Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Sessão comentada do documentário: Um olhar afetivo sobre o Enxaimel de Ivoti

Eventos para você

Sessão comentada do documentário: Um olhar afetivo sobre o Enxaimel de Ivoti

13 nov - 2024 • 19:00 > 13 nov - 2024 • 21:00

Evento encerrado

Sessão comentada do documentário: Um olhar afetivo sobre o Enxaimel de Ivoti

13 nov - 2024 • 19:00 > 13 nov - 2024 • 21:00

Evento encerrado

Descrição do evento

No dia 13 de novembro de 2024, às 19h, o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom), unidade da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), apresenta sessão comentada do documentário 'Um olhar afetivo sobre o Enxaimel de Ivoti'a atividade é promovida pelo Núcleo Educativo do MuseCom em parceria com a  Sociedade Ivotiense de Estudos Humanísticos (Siehu). A atividade está vinculada a agenda da mostra visual "200/RS - Einwanderung" e integra, também, a programação do Museu em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul.

SOBRE A SESSÃO COMENTADA

A atividade terá início com as falas de Andrea Schneck e Jaqueline Brenner roteiristas do documentário e contará com os debatedores Cristiano de Brum¹ e Eduardo Hahn².

¹Cristiano de Brum é doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre e Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Foi Professor Substituto do Departamento de História do Departamento de História do Ceres, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021-2023). Foi Pesquisador Bolsista PNAP 2020 da Fundação Biblioteca Nacional (2021-2022). Historiador profissional atuante em Inventários de Patrimônio  Cultural e pesquisas históricas. Realiza pesquisas e oficinas nas áreas de Patrimônio Cultural Edificado, História da Ciência, História da Saúde, História da Medicina, História da Saúde Pública, História da Educação e História do Conhecimento.

²Eduardo Hahn é formado em arquitetura e urbanismo na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no curso técnico em restauração de cerâmica e produtos pétreos na Scuola Professionale Edile di Firenze/Itália, é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; foi professor das disciplinas de História da Arquitetura, Patrimônio Cultural e Arquitetura Brasileira e História da Arte no Brasil no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), foi coordenador do Setor Técnico da Superintendência do IPHAN no Rio Grande do Sul; foi diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul – IPHAE; foi Superintendente do IPHAN no Rio Grande do Sul; foi Coordenador de Memória e Patrimônio do Município de Porto Alegre entre os anos de 2017 e 2019; atualmente exerce a direção do Departamento de Memória e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) e compõe, em nome da Sedac, a Comissão Oficial de celebrações do Bicentenário da Imigração Alemã no RS.

SOBRE O FILME 

O documentário Um olhar afetivo sobre o Enxaimel de Ivoti dá voz a histórias vividas em algumas das casas enxaimel da área urbana de Ivoti. Histórias plenas de afeto, que guardam um pouco do jeito de viver dos antepassados, honrando suas trajetórias e valores. Uma homenagem aos imigrantes alemães nos 200 anos de sua vinda ao Brasil, é também um modo de celebrar os 60 anos da cidade de Ivoti. Valorizando os descendentes germânicos que preservam suas casas centenárias por lá, buscando motivar a comunidade para a proteção aos bens que fazem parte da herança cultural da cidade. 

Com direção de Luis Fernando Rodembuch, produção de Paranoia Produções e Altabox, idealizado e co-produzido pela Sociedade Ivotiense de Estudos Humanísticos, com roteiro de  Andrea Schneck e Jaqueline Brenner.

O Projeto foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo/Ministério da Cultura do Brasil, com apoio da Prefeitura Municipal de Ivoti e do Instituto Ivoti, sendo umar realização da Sociedade Ivotiense de Estudos Humanísticos (Siehu). 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Rua dos Andradas, 959 Centro Histórico

Porto Alegre, RS

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa - MuseCom, criado pelo Decreto Nº 24366, de dezembro de 1975, é vinculado ao poder público do Estado do Rio Grande do Sul, sendo um equipamento cultural voltado para a conservação, a pesquisa e a divulgação da história da Comunicação Social.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.