Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, o BH-TEC trata mais uma vez de um assunto importante: falar sobre as mudanças climáticas tem sido mais que necessário. Em mais uma edição, o Sexta no Parque será palco de uma conversa dedicada a
um dos maiores desafios globais da atualidade: as mudanças climáticas e
a resiliência climática. Para isso, o BH-TEC convida especialistas para discutir as questões que envolvem as mudanças climáticas. É momento de pensar planos de ação, abordar a resiliência climática, contribuições da sustentabilidade e soluções inovadoras.
O
encontro oferecerá uma plataforma para a troca de conhecimentos e
experiências, promovendo a conscientização e o desenvolvimento de ações
concretas para fortalecer a capacidade de resistência e adaptação de Minas Gerais às mudanças ambientais. Para
explorar questões cruciais e colaborar na construção de um futuro mais
sustentável e resiliente, convidamos:
Renata Maria de Araújo, Superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais - SEMAD. Para sua fala, a abordagem a ser feita será sobre a atuação de Minas Gerais na agenda climática desde 2008, apontando os principais instrumentos de gestão adotados na temática; ações/projetos e programas que vem sendo desenvolvidos; parcerias internacionais firmadas; Plano Estadual de Ação Climática e caminhos a seguir. Renata é graduada em Direito, especialista em Direito Ambiental, servidora pública de carreira do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos desde setembro de 2006.
Gustavo Pinheiro, Senior Associate na E3G, sócio-fundador da consultoria TRIE, co-fundador da Convergência pelo Brasil e Membro do Conselho da Climate Ventures, discutirá os principais desafios das mudanças e a perspectiva da resiliência climática, trazendo foco para práticas e ações concretas. Em sua experiência, Gustavo foi coordenador do Portfólio de Economia Carbono Zero do Instituto Clima e Sociedade, contribui há mais de 20 anos para a concepção e desenvolvimento de políticas, programas, organizações, fundos e negócios que lideram a transição no século XXI, onde um novo paradigma emergirá de um modelo de desenvolvimento 3D, digital, descentralizado e descarbonizado.
Participe!
Programação
9h30: Boas-vindas com lanche
10h: Início da mesa redonda com mediação de Marco Crocco
11h30: Interação com o público
12h: Encerramento com almoço no Restaurante Terraço (não incluído)