Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Seminário ESG e Cultura Para a Economia Circular 2024

Eventos do mesmo Organizador

Eventos para você

Seminário ESG e Cultura Para a Economia Circular 2024

17 ago - 2024 • 10:00 > 17 ago - 2024 • 16:30

Evento encerrado

Seminário ESG e Cultura Para a Economia Circular 2024

17 ago - 2024 • 10:00 > 17 ago - 2024 • 16:30

Evento encerrado

Descrição do evento

No dia 17 de agosto de 2024 (sábado), ocorre o Seminário ESG e Cultura para a Economia Circular, voltado a empresas e organizações do terceiro setor debaterem os desafios e avanços de suas jornadas sustentáveis. Entre os convidados estarão líderes empresariais, acadêmicos e membros da sociedade civil que estão desenvolvendo estratégias inovadoras e colaborativas para impulsionar a sustentabilidade e a circularidade na economia. O seminário oferece uma oportunidade para trocar ideias, desenvolver novas parcerias e fomentar a inovação.

 

Segundo o Pacto Global, uma iniciativa da ONU direcionada exclusivamente a empresas, “as questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial”. A abordagem ESG avalia o quanto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais sem comprometer a capacidade de gerar lucros para seus acionistas.

 

A novidade de 2024 é que a Unibes Cultural tornou-se participante do Pacto Global. Reiteramos nosso apoio à missão do Pacto Global das Nações Unidas de promover um movimento global sustentável de empresas e partes interessadas para criar o mundo que desejamos. A realização de atividades gratuitas sobre o tema faz parte de nossas ações nesse sentido, pois oferecem oportunidades democráticas para que estudantes e profissionais de diferentes áreas se atualizem e troquem experiências sobre ESG, Economia Circular, Sustentabilidade e Inovação, competências indispensáveis para alcançarmos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

10h às 11h - Recepção e Abertura

 

Painel 1 - 11h às 12h30

O lado empresarial da Economia Circular

Janaína Padoveze - Gerente de Sustentabilidade da Ajinomoto do Brasil

“Sou Janaína, mãe do Gabriel, apaixonada por tecido acrobático, formada em Engenharia de Alimentos pela Unicamp. Trabalho na Ajinomoto desde 2008, quando entrei como estagiária. Atuei 9 anos na área de Qualidade Assegurada e 5 anos na área de Manufatura. Desde 2022 estou Gerente de Sustentabilidade na Ajinomoto do Brasil, o que muito me alegra, pois é algo que está totalmente alinhado com meus valores pessoais. Também sou parte do time de Diversidade, Equidade & Inclusão, tema que também está no meu coração.”

Juliana G. Frota – Gerente Institucional e de Sustentabilidade -  Weleda do Brasil

"Juliana Garcia Frota é uma profissional apaixonada pela interseção entre comunicação, negócios e sustentabilidade. Formada em Comunicação Social pela ESPM, com especialização em Gestão de Negócios e um MBA em Tecnologia e Transformação Digital pela FIA, Juliana acumulou 13 anos de experiência no marketing, construindo uma carreira sólida e diversa. Sua jornada começou no marketing da Pernambucanas, posteriormente, em agências de publicidade, incluindo a Ogilvy & Mather. Trabalhou com grandes marcas como AVON, Kimberly-Clark e Caterpillar. Após desenvolver sua visão estratégica e entender as dinâmicas do mercado de consumo, Juliana voltou para o mercado dos anunciantes, ingressando no HSBC e, em seguida, no Bradesco, onde atuou por quase sete anos e consolidou suas habilidades em comunicação corporativa. Atualmente, ocupa o cargo de Gerente Institucional e de Sustentabilidade na Weleda, uma empresa suíça centenária com raízes na antroposofia, que está presente no Brasil há mais de 65 anos. Na Weleda, além de liderar a comunicação da marca, gerencia as iniciativas de sustentabilidade, que é intrínseca ao DNA da empresa desde a fundação, sendo executadas e aprimoradas continuamente, alinhando tradição e inovação em prol da saúde e bem-estar em harmonia com o ser humano e a natureza.”

Janaína Karen Rodrigues - Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Kimberly-Clark

Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da América Latina na Kimberly Clark Corporation  com uma trajetória de 19 anos.

Formada em Engenharia Ambiental pela Universidade Braz Cubas , também possui um MBA em Gestão Empresarial e uma Especialização em Gestão Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas – FGV , além de um MBA em ESG Gestão Responsável pela Fundação Instituto de Administração – FIA.

Além de uma sólida formação técnica como Auditora Lider ISO 14001, 9001, OHSAS 18001, Gestão de Risco ISO 31000 pela BVQI, Black Belt pela Fundação Vanzoline.

 

Empresas de diferentes setores apresentarão como trabalham o conceito de economia circular, exemplos, cases, desafios, benefícios econômicos e ambientais e a importância da cultura para a economia circular.

 

Pausa para almoço

 

Painel 2 - 13h30 às 15h

O lado econômico da Economia Circular

Alex Cordeiro Brito - Analista sênior de ESG – C6  

Alex Brito é Analista Sênior de ESG com foco em meio ambiente no C6 Bank. Desde o início de sua trajetória no banco, ele desempenhou um papel fundamental na construção da agenda ambiental e climática da instituição. Alex é o especialista ambiental por trás da criação de produtos inovadores, como o Extrato de Carbono e o Acqua, um cartão biodegradável feito a partir de amido de milho, e dos projetos de descarbonização que reduzem a pegada de carbono do banco. Antes de se juntar ao C6 Bank, trabalhou na área de sustentabilidade de grandes empresas do varejo alimentício brasileiro e no terceiro setor, em projetos de logística reversa com cooperativas de catadores. Alex é formado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Fernanda Dativo - Head de investimentos e portfólio – Din4mo

Fernanda Dativo é uma mulher negra, de 35 anos, mãe de duas meninas.

Especializada em inovação finanças híbridas, iniciou a carreira em Corporate Finance na KPMG. Formada em Administração de Empresas pela UFRJ, Fernanda fez intercâmbio no curso de Gestão pelo ISCTE IUL em Portugal e se especializou em Finanças pelo COPPEAD UFRJ em seguida. Tendo passado pelas áreas de crédito para grandes contas corporativas na indústria do petróleo e pela área de relação com investidores no segmento da construção civil, realizou uma transição de carreira para investimento de Impacto no ano de 2018.

Trabalhou por 5 anos na SITAWI construindo a Plataforma de Empréstimo Coletivo no intuito de democratizar o investimento de Impacto no Brasil. Construiu a estratégia de transição para impacto de um single Familly Office em São Paulo, onde também começou um MBA em Finanças Corporativas. Em paralelo, Fernanda estruturou o primeiro curso de Finanças para Impacto na FGV junto ao professor Dr Ricardo Razuk. Também leciona algumas disciplinas neste MBA. Em 2024, entrou para a Din4mo como Head de Investimento e portfólio, adentrando no segmento de Equity em Startups.

Paula Guimarães - Especialista em Sustentabilidade –  Porto 

Especialista em Sustentabilidade na Porto, com 10 anos de experiência em estratégia de negócio, indicadores, negócios de impacto e responsabilidade socioambiental. Atualmente responsável pelos projetos nas verticais da Porto Seguros e Porto Serviços, com foco no desenvolvimento de programas voltados à responsabilidade na cadeia de valor. Multiplicadora B e participante ativa da Comunidade B do Sistema B Brasil. Auditora ABNT PR 2030 e participante ativa na construção de normas. 



Empresas do mercado financeiro apresentarão como trabalham o conceito de economia circular, exemplos, cases, desafios, benefícios econômicos e ambientais e a importância da cultura para a economia circular.

 

 

Painel 3 - 15h às 16h30

O lado cultural da Economia Circular

Alessandra de Almeida Santos - Diretora Executiva - Museu da Imigração 

Advogada, pós-graduada em Direito Processual Civil pela ESA/RJ, com especialização em Administração Geral e Estratégica pela FGV/SP, em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Itaú Cultural) e em Gestão de Museus pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Desde 2005, atua no Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Museu do Café e, a partir de 2011, do Museu da Imigração. Desde 2017, é Coordenadora Geral e Dirigente dos dois museus.

Breno Zolko – Diretor da Unibes Bazar

64 anos, é paulistano e formado em Administração de Empresas pela FEA/USP. Atuou como empresário no ramo de moda e varejo por 27 anos com a marca XRAY, além de representar confecções peruanas no Brasil. Nos últimos 5 anos, tem sido diretor das áreas de logística, varejo e e-commerce do Bazar Unibes.

Roberto Soares Armelin - Diretor Executivo de ESG, Riscos e Compliance no São Paulo Futebol Clube


Certificado Profissional de Compliance Anticorrupção LEC/FGV (CPC-A). Fundador do Movimento pela Integridade no Futebol, fundado em fevereiro de 2023. Membro do Comitê de Cultura de Integridade do Pacto Global da ONU Brasil. Membro dos Comitês de Boa Governança no Esporte e Ambiental, Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Esporte da SIGA Latin America (Sport Integrity Global Alliance). Organizador do "Jogo pela Integridade" em 2023, no MorumBIS.

 

Instituições do Terceiro Setor, Esporte e Cultura apresentarão como trabalham o conceito de economia circular, exemplos, cases, desafios, benefícios econômicos e ambientais e a importância da cultura para a economia circular.

 

Classificação indicativa: 18+

Gratuito

 

CONVIDADOS(AS):

Alessandra Almeida é advogada, pós-graduada em Direito Processual Civil pela ESA/RJ, com especialização em Administração Geral e Estratégica pela FGV/SP, em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Itaú Cultural) e em Gestão de Museus pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Desde 2005, atua no Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Museu do Café e, a partir de 2011, do Museu da Imigração. Desde 2017, é Coordenadora Geral e Dirigente dos dois museus.

 

Breno Zolko, 64 anos, é paulistano e formado em Administração de Empresas pela FEA/USP. Atuou como empresário no ramo de moda e varejo por 27 anos com a marca XRAY, além de representar confecções peruanas no Brasil. Nos últimos 5 anos, tem sido diretor das áreas de logística, varejo e e-commerce do Bazar Unibes.

 

Fernanda Dativo, 35 anos, é uma mulher negra e mãe de duas meninas. Especializada em inovação e finanças híbridas, iniciou sua carreira em Corporate Finance na KPMG. Formada em Administração de Empresas pela UFRJ, realizou intercâmbio em Gestão pelo ISCTE IUL, em Portugal, e se especializou em Finanças pelo COPPEAD UFRJ. Fernanda trabalhou por 5 anos na SITAWI, onde contribuiu para a construção da Plataforma de Empréstimo Coletivo, com o objetivo de democratizar o investimento de impacto no Brasil. Em São Paulo, desenvolveu a estratégia de transição para impacto de um Family Office e iniciou um MBA em Finanças Corporativas. Paralelamente, estruturou e leciona disciplinas no primeiro curso de Finanças para Impacto na FGV, em parceria com o professor Dr. Ricardo Razuk. Em 2024, ingressou na Din4mo como Head de Investimento e Portfólio, atuando no segmento de equity em startups.

 

Janaína Padoveze é mãe do Gabriel, apaixonada por tecido acrobático, formada em Engenharia de Alimentos pela Unicamp. Iniciou sua colaboração com a empresa Ajinomoto do Brasil em 2008, como estagiária. Desde então, atuou 9 anos na área de Qualidade Assegurada e 5 anos na área de Manufatura. É a atual Gerente de Sustentabilidade da Ajinomoto do Brasil, e integrante do time de Diversidade, Equidade & Inclusão.

 

Juliana G. Frota é uma profissional de Marketing, Publicidade e Comunicação com mais de 10 anos de experiência, especializada em proporcionar experiências e satisfação ao cliente. Formada em Comunicação Social com foco em Publicidade e Propaganda, com especialização em Gestão de Negócios e Marketing, também atua como talento vocal e locutora. Possui experiência no atendimento a empresas de diversos segmentos, como Pernambucanas, Avon, Kimberly-Clark, Caterpillar, HSBC e Bradesco.

 

Roberto Armelin é fundador do Movimento pela Integridade no Futebol, com Certificação Profissional de Compliance Anticorrupção pela LEC/FGV (CPC-A). É membro do Comitê de Cultura de Integridade do Pacto Global da ONU Brasil e dos Comitês de Boa Governança no Esporte e de Ambiental, Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Esporte da SIGA Latin America (Sport Integrity Global Alliance). Em 2023, organizou o "Jogo pela Integridade" no MorumBIS.

 

MEDIADORES:

 

Márcio Mendes é CEO da MARKETING SUSTENTÁVEL, Empresa B Certificada, consultoria que transforma o marketing com uma pegada de sustentabilidade ao mesmo tempo que inclui o marketing na jornada de ESG de seus clientes. É mentor do Founder Institute e advisor de startups em aceleração, e conselheiro da ABRAPS.

 

Marcus Nakagawa é doutor em sustentabilidade, autor premiado Jabuti, mentor, TEDx speaker e palestrante de sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Professor da Graduação e MBA da ESPM. Coordenador do CEDS - Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. Professor convidado do MBA da Fundação Dom Cabral e da PUC/RS. Idealizador e atual presidente da ABRAPS - Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável.

 

PARCEIROS: ABRAPS e Marketing Sustentável 

 

 A palavra é integração

O pilar Cultura, ESG e Sustentabilidade foi criado para promover uma programação cultural que integre os temas Governança, Ambiental e Social com a Cultura, estabelecendo um diálogo com os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Confira nossa programação!

Acesse nosso site e redes sociais e descubra shows, palestras, exposições, cursos e demais eventos, presenciais e on-line, nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade, inovação, entre outros.

Para as atividades presenciais solicitamos a colaboração de uma roupa ou item a ser doado para o Bazar Unibes.

O público atendido pela Unibes é formado por crianças, adolescentes, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Hoje, são feitos mais de 15 mil atendimentos pela Instituição que tem como propósito ajudar essas pessoas a transformarem a sua própria história de vida. Conheça um pouco da Unibes através do link:

Manifesto Unibes - A Unibes quer te convidar a ver a doação de uma forma diferente!

Ao prosseguir com a inscrição, declaro nos termos da Lei nº 13.709/2018, artigo 7º, I, da Lei Geral de Proteção de Dados-LGPD, a manifestação livre, informada e inequívoca, de que os dados pessoais coletados serão utilizados pelo Organizador para a realização da inscrição no evento, credenciamento, controle de acesso e para divulgação de programação e eventos. Ainda, nos termos do artigo 7º, §5º da respectiva Lei, autorizo o Organizador a compartilhar os dados pessoais com outros agentes de tratamento, para fins exclusivamente de divulgação de programação, eventos e publicidade, desde que, sejam respeitados os princípios da boa-fé, finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, transparência e segurança.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

R. Oscar Freire, 2500

Rua Oscar Freire, 2500 Pinheiros

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Unibes Cultural

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.