O TEATRO MOLIÉRE DA ALIANÇA FRANCESA RECEBE O MUSICAL "SE ACASO VOCÊ CHEGASSE", UMA EMOCIONANTE HOMENAGEM À ICÔNICA ELZA SOARES.
O musical “Se Acaso Você Chegasse”, que presta homenagem à cantora Elza Soares, comemora 15 anos em cartaz. A montagem, escrita por Elísio Lopes Jr. e dirigida por Antônio Marques, será apresentada no Teatro Moliére da Aliança Francesa (Ladeira da Barra), em Salvador, em duas únicas apresentações nos dias 29 e 30 de março. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla ou diretamente no local, no dia da apresentação, por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).
Uma mulher que nasceu para ser estrela. Desde cedo, botou a boca no mundo: para cantar, para mostrar que podia ser alguém, para se defender de tudo e de todos, em um mundo que sempre pareceu estar contra ela. Entretanto, como é dura na queda, levantou, sacudiu e deu a volta por cima. Hoje, ela é uma das divas da nossa música. Elza da Conceição Soares, ou Elza Soares, ou simplesmente Elza, teve que ser várias mulheres ao longo de sua vida. E quem disse que as mulheres, até mesmo os homens, não têm uma Elza dentro de si?
É para esta cantora e mulher que a Arte Sintonia Companhia de Teatro apresenta o espetáculo musical "Se Acaso Você Chegasse", inspirado na vida de Elza Soares. Uma justa e merecida homenagem à filha de um operário e uma lavadeira, mas que poderia ter sido filha de Louis Armstrong, devido ao timbre rasgado (e incomum) que ambos tinham em comum.
A peça apresenta as diversas facetas da carreira da artista e é intercalada por canções do repertório da grande intérprete da Música Popular Brasileira (MPB). A história é interpretada por três atrizes: Aline Nepomuceno, Denise Correia e Lívia França, que vivem diferentes momentos da biografia da cantora. Agamenon de Abreu, Cristiane Florentino, Gilson Garcia, Lycia Pestana, Leonardo Freitas e Madah Gomes também integram o elenco da montagem.
Elísio Lopes Jr. constrói um mosaico de acontecimentos da vida de Elza Soares, entrecortado por canções do repertório da cantora, interpretados, sobretudo, pelas atrizes da montagem. Elas vivem momentos da biografia de Elza, como a infância marcada por gravidez e casamento precoces, a perda de um filho, dentre os nove que teve, os desencontros amorosos e, porque não, a oportunidade de cantar em um programa de rádio, a perda de um filho, dentre os nove que teve, os desencontros amorosos e, porque não, o encontro dela consigo mesma. No entanto, mais do que mostrar facetas da história de uma grande intérprete da Música Popular Brasileira, a peça instiga o espectador a refletir sobre a seguinte questão: e se você fosse a Elza? Teria feito diferente?
"Se Acaso Você Chegasse" é um espetáculo para ver, ouvir, cantar e se identificar com a Elza que existe em cada um de nós.
Sobre o musical
O musical estreou em 2010, no Theatro XVIII, e desde então tem sido apresentado em diversos espaços culturais de Salvador.
A obra, escrita por Elísio Lopes Jr, autor do musical D Ivone Lara e da novela Amor Perfeito (Globo), integrou a programação de festivais e projetos como “A Cena tá Preta”, Festival de Teatro do Subúrbio, Festival Banco do Nordeste, Festival Cine Cena Unijorge e Festival Vozes no Teatro Castro Alves.