio, Logística, Call Center, Indústria Têxtil, Calçadista, Termoelétrica e Instituições Financeiras. Atuando em nível corporativo, minha trajetória é marcada pela implementação de soluções ergonômicas estratégicas, consultoria especializada e treinamentos, sempre focados na melhoria da qualidade de vida no trabalho e no aumento da produtividade organizacional. Com formação em Fisioterapia pela UNIFOR (CE), especialização em Ergonomia pelo Centro Universitário São Camilo (ES) e MBAs em Gestão da Qualidade e Produtividade e ESG pelo IPOG (GO), trago uma abordagem integrativa, baseada no compartilhamento de conhecimento, diversidade e empoderamento de pessoas. Atualmente, sou Ergonomista Corporativa no Grupo Mateus e professora de pós-graduação em cursos de Ergonomia e Engenharia de Segurança do Trabalho, além de ser certificada pela ABERGO.

Rebeca Carvalho
Coordenadora do Setor Segurança Ocupacional do Grupo Labor Life, incluindo o setor de Treinamento e Capacitação. Graduada em Engenharia Química, com MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção. Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuando na coordenação da elaboração em mais de 2.500 programas técnicos em SSO e Laudos Técnicos. Acompanhamento e Assessoria em Perícia Técnicas e ações Trabalhistas. Coordenação de mais de 1.200 Treinamentos Técnicos em Normas Regulamentadoras. Acompanhamento em mais 950 empresas no serviço de Mensageria de Eventos de SST ao E-Social. Implementação de Sistema de Gestão ISO nas normas ISO 9001, 14001, 45001 e 37001, em mais de 40 projetos. Mais de 5 anos atuando na implementação de sistemas de gestão certificáveis de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade em empresas nos seguimento industrial, serviços, construção entre outros, no Nordeste e Norte Brasil. Auditora líder nas normas ISO 9001:2015 (sistema de gestão da qualidade) e ISO 45001:2018 (sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional); Auditora Interna nas normas ISO 9001:2015 (sistema de gestão da qualidade), ISO 14001:2015 (sistema de gestão ambiental) e ISO 45001:2018 (sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional e ISO 37001:2017 (sistemas de gestão antissuborno).

Jefferson Linhares
Técnico em Segurança do Trabalho pelo Grupo Labor Life, incluindo a Supervisão do Setor de Higiene Ocupacional e gestão do parque de equipamentos do Grupo Labor Life, com o atendimento em Higiene Ocupacional com mais 05 anos de experiência e mais de 7.500 horas de supervisão e execução de avaliações ambientais. 
Auditor interno nas normas ISO 45001:2018 (sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional), ISO 9001:2015 (sistema de gestão da qualidade) e ISO 14001:2015 (sistema de gestão ambiental).
Formado em Assessoria Técnica Responsável em Brigada de Emergência e Bombeiro Civil. Curso de Higiene Ocupacional no manuseio de equipamentos de medição ambientais. 
Atuo há mais de 10 anos na implementação de sistemas de gestão, saúde, segurança, meio ambiente e qualidade em empresas. Atuação no segmento de Gestão em SST em diversos ramos de atividades econômicas.



Módulo 1: Entendendo a abrangência da mudança na NR 01 (1h)  
Objetivos da capacitação
Dados estatísticos sobre afastamentos
Impacto dos riscos psicossociais nos eixos estratégicos da organização
A importância da NR 01 e a obrigatoriedade de inclusão dos riscos psicossociais no PGR;
Legislação, sanções e penalidades

Módulo 2: Conceituando e Entendendo os Riscos Psicossociais (2h)
Conceito dos riscos psicossociais 
Riscos psicossociais e seus desdobramentos na vida pessoal
Problema de casa não fica em casa
Análise dos fatores de risco mais comuns (carga de trabalho excessiva, assédio moral, falta de reconhecimento, etc.); 
Construção de um mapa de riscos psicossociais.

Módulo 3: Integração dos Riscos Psicossociais ao PGR (2h)
Adaptação do PGR para incluir os riscos psicossociais;
Avaliação da gravidade e probabilidade de ocorrência dos riscos;
Ferramentas e metodologias para identificar os riscos psicossociais (questionários, entrevistas, observação); 
Definição de medidas de controle adicionais
Indicadores de desempenho para monitorar os riscos;
Comunicação e disseminação aos colaboradores.

Módulo 4: Riscos Psicossociais x Passivos Trabalhistas e Previdenciários (1h)
Fatores psicossociais relacionados ao assédio moral
Compliance trabalhista relacionado aos fatores psicossociais
Fatores psicossociais e as causas judiciais trabalhistas
Evidências objetivas para perícias médicas
Fatores psicossociais e os aspectos previdenciários

Módulo 5: Projetando Ações e Recursos para a transição (1h)
Projeção de ações para os eixos estratégicos da organização
Mapeamento de recursos para os eixos estratégicos da organização
Mapeando evidências objetivas para fiscalizações e auditorias

Realização 
Grupo Labor Life

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Auditório BS Design Carlos Alberto Studart

Avenida Desembargador Moreira, 1300 , 1300 Aldeota

Fortaleza, CE

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Labor Life - Gestão em QSSMA

A Labor Life foi fundada no ano de 2012, fundamentada em um sonho de agregar valor à vida dos profissionais (colaboradores) e oferecer soluções integradas em gestão de engenharia, saúde, segurança, meio ambiente e qualidade às organizações. Política de Qualidade A Labor Life oferecendo soluções integradas em gestão de engenharia, saúde, segurança, meio ambiente e qualidade busca a satisfação de seus clientes e colaboradores, com foco em: Melhoria contínua dos processos administrativos e opera

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.