03 dez - 2023 • 11:00 > 03 dez - 2023 • 12:00
03 dez - 2023 • 11:00 > 03 dez - 2023 • 12:00
Queimadas, rios secos, inundações. As mudanças climáticas extremas não são mais uma previsão de futuro, mas uma realidade que já causa grave impacto na vida e na saúde de milhões de pessoas. É o que Médicos Sem Fronteiras (MSF) tem testemunhado ao redor do mundo, inclusive no Brasil. De que maneira as secas extremas ou inundações, por exemplo, podem afetar a saúde das pessoas? Por que a emergência climática é também uma crise de saúde? O que podemos fazer hoje para contribuir para um amanhã mais equilibrado?
Nesta roda de conversa, convidamos você para uma discussão coletiva sobre as consequências imediatas e duradouras da crise climática sobre a saúde das pessoas através de diferentes perspectivas, como os processos de urbanização, a proteção de áreas e populações tradicionais e o olhar de profissionais de saúde sobre o tema.
Participantes:
Lúcia Brum
Lucia Brum é graduada em medicina familiar e comunitária pela Escola Latino-Americana de Medicina, pós-graduada em Medicina Tropical pela Fiocruz e possui 15 anos de experiência humanitária internacional nos mais diversos contextos. Por mais de 6 anos, atuou como consultora em doenças infecciosas emergentes e reemergentes e como parte do grupo de trabalho sobre doenças tropicais negligenciadas. Atualmente, é a responsável médica das operações na América do Sul para Médicos Sem Fronteiras.
Roberta Rodrigues
Roberta Menezes Rodrigues é arquiteta e urbanista e doutora em Planejamento Urbano e especialista em habitação de interesse social. É diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA e coordenadora do Fórum Landi (FAU/UPFA), projeto dedicado à revitalização do Centro Histórico de Belém.
Luana Lisboa
Luana Lisboa, 27 anos de Belém do Pará, ativista e nortista - Amazônida. Atua com direção de arte, design e ilustração e faz parte da equipe de comunicação do Amazônia de Pé.
Taynara Gomes
Arquiteta e urbanista, mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em arquitetura e urbanismo da UFPA. Professora dos cursos de arquitetura e urbanismo do Cesupa, Faci e Estacio. Coordenadora de projetos do Laboratório da Cidade.
Mediação
Isabela Ramos Silva é psicóloga, paraense e trabalha há 6 anos com migração e refúgio indígena nos estados do Amazonas, Pará e Roraima. Atualmente é integrante do Conselho Administrativo de Médicos Sem Fronteiras Brasil (MSF/BR) e atua com políticas públicas de saúde para a Amazônia Legal, junto ao Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).
Data: 03/12, domingo, às 11h
APOIO
Sobre o TransformAções Belém
Tudo se transforma para criar algo novo ou, ao menos, repensar o que já existe. Transformar é refazer, é reconstruir. É também dar novo sentido ao que existe. É um movimento contínuo, atemporal, que nunca para. O que te move? O que te transforma?
Médicos Sem Fronteiras (MSF) convida o público para o “Transformações”, um evento que pretende aproximar as pessoas das causas da organização, compartilhar e promover a troca de conhecimentos, inspirar ações e construir pontes entre diferentes grupos.
De 01 a 04 de dezembro, estaremos juntos em Belém com exposições, palestras ministradas por profissionais de MSF e seus parceiros, oficinas, rodas de conversas e atividades culturais. Saiba mais no site oficial.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Siqueira Mendes, 60 Cidade Velha
Belém, PA
Médicos Sem Fronteiras Brasil
Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Saiba mais no site: https://www.msf.org.br/
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.