Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Seminário e abertura da instalação Futuros Plurais

Eventos para você

Seminário e abertura da instalação Futuros Plurais

09 dez - 2024 • 17:00 > 09 dez - 2024 • 21:00

Evento encerrado

Seminário e abertura da instalação Futuros Plurais

09 dez - 2024 • 17:00 > 09 dez - 2024 • 21:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Ministério da Cultura e Futuros – Arte e Tecnologia convidam:  Seminário e abertura da instalação ‘Futuros Plurais’


Encontro apresentará novo Plano Museológico do Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que atualiza os eixos de pesquisa e conteúdo do museu com a incorporação de temáticas emergentes da era da informação, como letramento midiático, inteligência artificial, decolonização tecnológica e comunicação para sustentabilidade.


1. Mesa de Lançamentos (17h-18h):

o   Apresentação do Plano Museológico do Musehum

o   Lançamento da instalação "Futuros Plurais"

o   Participantes:

  • Carla Uller (Futuros – Arte e Tecnologia)
  • Bruna Cruz (Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades)
  • Mariana Várzea ( Inspirações Ilimitadas)
  • Leonardo Menezes (Outra Onda Conteúdo)


2. Mesa Redonda: Perspectivas Futuras (18h15-19h15):

o   Debate sobre os quatro novos eixos temáticos:

  • Carla Uller (Futuros – Arte e Tecnologia)
  • Mariana Filizola (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República)
  • Fernanda Bruno (UFRJ/MediaLab)
  • Osvaldo Eugênio Júnior (Studio Krya)
  • Anápuàka Tupinambá (Rádio Yandê )
  • Eduardo Carvalho (Outra Onda Conteúdo)


Encerramento e Celebração (19h15 até às 21h)

o   Coquetel

o   Visita guiada pela nova instalação com os curadores.




Conheça os palestrantes:

Anápuàka Tupinambá
Filho de Pindorama, da Nação Tupinambá, ancião e avô, TecnoXamanista, Artista, CEO da WebRádio Yandê indígena, criador do Yby Festival, especialista em HiperMuseus, cofundador de Movimento Civil. Criando startup “Open Bank Indígena”, atualmente é estudante de jornalismo e membro da Universal Zulu Nation. E nas horas vagas por hobby sou alienígena.

Bruna Cruz
É museóloga, especialista em museus e curadorias digitais, memória e gestão de coleções online, exposições e ações educativas em museus e centros culturais. Certificada pelo EducaMidia, possui 15 anos de atuação em museus, educação, cultura e inovação social. Coordena o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades com destaque em 2024 ao tema do ano “Inclusão digital e letramento midiático na era da informação - ética e cidadania no século 21". Realizadora de pesquisas de público e de tendências globais para Museus.

Carla Uller

É gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade para impacto social. Nessa posição, é responsável pelo programa NAVE, pelo centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, pelo Museu das Comunicações e Humanidades, e pelo desenvolvimento de projetos e parcerias em todo o Brasil no campo da arte, da cultura e da economia criativa. Carla é mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ e especialista em Gestão pelo Coppead/UFRJ. Atualmente, é fellow da Clore Leadership no Reino Unido, selecionada pelo programa britânico Chevening Awards, para fortalecimento de lideranças globais no campo da cultura e economia criativa. Como fellow, Carla é dedicada a estreitar laços de colaboração internacional entre o Brasil e outros países. Anteriormente, liderou projetos de comunicação e engajamento no Comitê dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, além de ter atuado na imprensa e no mercado corporativo. Tem interesse na convergência de arte, educação e tecnologia para enfrentamento de desafios contemporâneos.

Edu Carvalho

Curador de exposições, jornalista e gestor cultural, é diretor da Outra Onda Conteúdo, onde desenvolve projetos nacionais e internacionais que usam a cultura, tecnologia e design para engajar a audiência sobre pautas sociais. Foi curador-assistente do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, é Mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM e bolsista do programa Chevening Clore Fellowship, no Reino Unido. Finalista do Prêmio Jabuti em 2018 e 2024. Desde 2021 é responsável por conceber os pavilhões da sociedade civil na Conferência da ONU sobre clima.

Fernanda Bruno
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e do MediaLab.UFRJ. Pesquisadora do CNPq e co-fundadora da Rede latino-americana de estudos em vigilância, tecnologia e sociedade/LAVITS. Foi pesquisadora visitante na Sciences Po, Paris, e no Departamento de Humanidades Digitais do King's College, Londres. Atualmente, é membro do conselho diretor da Surveillance Studies Network, integra a rede Tierra Común e a coalizão feminista  <A+> Alliance for inclusive algorithms.

Leonardo Menezes
Curador de exposições, diretor artístico, diretor audiovisual, roteirista, pós-doutor em Comunicação pela UFRJ e sócio da Outra Onda Conteúdo. Bolsista do programa Chevening Clore Fellowship (2023-2024) do Reino Unido. É curador de dezenas de exposições e foi diretor de Conhecimento e Criação para o Museu do Amanhã (ganhador de três prêmios Leading Culture Destination Awards 2022, 2018 e 2016), no Rio de Janeiro, entre 2015 e 2022. É diretor do documentário longa-metragem “Luana Muniz – Filha da Lua” (2017) e  “Lorna Washington - Sobrevivendo a Supostas Perdas”, que acumularam diversos prêmios nacionais e internacionais.

Mariana Filizola
Coordenadora Geral de Educação Midiática da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR), Mariana é mestre em Mídias Digitais e Educação pela University College London e comunicadora pela Universidade Federal do Amazonas e pela Universidade de Brasília. É alumni do programa Chevening do Reunio Unido, já atuou no setor público nas áreas de educação midiática, educação, cultura e juventude e no terceiro setor na área de comunicação e educação ambiental, com foco em projetos na Amazônia.

Mariana Várzea
Museóloga, atua há 35 anos no setor cultural, exercendo distintos cargos públicos, privados e em organismos do terceiro setor, sempre convergindo as áreas de museus, cultura e economia da cultura. É mestre em História Social da Cultura (PUC/Rio) e doutora em Museologia (ULHT/Lisboa). É diretora da Inspirações, empresa por meio da qual realiza consultorias, desenvolve produtos e projetos para a área de museus, patrimônio histórico e gestão de equipamentos culturais, tais como curadorias, exposições, publicações e planos museológicos.

Osvaldo Eugênio Júnior

Osvaldo Eugênio (@osvaldin_the_cre8tor_iltda_) é idealizador do Studio Krya, lab criativo no RJ que junta arte, tecnologia e cultura de uma forma única. Com o conceito de "sincretismo tecnológico", o estúdio é uma plataforma que dá voz a artistas e criadores das favelas e periferias, usando tecnologia para falar de identidade, ancestralidade e resistência. Trazendo temas como metaverso e inteligência artificial de um jeito que só quem é cria sabe fazer.  

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Futuros - Arte e Tecnologia

Rua Dois de Dezembro, 63 Flamengo

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Oi Futuro

Instituto de Inovação e Criatividade da Oi.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.